Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

Nome Comentário
Sónia P. Para que os nossos familiares doentes de demências possam ter acesso à medicação adequada, consultas e acompanhamento psicológico e psiquiátrico, de terapia e mais condições/conforto de vida é necessário que o Estado colabore. E o mínimo que pode fazer é realmente criar um estatuto para quem cuida dos seus familiares. Infelizmente neste país ou a pessoa tem dinheiro e pode ter condições dignas ou morre, se não da doença, por falta de apoios de saúde e monetários.
José M. Tenho 83 anos, desde o mês de setembro estou a cuidar da minha mulher com 85. Estou a aprender todos os dias como a posso auxiliar, mas preciso de saber como a posso movimentar, à medida que vai perdendo mobilidade, neste momento esta completamente dependente.O que nos vale é que a filha, neto e restante família têm prescindido das suas vidas para nos prestarem ajuda, se assim não fosse não sei como nos aguentaríamos. PRECISAMOS URGENTEMENTE DE AJUDA, NÓS TODOS QUE LUTAMOS TODOS OS DIAS PARA SOBREVIVER NESTE MUNDO QUE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA VELHOS.
ANA P. concordo em absoluto
Maria P. As pessoas com estas,patologias precisam mais que ninguem de ajuda.
Maria N. Muito urgente reconhecer a necessidade de assistência de qualidade e acompanhamento às Pessoas Idosas afectadas por problemas de saúde e por demências. Muito urgente reconhecer a importância da presença, assistência e apoio emocional, por parte das pessoas de família mais próximas.
Maria M. Acho uma proposta ótima. Tive o meu pai com Alzheimer e sei bem o drama que é.
Samuel G. Por ter um familiar nesta situação percebo bem as dificuldades, exigências e tudo o que se abdica para cuidar de um doente com Alzheimer. Concordo na íntegra!
Daniela C. Obrigado a todos os que, por mim (cuidadora), lutaram por este primeiro passo de reconhecimento do estatuto" do cuidador!
Claudia F. Uma forte causa social. Que neste mês, dedicado a Nossa Senhora do Rosário, surjam muitas mais assinaturas e reconhecimento do papel dos cuidadores e doentes. E que em Jesus e Maria e também através de nós, sempre todos encontrem um auxílio especial e oportuno! 09.10.2016
Antónia B. Apoio inteiramente a criação desta petição.
carlos j. São necessário Lares a preços acessiveis mediante as pensões de cada pessoa,sem LUXOS mas com DIGNIDADE e não só para quem tem meios financeiros, NADA tenho contra a quem tem meios e utilize mediante as suas possibilidades.
Ana C. A todos diz respeito esta questão. Sou muito sensível a tudo o que envolva o envelhecimento em geral, e em particular à demência. Sou voluntária, dando do meu tempo, a quem dele precisa.
Carlos S. De acordo com os termos da petição.
Paula P. Nunca se sabe o dia de amanhã.
Sónia L. Apoio
Maria L. Sou cuidadora!
Maria N. Sou cuidadora de uma doente de Alzheimer e sei bem a importância desse estatuto!
Carla N. Porque é preciso mudar leis, e dar diginidade aos cuidadores.
jose p. apoiado!
Maria B. O Cuidador Informal da pessoa com doença de Alzheimer vê a sua vida suspensa nas vertentes mais diversas (emocional, financeira, laboral e até conjugal).

Assinaram a petição
11 423 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição