Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim à contratação precária e discricionária dos docentes de AEC, para Ministério da Educação

Nome Comentário
Cidália S. Todos professores, os direitos têm de ser iguais.
Janne F. Basta de contratos precários, descontar o pouco que se ganha, para depois no fim do contrato não ter direito ao subsídio desemprego. Humilhação, e incertezas ano após ano, profissão sem dignidade, nem respeito.
Maria R. Estes professores estão a ser vítimas de enormes injustiças. Estão a ser explorados.
Bárbara S. Concordo integralmente com a petição. Fui docente de AEC's, por me ver obrigada a isso por ter uma filha com uma doença genética. E como tal não podia concorrer para todo o país. Todos os colegas que conheci faziam o seu trabalho sendo de uma hora ou 2 por dia, não podíamos muitas vezes conciliar com outros horários e ainda no pediam para preparar a festa de natal, páscoa final de ano etc...muitas vezes reconhecidas pelos docentes titulares, pais e comunidade escolar e no final lá ficavamos desempregados( 3 meses sem direito a férias ou o pagamento das mesmas, inicialmente a recibos verdes e mai tarde contratos com a DGEST ) e voltar a concorrer no ano seguinte....muito mais haveria para dizer...trabalhei assim 11 anos...ninguém sobrevive com 128€/mês quando as escolas só oferecem 5h por semana. O que me levou a desistir da profissão que amo e me realizava e de estar a ensinar crianças e não ensinava só também me dava por inteiro. Realizava-me ver o sorriso delas no final do dia ou chegar À escola e ouvir gritar a professora Chegouuuu
Tiago B. Subscrevo
RICARDO J. O tempo de serviço em Aecs, segundo o MEC não conta, para efeitos de concurso nacional de professores na 2.ª prioridade!!!! Vergonhoso
Carlos P. Andei anos e anos a lecionar nas AEC pelo tempo de serviço e pela segunda prioridade, pois poderia auferir mais noutras atividades. Não é humano o que fazem.
Joaquim F. A revolução de Abril, trouxe a esperança de que Portugal também pode ser um País onde TODOS tenham direito à sua realização profissional e pessoal.
Pedro F. Que a justiça seja uma realidade e não uma utopia.
Isabel R. Já chega desta falta de respeito por trabalhadores altamente qualificados!!
André M. Fazem trabalho de professores e não são considerados como tal!
Márcia V. Exijo respeito e tratamento igual aos restantes professores!
Cristina P. Continua a exploração e são as crianças que sofrem por falta de oportunidades
Rosa S. Assino esta petição como forma de demonstrar o meu apoio por esta causa uma vez que considero que as condições de trabalho e contratação dos professores deploráveis.
Sandra C. Sou qualificada profissionalmente para os grupos de recrutamento 260/620 com Mestrado pré Bolonha e Licenciatura respetivamente. Desde ano letivo 2005/06 que exerço funções docentes nas AEC contratada por uma empresa Municipal e com tempo de serviço todo validado pelo respetivo agrupamento de escolas. Este ano fui colocada na RR3 com horário de 17h que se estendeu para o ano todo a 170 Km de casa, o qual estou a exercer. Venho desta forma reclamar desta humilhante forma como nos estão tratar e peço para que revejam estas condições de admissão ao concurso 2018/19 de forma a não ser penalizada. Cordiais saudações.
Anabela P. Somos todos docentes já chega de injustiças,acabem com a contratação precária.
Celina M. Para me poder candidatar à função tenho forçosamente que ser docente, profissional da área, mas para me reconhecerem e remunerarem como tal já não sou docente. Tive melhor qualidade de vida enquanto funcionária de uma simples caixa de hipermercado do que tenho enquanto docente, nomeadamente das AEC.
Laetitia P. 13 anos como trabalhadora precária nas AECs. Estou cansada de depender de terceiros e de não ter independência financeira! Depois de ter feito tantos sacrifícios para estudar no ensino superior ( 7 anos no total), vejo me numa situação cada vez mais miseravel! Só peço um trabalho digno como qqr outro cidadão!
Patricia P. Tudo o que se encontra escrito nesta petição é verdade, infelizmente. Sou 1 destas professoras que nao tem nenhuma dignidade. Tenho de me anular porqur apesar de ter 1 licenciatura e 2 mestrados, nao tenho trabalho que me dignifique enquanto ser humano. Sinto-me desrespeitada, magoada!
Sónia R. É vergonhoso como se passa por cima da lei e se brinca com a vida de milhares de professores precários!

Assinaram a petição
4 624 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição