Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo direito de conservar o passaporte português antigo no momento de renovação, para Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exmo Senhora Ministra da Justiça, Assembleia da República

Nome Comentário
Luís M. é parte da minha estória de vida , e paguei por ele , tenho os passaportes todos de meu Pai , pois tenho a missão de ir a mais destinos que ele .
Alberto C. O passaporte "português" sendo pago pelo cidadão requerente tem de lhe ser entregue quando no fim da validade e poderá ser inutilizado mas na sua presença. Há várias formas de inutilizar um passaporte e por que terá o cidadão de acreditar que o seu passaporte vai mesmo ser destruído pelas autoridades?De uma embaixada portuguesa foram desviados passaportes que nem sequer estavam preenchidos...Então, o passaporte português é um aluguer ou usufruto? Somos todos cidadão europeus iguais aos demais da U.E. ou o nosso caso é diferente? E renovado de 5 em 5 anos...Já foi de 10 em 10...Inacreditável!
ANTÓNIO V. PELO DIREITO DA PESSOA PODER FICAR COM O PASSAPORTE ANTIGO COMO RECORDAÇÃO ANTÓNIO H.DIAS VINHA
Angela f. Gostava ficar com passaporte antigo porque está cheio de carimbos que são recordações importantes de cada viajem.
Bruno P. Concordo plenamente de que um passaporte contem lembranças e estórias de vida, para além de ser pago pela pessoa que o utiliza e lhe dá identificaçao, por isso sou a favor desta petiçao
Marcio V. Pelo valor sentimental e pelo historico familiar. Passaporte é um documento pessoal que garante a historia de uma pessoa e muitas vezes pode ajudar no futuro em relação a novas entradas e estadias em paises.
Antonio . Partilho completamente. É inadmissível que um documento que temos de pagar nos seja retirado desta maneira mesmo quando ainda em curso de validade
Pedro S. A lei criada por razões de segurança, cria um perigo maior, se o passaporte for inutilizado e devolvido, será melhor que o proprietário o dê como perdido, e fique intacto em casa, que em caso de roubo pode ser usado para falsificações.
Tanya C. Pena que só soube disto hoje, ao renovar o meu passaporte:(
ANA A. concordo integralmente
Mário S. Hoje eu e a minha esposa ficámos sem os passaportes que, para nós, continham 10 anos de história pessoal.
Paula A. O passaporte caducado, foi por mim pago, pelo que é minha propriedade. Os vistos tambem foram pagos por mim. É uma usurpação por parte das autoridades a retenção do documento.
Antonio L. Sou solidario, espero que isto sirva para mudar algo
David V. Apenas mais uma lei que não tem cambimento.
Miguel L. Hoje em dia tudo é electrónico. Não faz sentido o passaporte não poder ser desmagnetização perdendo toda a informação, receber furações mecânicas em pontos estratégicos e já agora rotulado na capa e contra-capa em diferentes línguas de que é inválido. Todo este processo quando bem executado por um funcionário demoraria não mais que 20 segundos.
Steve C. Por ter uma ligação emocional ao meu passaporte antigo, como registo das minhas viajens gostaria de o conservar. Obrigado
Vasco F. O nosso passaporte conta a historia das nossas aventuras, é precioso...
Mário F. É o país que temos
Ana C. Sempre " perdi " o meu , desde há 40anos...
Urbano R. Só quem passou pela "epopeia" de tentar recuperar um passaporte, consegue avaliar quão "estrábica" é esta legislação!!!

Assinaram a petição
223 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição