Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Não à revogação do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de janeiro , para Assembleia da República, Presidente da República, Primeiro Ministro

Nome Comentário
maria s. ensino especial muito importante nas escolas tecnicos e professores .criancas com problemas precisao deles.
Joaquim H. O caminho para a inclusão não se faz através de roturas impostas por Decreto_lei mas antes por um processo transformador de mentalidades e de práticas. Tal proposta seria uma caos por que as escolas não estão preparadas para assumir a transformação. Os processos de transformação, devendo existir, terão de ser graduais.
Cristina S. Não concordo
Silvia P. O ensino especial é uma parte delicada da educação. A inclusão forçada não é inclusão. As crianças especiais não têm a capacidade mental nem a resistência física para aguentarem os mesmos estímulos que as outras crianças durante um dia inteiro. Penso que as mudanças nesta área devem ser cuidadosas e bem ponderadas. Todos merecem ter uma boa educação.
Joana O. Somos Professores de LGP. Não somos formadores. Fazemos tudo o que um professor faz.
Helena S. Os professores de Educação Especial são os únicos que estão realmente capacitados/formados para trabalhar com as crianças com Necessidades Educativas especiais.
Susana A. É necessário apenas, no âmbito do Decreto -Lei 3/2008 arranjar uma medida intermédia entre as Adequações Curriculares Individuais e a medida Curriculo Específico Individual.
Maria G. Concordo que este documento é muito dúbio e pretende mandar para o desemprego muitos dos professores de Educação Especial e substituí-los por outros professores e assistentes operacionais, o que não é aceitável, porque só eles têm preparação para dar um acompanhamento individual ao aluno e ajudar a colmatar as suas dificuldades. Apoio que deve ser individual e não em grupo, como está a acontecer!
Maria S. Para mudar para pior, já basta o que está! Quer os docentes de edu.especial, que investiram em especializações e mestrados, quer os meninos com NEE... Merecem mais respeito. Mais dignidade.
VERA B. A atual proposta está longe de ser inclusiva. A realidade escolar é bem diferente daquilo que a proposta tem como base. Se por um lado era importante rever algumas das medidas do DL 3/2008, por outro era um decreto mais sensato. A atual proposta é mais exclusiva que inclusiva e vai provocar grandes dificuldades do ponto de vista de recursos humanos e logisticos. Os agrupamentos já trabalhavam bem algumas das questões mais dificeis da inclusão e, agora, vão dar-se muitos passos atrás. Não consigo ver melhorias significativas nesta proposta, bem pelo contrário. Também não vejo explicito o papel do docente de educação especial e relembro que o mesmo não é professor de apoio mas sim um professor especializado que não serve para garantir a falta de recursos das escolas nas áreas de apoio ( professores em falta, problemas comportamentais, etc). Relativamente às medidas propostas, também não sei como se poderá fazer um RTP em 20 dias, quando as escolas têm referenciações multiplas em curtos espaços de tempo. Um RTP carece de avaliação técnica e pedagógica que requer mais tempo. O atual 3/ 2008 funciona bem bastando, para melhorar, introduzir medidas intermédias.
Maria L. Concordo plenamente com a não revogação do DL3/2008,de 7 de Janeiro
Paula F. Não concordo com a alteração no DL 3/2008 pois não promove a inclusão, faz de conta que promove. Efetivamente, poupa dinheiro e os alunos e os professores que se desenrasquem.
Lucilia G. Não à revogação do 3/2008
Anabela G. Para pior já basta assim...
Ana M. O 3/2008 deverá ser reformulado, não revogado!!!
Sandra J. Em nome de uma verdadeira inclusão.
Paula B. O Dec. Lei assim como está tem algumas limitações, contudo estas alterações propostas tb n servem o verdadeiro propósito da Educ Especial
Isabel M. Deixem trabalhar quem gosta
cristina d. Sou professora de Geografia e o ano letivo que passou, fiquei responsável por duas crianças autistas. Não tenho o curso do ensino especial e honestamente, trabalhei com estes meninos de alma e coração mas... claro que não chega... e se ao agir desta ou daquela forma, errei??
Maria a. Sempre com alterações nunca se arruma a educação....

Assinaram a petição
572 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição