Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Despenalização da Morte Assistida, para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, deputado Eduardo Ferro Rodrigues

Nome Comentário
Jorge M. Nos somos as nossas escolhas... Temos direito a decidir a nossa vida, ou a por-lhe termo se num caso irreversivel
Maria . Um Estado laico nao pode interfirir no sofrimento de pessoas de pessoas que nao querem mais viver.
Noor b. Can you talk to me please?
Andrea A. Eu sou a favor da eutanásia passiva : -Eutanásia voluntária (a pedido do utente). -Eutanásia não voluntária (quando o utente não tem capacidade de expressar o seu desejo pois está e coma ou em estado vegetativo). -Eutanásia involuntária (quando vai contra o desejo do utente, mas é para seu benefício). É da extrema importância da opinião do profissional de saúde que não é erradicar a morde do mundo, mas sim retardar tanto quanto possível o seu aparecimento, possibilitando, no entanto, ao doente o gozo de vida com dignidade. Claro quando não é possível clinicamente, julgo que o mais sensato é dar ao doente a possibilidade de escolher o que quer fazer: se quer optar pela eutanásia para acabar com a sua vida de sofrimento através de uma morte digna e indolor ou se prefere viver, apesar de todo o sofrimento e falta de qualidade de vida que daí possa advir.
maria n. Forma de expressão como pretendo terminar minha vida. Com dignidade, em casa, na cama.
Ana C. Liberdade de expressao até ao ultimo momento das nossas vidas.
Francisco S. que não se inquine este processo com se fez com a interrupção voluntária de gravidez. Na altura quem votou contra ia depois a Badajoz ou à GB, fazer o "desmancho"
Maria S. Porque eu quero ter o direito a morrer com dignidade.
Paula G. Um direito á escolha que qualquer um deverá poder ter!
António m. Absolutamente justo!
Luis c. Viver é um direito e não uma obrigação
maria r. Viver é um direito e não uma obrigação.
Mafalda M. Todos temos direito a uma vida digna e s/sofrimento,e este valor deve permanecer até ao final dessa vida.Deve haver direito à escolha,para que os doentes possam viver o seu final de forma+tranquila sabendo que quando chegar o derradeiro final,qdo os cuidados paliativos já ñ forem suficientes,ñ teram de sofrer de forma atroz e que se assim desejarem exista uma opção,a eutanasia.Eu tenho28anos e sou paciente oncologica com metastizações várias,luto e continuarei a lutar,vivo de forma intensa e posso dizer que sou feliz.Mas gostaria de saber,que se1dia precisar,o meu país,o meu governo e os médicos do SNS estaram ao meu lado,para que o meu final seja junto da minha familia,para que a morte ñ tenha que ser um acto de solidão, desesperado e pelas próprias mãos após um final doloroso,sofrido.A despenalização acaba por funcionar como uma força de esperança,uma opção aberta,um tranquilizante apaziguador do medo de1final que chega para todos mas que para alguns será marcadamente desesperante.Espero que o parlamento seja+sensivel à dignidade humana,mesmo que ñ precisem individualmente ou escolham ñ precisar desta opção,mas que a saibam dar à pessoa que amam,ao irmão ou mesmo a1desconhecido.
Nuno J. Pela decência e compaixão.
RICARDO S. O direito universal à vida engloba por principio o direito a uma morte digna, desde que sem prejuízo da vida de terceiros.
Ana S. O direito à vida é tão importante como o direito a escolher o seu termo quando o sofrimento é a única condição de vida .
Caian C. É nóis. Não aguento mais
Anabela . Sou irmã de um menino com quarenta anos de idade, com paralisia cerebral, do qual cuido. Concordo com esta petição, já o vi num sofrimento indiscritivel (intoxicação hepática).cinco meses de internamento, sempre com pioras, com sentença de que não passava "daquele fim de semana". Num sofrimento atroz! Felizmente sobreviveu e já passaram oito anos. Que não se confundam as intenções e as coisas! Amo o meu irmão e quero-o muito comigo, mas nunca mais no sofrimento que vi é vivi.
Tiago V. Nenhum de nós pediu para nascer, mas todos temos o direito a morrer com dignidade.
Ana M. Concordo totalmente com esta petição pois eu própria aos 18 anos testemunhei durante 2 meses a morte a longo prazo (com um cancro nas vias biliares) da minha avó materna que inclusive a memória perdeu e ninguém lhe dava a morfina suficiente nem podiam dar algo para ela fechar os olhos e descansar em paz... o que aconteceu?! Vi ela a morrer sufocada com os olhos todos revirados e a sofrer até ao fim e se não fosse o testamento Vital que dizia que a minha mãe e a minha tia,filhas dela,podiam decidir o “caminho” dela,ela tinha sido reanimada e continuava a sofrer por isso a dita “morte natural” algumas vezes vai contra a dignidade humana e a eutanásia possibilita em alguns casos que a dignidade humana seja valorizada.

Assinaram a petição
9.161 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição