Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

Nome Comentário
António P. Apoio a petição pelo futuro da Medicina Nuclear em Portugal
Helena J. assino, porque, concordo com a Petição no todo.
Patrícia P. Não concordo com o plano de estudos, pois o curso de Radioterapia sai prejudicado com o mesmo.
Soraya R. Assino por uma formação e profissionalismo melhor no campo da saúde. Por ser completamente contra aquilo que é proposto, que reduz de forma quase exponencial a especificidade e capacidade de um profissional das áreas em questão.
GABRIELA F. Não quer dizer que não haja bons prof. com menos prática do que do que outros. Mas só com dois anos de prática, acho que não chega. O que vão fazer com os profis. dessa área que tem mais anos de curso?
Maria M. Assino a peticao nao por ser contra a fusao dos cursos para as Tecnologias da Saude, mas sim poque o modelo apresentado para a fusao e inadequado. O grupo de trabalho associado a este relatorio nao considerou/entende as limitacoes do modelo de ensino existente e consequentemente a proposta de fusao apresentada e desadequada. Nao constitui uma solucao a longo prazo, uma perda de tempo.
Ana J. Não há fusão!
Fábio A. Pelo meu futuro.
Manuela C. Temos bons Técnicos de RADIOOGIA com o curso de 4 anos e agora vai-se deitar tudo por água abaixo, isto é inacreditável
Zulmiro f. Temos de contribuir para que tudo melhor em Portugal, é esse o dever de cada cidadão.
António L. Concordo plenamente com esta petição.
Cátia A. Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica.
Estefania R. Eu assino
ANTONIO P. A visão obtusa das coisas, baseada no interesse temporal da vida humana de alguns dos proponentes é redutora e apenas leva a que o umbigo dessas pessoas fique bem nesse perido temporal. A vida, a carreira profissional, o compromisso vai para alem da nossa vida e o legado que deixamos deve contemplar várias gerações. Perguntem às pessoas e não decidam em função do vosso umbigo.
António P. Pelo futuro do País, dos Jovens, do Ensino e da Saúde: não à desvalorização destes técnicos!
josé n. não faz sentido á luz do doente, das profissões nem das escolas!
Inês P. Eu, como técnica de Radioterapia, formada à 6 anos na ESTeSL, tenho muito orgulho em ter tido 4 anos de licenciatura especializada. Não compreendo que queiram acabar com esta especialização que tanta qualidade traz no mundo do trabalho, associada a um maior conhecimento e a um melhor serviço prestado. Vejamos o que se passa lá fora. Na maioria dos países europeus a qualidade de formação nesta área está muito aquém da nossa e isso é visível quando estagiamos, quando trabalhamos, ou quando simplesmente trocamos ideias em congressos internacionais. Não acabem com a boa formação que ainda se faz em Portugal. Deixem-nos continuar a sentir orgulho disso!
Carla M. Como tecnica de Radioterapia em funçoes a 8 anos, observo diariamente a necessidade de uma formaçao especializada que me permite responder aos pacientes a maioria das suas duvidas e poder tomar algumas decisoes mais simples, sem que para isso tenha que recorrer sempre a um medico (muitas vezes ocupado devido ao excesso de doentes em oncologia) algo que nao seria possivel se tivessemos uma formaçao mais abrangente, mas menos especifica. Por outro lado, chegam-nos diariamente noticias de colegas nossos noutros pontos do mundo que exigem exatamente aquilo que nos querem tirar: uma formaçao especializada. Por estas razoes e muitas outras, sou contra tal medida.
Ivo Q. A fusão dos cursos de Radioterapia, Radiologia e Medicina Nuclear é um retrocesso. Os técnicos de Radioterapia portugueses são os melhores a nível mundial e o nosso valor é reconhecido internacionalmente. Quando um técnico de Radioterapia se candidata a uma vaga no estrangeiro, está desde logo em vantagem relativamente a candidatos de outros países, porque a nossa formação é mais avançada, mais especializada e de maior qualidade. Se há questões em que Portugal é diferente do resto da Europa por questões negativas, neste caso somos diferentes pela positiva. Somos nós que estamos mais evoluídos, somos nós que estamos à frente. Porquê caminhar para trás? Porquê ser ordinário quando se é extraordinário? NÃO À FUSÃO!
Francisco M. "a união faz a força"

Assinaram a petição
5 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição