Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Para limitar os trabalhos de casa das crianças, para Parlamento

Nome Comentário
patricia g. Fim aos trabalhos de casa ... os miúdos também merecem ter um fim de semana descansados.
Nuno H. Excelente iniciativa da TVI e do Jose Eduardo Moniz. Parabéns por levarem a democracia a um estado de significancia real.
Diamantino S. Concordo
Carla . Consolidar conteúdos com uma ficha de trabalho, adimite-se. Trazer cinco fichas de língua portuguesa e outras tantas de matemática, para o fim de semana, é tirar à criança a oportunidade de ter as suas brincadeiras, de socializar com amigos e familiares e abdicar de eventuais atividades programadas que já façam parte da sua rotina.
Antonio m. .
Miguel L. A existência de trabalhos de casa demonstra a falta de entendimento de que a aprendizagem infantil inclui processos fundamentais de socialização e não apenas de aquisição formal de conhecimentos. Mais, reflecte a incapacidade do próprio sistema a vários níveis, da inadequação programática e métodos de ensino, até ao divórcio dos arquitectos do sistema da necessidade de obterem feedback adequado sobre o impacto e as consequências multidimensionais das suas estipulações (ao quedarem-se por dados incapazes reflectir a educação como o fenómeno social total* que é). Quanto aos detractores, o conhecimento científico actual, demonstra amplamente não só o desajuste dos tpc, dos programas, mas também de muitas das práticas extantes em Portugal. A Finlândia, que possui o melhor sistema de ensino do mundo descartou com enorme sucesso todos os trabalhos de casa. Mas atentemos, contrariamente ao caso português, um sistema com sucesso não se obtém com uma manta de retalhos incoerente das melhores práticas encontradas aqui e ali. Um sistema capaz é naturalmente coerente. * fenómeno social total - qualquer pesquisa poderá resultar em http://www.esas.pt/dfa/sociologia/interdisciplinaridade.
Manuel F. Reduzir ou acabar com os TPC só por si, não vai melhorar a instituição "escola". Alterem-se metodologias e envolvam-se os alunos nas decisões que estiverem a pensar tomar. Currículos básicos para cada disciplina, com aumento gradual de complexidade de ciclo para ciclo, dedicados às vocações individuais de cada aluno que seguir essa sequencialidade. O acesso ao ensino superior devia ser mediante exame específico elaborado por cada tipo de universidade.
David T. Devemos seguir o exemplo dos paises nordicos
ANTONIO S. As liberdades e os direitos nao se mendigam mas se conquistam.
FERNANDO L. ESPERO QUE ISTO AVANCE MESMO.
Antonio M. Não têm tempo para mais nada,além da quantidade de livros e cadernos que têm de transportar diariamente.Aqui quase se ajusta o ditado:um burro carregado de livros é um doutor
José S. Os alunos passam oito horas na escola ou mais, tempo suficiente para aprender. Quando estudei cheguei a entrar em outubro e acabava a meados de junho, não havia tanto exame e reunioes dos professores e greves. Complicam tudo. Os manuais mantinham se por quae cinco anos ou mais.
Ana A. A Qualidade de Vida de uma Criança é Essencial para que no Futuro se venha a tornar num (a) Cidadão/ã Exemplar!
Jorge O. Trabalhos de Casa só em épocas restritas
Luís B. Fim à sobrecarga sobre as crianças... já!!
Isabel D. Liberdade para ser criança... já!!
Rui a. Fim
Augusta . Os alunos estão tempo a mais nas escolas, e os tpc deviam ser feitos nesse tempo.
Maria S. Acho importante que as crianças tenham tempo disponível para brincar, fazer desporto ou qualquer outra atividade lúdica ou apenas não fazer nada e participar na rotina familiar como ajudar nas lides domésticas que mais tarde lhe servirá de apoio à sua vida de adulto.
maria p. As crianças devem trabalhar na escola e em casa brincar e fazer o que lhes apetecer , como os adultos quando saem do trabalho.

Assinaram a petição
10.257 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição