Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

Nome Comentário
Alexandra F. Quero os meus pais cuidados por mim!
Carlos P. Fui cuidador do meu pai com Parkinson entre outras doenças e da minha mãe com Alzheimer. Sem informação como tratar, entretanto tive conhecimento de uma Conferencia que se realizou no Porto num fim de semana, onde assisti com os meus 2 filhos (de 23 e 19 anos de idade) a palestras de oradores, que vieram da Europa e das Américas. O nosso objectivo foi adquirir ferramentas, ex; como compreender e saber lidar com doentes com Alzheimer, também ficou um alerta, que o cuidador também deve ser acompanhado psicologicamente e de formação.
Maria B. Sou cuidadora da minha mãe com Alzheimer. É muito doloroso e altera radicalmente a vida de todos ( a minha família ??). Não há qualquer apoio do estado. Até a minha filha sofre com a avó assim, desde que os 10 anos.Já lá vão 13 anos
Verónica F. A minha mãe foi diagnosticada há 3 anos com princípio de demência vascular, tendo apenas 56 anos na altura. Parece-me inadmissível que os senhores legisladores julguem que seres humanos nestas condições possam ser entregues a estranhos. É de uma violência atroz. Devem apoiar sim, em todas as vertentes, os cuidadores naturais, os que são da família, os que escolhem cuidar com Amor.
Grace P. Tenho 2 familiares a depender da minha assistência (mãe e tia) e não recebo subsídio nenhum se a mãe falecer eu não tenho como me sustentar, de momento é impossível trabalhar porque sou indispensável à família
Ana P. Sou completamente a favor, nao posso pela situacao de momento mas nunca se sabe... as pessoas tem o direito de escolher serem cuidadores e receberem para tal pois poe a sua vida em suspenso para cuidar dos familiares.
Laura P. Também sou Cuidadora
Maria S. Estou muito triste hoje nem sei se preciso mais eu de ajuda ou minha mãe que está comigo à 2 anos Grande depressão meu deus como preciso de ajuda.
Maria F. Sou Professora e tive que deixar a minha profissão de parte para tratar da minha mãe, pois os lares não possuem pessoas credenciadas para tratar doentes desta natureza.Estes doentes precisam de muito carinho e atenção e na sociedade em que vivemos é muito difícil encontrar seres humanos capazes de dar amor e carinho a pessoas com este tipo de patologia. É preciso ter muita paciência e muito amor para conseguir ajudar o doente.
Herlander S. Estou interessado e de pleno acordo
Liliana R. Apoio 100%
Maria L. Cuidadora da Mãe com Doença de Alzheimer, diagnosticada em 2015.
Nadina F. defendo esta partição porque trabalho diariamente com pessoas com demência e sei as dificuldades sentidas pelos cuidadores, quer sejam formais ou informais
adosinda m. Assino para que se ajude o doente mas bastante mais o cuidador
Loide S. Tenho um família com essa patologia e é simplesmente assustador enfrentar esta realidade sem qualquer tipo de apoio.
Graça V. Com o crescente número de pessoas com doenças degenerativas, é muito importante que o estado tenha atenção aos cuidadores que fazem um trabalho extraordinário. Já que se apoiam tantas causas progressistas de apoios às "libertinagens" individuais seria muito importante para uma sociedade mais justa e mais humana valorizar os cuidadores.
Patrício B. Sou cuidador informal do meu pai, com demência fronto-temporal, tem apenas 72 anos.
Maria B. Há que dar suporte psicológico ao cuidadores das pessoas possuidoras de Alzheimer.
FLORIPO M. SOU CUIDADOR
Rosa R. Tenho a minha mãe com Arterosclerose cerebral e com apenas uma pequena percentagem de visão (+ - 10%), praticamente não vê nada, e que precisa todos os dias de ajuda de uma pessoa sempre ao lado dela, pelo que concordo 100% que alguma "coisa" seja feita por parte do Estado. No ano de 2015 foi solicitado à Segurança Social, por mim e pelo meu pai, ajuda em termos de apoio para as pessoas que estão permanentemente a cuidar dela, o que foi Negado, dizendo que não tínhamos direito a nada e o meu pai tem uma pensão inferior ao ordenado mínimo.

Assinaram a petição
11 423 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição