Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Para limitar os trabalhos de casa das crianças, para Parlamento

Nome Comentário
eu a. imagina fica 4 horas fazendo escrevendo lendo todo santo dia ate acaba a escola e a gente fica nessa por mais de 12 anos
Cristiano N. Eu acho que os estudantes deveriam ter mais tempo livre para aproveitarem mais seu dia e sua vida, o excesso de trabalhos de casa causa uma exaustão muito grande nos alunos que acabam assim, prejudicando sua saúde física e mental.
Maria . Os trabalhos da escola são para fazer na escola. A carga horária a que as nossas crianças estão sujeitas nas escolas merecem ter livre de TPC o seu tempo de lazer e em família.
Maria P. A criança aprende e evolui brincando experimentando não regendo-se por padrões chatos e obrigatórios que convém apenas a alguns
Carlos b. Eu acho que as nossas crianças já tem muito tempo de aulas e precisam te ter mais tempo livre para fazer outras actividades
João L. Os miúdos e crianças de hoje em dia também tem direito a estar com a família e a socializar com os País e irmãos, O ensino efectua-se na escola e complementa-se em casa e não o inverso.
Carmen S. TPCs todos os dias faz com que a quantidade tire o lugar à qualidade. Pelo que vejo com os meus miúdos, muitas vezes menos (TPCs e exercícios repetidos) dá lugar a mais e melhor compreender, pensar, relacionar, aplicar as aprendizagens em novas situacoes. Os meninos têm de aprender a pensar e trabalhar em grupo. Na minha experiência tenho visto que demasiados TPCs contribui para um desgaste desnecessário e aprendizagens pobres em criatividade. Demasiados TPCs também contribui para o desgaste nas relacoes familiares, sem contrapartidas positivas para ninguém. Nem para o professor que também tem o desgaste de corrigir muito do mesmo, ou de ser criticado por mandar TPCs sem os corrigir com atencao e dar o devido feedback ao aluno e família.
Carlos C. Concordo 100% mas acho culpa incompetencia dos professores.
Mário P. Obrigado
Ausenda V. Leccionei vários anos e agora sou avó e vejo que os TPC, instrumentos que eu raramente utilizava, são excessivos e antipedagógicos.
Sílvia M. É incrivel a sobrecarga em trabalhos de casa que um aluno tem que suportar. Numa família em que se reune apenas à noite, após um dia de escola/trabalho, ter ainda que arranjar tempo para fazer os tpc (que não são poucos) tir-rouba o pouco tempo que há para o convívio familiar. Há professores que parecem não ter noção disto (pergunto-me muitas vezes, como é que isso é possível, visto muitos terem filhos em idade escolar que terão o mesmo problema). Parece-me que aquilo que os professores não conseguem ensinar nas aulas, tentam que os pais ensinem em casa. Isso não pode ser.
Ana C. É urgente que se libertem os estudantes de demasiados trabalhos de casa...
Andreia . Não é por terem trabalhos de casa que se saíram melhor nos estudos. Muito pelo contrário. As crianças e adolescentes nem tempo para respirar têm. Passam o dia inteiro na escola e ainda trazem os trabalhos para casa. Deveriam acabar de vez com isso. Quando estudei fora (Alemanha) não tinha trabalhos de casa e não fiquei para trás. Deixem as crianças terem tempo para estar com as suas famílias!
Edite G. Extremamente importante dar tempo sos jovens no seu dia-a-dia!
Catia F. As crianças merecem mais tempo livre pelo menos até ao 7º ano
Anna C. Os únicos TPCs que os alunos deviam ter a leitura de livros em casa com os pais aos fins-de-semana. Isto promove pensamento crítico, raciocínio, criatividade, amor pela leitura, tempo com a família. Ao invés de fichas e exercícios que acabam por ser contraproducentes devido ao tempo que demoram e o cansaço extremo das crianças e dos pais.
Marta . O horário lectivo já é muito extenso e ainda levam imensos trabalhos de casa. É demais. As crianças nem têm tempo para brincar.
Claudia M. Mais importante que trabalhos de casa, rever a carga horária a que as crianças estão sujeitas devido aos extensos programas e acabar com as provas de aferição
Ana F. Concordo que as crianças tenham tempo para ser crianças,brincarem interagirem com outras crianças e passarem tempo de qualidade com a família .crianças que já tem um horário escolar de 8h como um trabalho de um adulto e vergonhoso!!!! Trabalhos de 20 e 30 páginas e simplesmente degradante .abaixo os trabalhos de casa
Ricardo N. Deixar as crianças viver, brincar, ter tempo de qualidade com as famílias.

Assinaram a petição
10.651 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição