Contra o encerramento da Biblioteca Municipal d Penha de França

Para: Presidente da AssembleiadaRepública /Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

ABAIXO ASSINADO
Contra o encerramento
Biblioteca Municipal da Penha de França-Lisboa
A Biblioteca Municipal da Penha de França é um pólo cultural e formativo essencial para os moradores de uma vasta área na zona oriental da cidade de Lisboa.
A população estudantil de várias escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dezenas de moradores estudantes do Ensino Superior e, de forma especial, muitos residentes adultos demandam diariamente as instalações desta biblioteca, em busca de aprendizagens, lazer e cultura, necessárias para as suas vivências pessoais.
A biblioteca, inaugurada em 1964, foi a primeira das bibliotecas municipais de Lisboa a ser remodelada e informatizada (1992), tendo sido objecto de nova requalificação em 2009. A partir daí passou a contar com um novo conceito de biblioteca pública, com melhoria das acessibilidades e um espaço de excelência dedicado aos mais novos e às famílias.
Recentemente vieram a público informações de origens diversas, sobre o previsto encerramento desta biblioteca, cujo espaço seria utilizado para o alargamento das instalações da Junta de Freguesia.
A confirmar-se a veracidade destas informações, estaremos perante uma desastrosa medida, com repercussões muito negativas para a população desta zona oriental da cidade.
Manifestamo-nos contra o eventual encerramento da Biblioteca Municipal da Penha de França e exigimos um esclarecimento cabal desta situação, por parte da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa,30 de Abril de 2014

Esta petição foi criada em 30 Abril 2014