Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

Nome Comentário
Ilda C. Para quê alterar aquilo que temos de melhor? Se temos técnicos bem qualificados é porque a sua formação foi a melhor, não percebo qual será a sua vantagem competitiva no exterior se a sua formação ficar igual ao que se faz lá fora...
Fábio A. Totalmente de Acordo!!!
Isabel P. Sou totalmente contra a fusao dos cursos! Com ela vem a diminuição de competências principalmente nas areas de Radioterapia e Medicina Nuclear!
Armando V. com a fusão não teremos evolução
Diana M. Não cortem as asas a quem quer voar.
Rita R. Contra a fusão dos cursos!
Gonçalo C. Não faz sentido sobrecarregarem os estudantes desta maneira. Uma licenciatura já tem a dificuldade bastante elevada no campo da saúde principalmente, e fazendo isto esperam atingir o que? Mais estudantes a mudarem de curso, ou os que por acaso conseguem fazê-lo têm tantas qualificações que mais vale sair do país e ganhar 10 ou 20x o que ganhariam em portugal? E o que torna tudo isto melhor é quererem fazer isto com porque no estrangeiro pedem isso? Já desistiram do vosso próprio país pelos vistos. Pensem um pouco nas vossas ações porque mais tarde ou mais cedo tudo o que "semearam" irão colher. Apelo mais uma vez à vossa consciência e não cometam este erro, tanto estudo, tanta hora, não faz sentido e não irá apresentar resultados!
Joana P. Quando o filho de um dos autores desta bela ideia precisar de fazer um renograma (exame típico da Medicina Nuclear) vai recorrer a um técnico de Medicina Nuclear ou a um 3 em 1? Obrigada.
Sandrine C. Terapeuta da Fala
Maria C. Universidades europeias aplaudem o nosso modelo de ensino e aplicação das TDT e nós como estamos num bom exemplo, vamos mudá-lo... Vale a pena refletir!
Maria C. Sou enfermeira e sei que o actual governo quer iniciar novos cursos de auxiliares de enfermagem muito menos qualificados que os actuais enfermeiros. É triste que numa época em que os enfermeiros portugueses são mundialmente reconhecidos pela sua formação e qualidade profissional este governo queira brincar com a saúde humana disponibilizando profissionais que nem de perto chegam ao profissionalismo dos actuais enfermeiros! E tudo por uma questão de dinheiro! Claro que fica muito mais barato pagar a um auxiliar de enfermagem do que a um enfermeiro pelas mesmas horas de trabalho! Mas... E O RESTO? Onde está a importância da qualidade dos cuidados prestados, a capacidade de tomada de decisão em situações críticas e a segurança dos utentes?
Nuno L. Acho que sim
carla s. Devemos continuar a lutar pela especialização, só com mais formação especifica podemos melhorar a qualidade dos nosos profissionais.
Maria A. Só posso concordar com esta petição!
Francisco R. Este tipo de impulso governamental de indiferença só tem sucesso se houver uma indiferença de resposta
Pedro G. Todo o processo está mal elaborado e foi feito à revelia das instituições de ensino, alunos e profissionais. Um projecto que é iniciado assim só pode ter um mau final. A democracia ficou em casa. De modo nenhum apoiaria está fusão, tendo somente em conta a sua etiologia.
Tiago R. Totalmente contra a “agregação/fusão” de 1.os ciclos de estudos!
Ana F. Contra a fusão de cursos que só prejudica os profissionais e a sociedade.
Susana G. Não concordo com a fusão destes cursos
Tiago F. Sou contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. Para que haja mais competência na prestação de cuidados de saúde e para que esta medida não sirva para financiar terceiros.

Assinaram a petição
5 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição