Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra o encerramento da Biblioteca Municipal d Penha de França, para Presidente da AssembleiadaRepública /Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

NomeComentário
Ricardo S.O mérito deve ser premiado e não deve estar sujeito a questões relacionadas com conveniências de ordem logística, ou com necessidades fictícias de conforto, da parte de terceiros.
José O.Tudo pela cultura
Eduardo M.Porque não fecham antes a Assembleia da República? Não faz falta nenhuma e custa-nos muito dinheiro sustentar todos aqueles parasitas.
Sonia A.Como 'e possivel, valorizar mais um empreendimento em detrimento ao direito a educação e a cultura. Que vergonha - e' isto o melhor que a Câmara Municipal de Lisboa faz com os dinheiros públicos ?
Bruno A.Vamos proteger a cultura e a educação pois são as únicas armas que nos restam contra o domínio dos mercados financeiros.
Gisela F.Não concordo com esta mudança.
Filipe M.assino e concordo
Pedro B.porque não tocam nas regalias dos deputados e membros do governo?
Cláudia S.Trabalhei nesta biblioteca, à semelhança de muitas outras nestes locais faz-se verdadeiro serviço público!
Maria F.contra!!! é um crime fecharem-se bibliotecas!
Ines O.Desde que a minha filha nasceu que frequentamos esta biblioteca. É dos poucos espaços na cidade que é livre da pressão do consumo. Ali ela aprendeu o que é levar sem comprar, de empréstimo; cuidar e devolver. Livros.
AliceE préciso nao deixar a cultura desaperecer, espaço publico que tem que ficar para os habitantes!...
Mariana C.Assino, manifestando a minha posição contra o encerramento e eventual deslocação da Biblioteca Municipal da Penha de França.
Francisco R.Manifesto-me contra a saída da biblioteca da casa senhorial do século XVI (ver notícia em www.publico.pt/local/noticia/transferencia-desastrosa-da-biblioteca-da-penha-de-franca-contestada-por-centenas-de-pessoas-1635870). Este equipamento merece ser descoberto e fruído no dia-a-dia pelos munícipes. Não é com gabinetes e guichés onde funcionam serviços administrativos que isto acontece. É sim com uma biblioteca que nós - todas as pessoas! - podemos beneficiar de um edifício único na freguesia, o qual pode contribuir para atrair pessoas, fomentar a leitura, e proporcionar o simples bem-estar de quem o visita. Seria mais dignificante para o edifício - e para nós - estarmos a avaliar as possibilidades de como o melhorar para receber melhor mais munícipes, inclusive no seu exterior (junto à piscina “abandonada”). Também é óbvio que eu não sou a pessoa mais bem informada sobre este assunto e, portanto, não reclamo a razão para mim, apenas apresento aqui o meu ponto de vista. Percebo que a (desculpa da) falta de dinheiro possa ajudar a fechar a piscina e a mover a biblioteca; e que no país que somos não seja possível que as coisas aconteçam como se de outro se tratasse.
Nuno F.Nasci na zona da Praça Paiva Couceiro, e uma grande parte dos meus estudos foi complementada com pesquisas feitas nesta biblioteca, com empréstimos de largas dezenas e dezenas de livros, quando precisei de trabalho era aqui que vinha ver os anúncios do jornal, e acredito que agora apesar do Google, dos anúncios de emprego serem vistos na net, e de muita coisa ter mudado, ter esta biblioteca em Lisboa continua a ser uma experiência única e necessária. A Junta pode perfeitamente funcionar noutras instalações, pois há-de haver outros espaços, ainda para mais que agora se uniram várias freguesias numa só.
João V.Uma situação lamentável para os utilizadores e de total desrespeito pelo excelente trabalho da equipa, em especial da actual coordenadora que pela sua larga experiência e dedicação me merece um especial agradecimento.
Pedro T.Com disponibilidade imediata de dirigir essa biblioteca!
Jorge G.Espero que as 578 assinaturas a data da minha assinatura, sejam de pessoas que não votaram no ps porque essas não têm qualquer legitimidade para o fazerem uma vez que a presidência da junta foi eleita por "eles" a bem pouco tempo, quando digo eles refiro-me aos que neles votaram. Constato que as pessoas votam sem terem o mínimo de conhecimento das politicas apresentadas pelos candidatos a presidência de uma junta de freguesia, votam como se os partidos fossem clubes de futebol, "eu sou do Porto logo voto no F.C.P." o resultado dessas opções levam a situações como esta com que nos deparamos agora. Gostaria de saber se alguém acha estranho esta situação da biblioteca municipal da Penha de França quando o país tem inúmeras situações idênticas ou bem piores.... Meus amigos é tudo uma questão de politica existe a politica direcionada a comunidade e aos cidadãos e depois existe a politica direcionada aos lóbis e interesses de quem foi eleito para governar. À um ditado que diz prevenir para não remediar é neste ditado popular que nos devemos focar, Muito obrigado a todos.
Márcia L.Parece-me importante manter zonas de acesso a informação para não cairmos no Nome da Rosa!
vera m.Não são só os livros que são cultura nesta biblioteca, é o próprio edifício e o ambiente que nele se vive (uma casa senhorial do séc. XVII que sobreviveu ao terramoto de 1755). E há notícias de que a piscina da Penha de França, colada à actual biblioteca, talvez venha a reabrir em 2015. Tirar dali a biblioteca é destruir a existência deste tão interessante pólo que é simultaneamente cultural e desportivo. Se a Junta tem falta de espaço, porque não vai a Junta para o desinteressantíssimo rés do chão na Rua Francisco Pedro Curado, muito mais adequado para serviços administrativos/autárquicos e deixa a casa senhorial para os leitores??? É o que faz mais sentido!

Assinaram a petição
972 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição