Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Carlos d. Completamente de acordo,pela carga com que as crianças em idade escolar, tem que carregar, devido ao excessivo peso de livros e material escolar.
Rodrigo M. A minha filha tem apenas 11 anos e transporta (transportava) uma mochila de 6 kg - 2.5 kgs de livros, 2 kgs de dossier, 500g de estojo, 500 g de caderneta+agenda, 500g de mochila.Decidi abater o dossier e comprar um caderno para cada disciplina...melhorou um pouco (4.5kgs?)
Patrícia F. Tenho uma familiar com problemas que vai ter o resto da sua vida, provocados pelo peso da mochila.
maria s. Total apoio para não haver peso excessivo das mochilas das crianças.
maria p. Algum tempo a esta parte ouço falar no peso das mochilas das crianças, e pergunto-me? porque não se tomam medidas de modo a subverter esta situação, tenho uma filha com 11 anos que todos os dias carrega um peso brutal com livros e cadernos e pastas e mais livros e mais cadernos e dicionários e livros de leitura e mais livros e mais cadernos e mais livros .....livros e mais livros....e réguas compassos e papel cavalinho....e mais livros e calculadora e transferidor e mais livros exaustivo não é? pois o que as crianças todos os dias o carregam também é muito exaustivo. Pior estas crianças o que tem daqui a uns anos, terá repercussões no seu desenvolvimento que custo é que poderão imputar ao sns. E nós pais impotentes como é que incentivamos as crianças a gostarem da escola que quando lá entram levam uma fardo às costas.
Jose S. acho um exagero o peso que as crianças tem de suportar.
Paulo m. É um exagero o peso das mochilas com os materiais escolares. Temos que acreditar que com esta peticao ajude a tomarem alguma decisão positiva, pois estamos a falar sobre o bem estar das crianças.
Célia M. a minha filha pesa 28 Kg, a mochila que carrega pesa entre 7 a 9 kg, é gozada pelos mais velhos se usar as rodas, a maior parte anda com a mochila num ombro, daqui a uns anos o gasto na saúde vai ser enorme e não vai solucionar, e estes futuros adultos vão ter incapacidades permanentes.Um adulto tem dificuldade em carregar as mochilas quanto mais uma criança.
Ana S. É um problema que afecta o bem estar dos nossos filhos e que me preocupa tendo partilhado recentemente em reunião de pais na escola do meu filho. Concordo com as iniciativas propostas.
Carla H. Concordo com a petição
Helena C. Obrigatório acabar com este problema!!
M A. Os pais são os responsáveis por não obrigarem os miúdos a levar a mala com rodas
Maria B. Isto não pode continuar,temos que tomar medidas para contornar esta questão,os alunos da primária,uma grande maioria já deixa os livros na escola,porque não adotar a mesma medida nos restantes ciclos e marcar tpc apenas ao fim de semana,tornava as coisas bem mais simples e as crianças seriam bem felizes e saudáveis
Vanessa A. mae de 4 filhos.
Carlos c. Contra excesso peso mochilas!
Alexandra F. A minha filha tem escoliose ela só pesa 25kgs e a mochila as vezes pesa mais de 4.5kgs!
Maria B. Onde anda a responsabilidade de quem governa??!!
Paula P. É urgente esta mudança
Luisa C. É lamentável que crianças com 11 anos carreguem quase 30K às costas,é uma vergonha!! Sr.Ministro com certeza o seu filho é poupado a esta violência.Problemas de saúde podem aparecer no futuro,vamos mudar,vamos lutar.... O meu filho ao fim do dia tem imensas dores de costas.
Célia p. Mãe de 2 filhas com 7 e 11 anos

Assinaram a petição
52.271 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição