Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Em defesa do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, para Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro; Ex.mo Senhor Ministro da Cultura; Ex.ma Senhora Ministra da Coesão Territorial; CC: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mos Senhores Presidentes dos Grupos Parlamentares com Assento na Assembleia da República; Ex.ma Senhora Secretária de Estado da Cultura; Ex.mo Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte; Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga; Ex.ma Senhora Diretora Regional da Cultura do Norte

Nome Comentário
Manuel S. Agora que parecem haver afirmações após a declaração formal aprovada em assembleia de camara espero que não passem de manobras de atordoamento.
Barbara L. Que continue como está. Nada de mudança .
Maria F. Urge preservar este património . A nossa história e identidade o exigem. L.
Luís M. *
Andreia A. Colaboradora na Biblioteca do MADDS (através do projeto CEI do IEFP), atualmente a cumprir funções de conservação preventiva e interventiva das coleções. Tendo em conta a importância não só nacional, mas também internacional, possuindo a seu cargo a valorosa coleção do casal Hans-Peter Bu¨hler e Marion Bu¨hler-Brockhaus, é incompreensível esta passagem para tutela Municipal. Este tipo de tutela não é de todo adequada aos propósitos que este museu cumpre, atrevo-me a considerar que tal tutela consiste numa descida de categoria. Bastará apenas uma leve revisão dos conceitos relativos a classificação dos bens culturais, para se constatar os argumentos necessários para a defesa da não municipalização desta instituição.
Ana M. O museu em apreço tem competências/funções que extravasa a simples exposição de objectos....
Marcela M. Um museu com.uma coleção tão importante deveria estar sobre a tutela nacional e não camarária
Palmira R. Não à municipalização do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa!
António A. Num altura em que se colocam questões relacionadas com a regionalização do país mas com rede...;quando os municípios têm no IMI a sua principal receita em termos orçamentais e porque o urbanismo "tout court" mexe contundentemente com o território e legado histórico, importa que existam unidades museológicas dinâmicas, com elevado grau de conhecimento e que dificilmente se circunscreverá a um único Município... O Museu D. Diogo de Sousa diz respeito a toda uma sub-região, onde as Vias Augustas deixaram rasto, que designo por "Norte Geresiano" e sendo nesse plano que o mesmo deve ser configurado!
Fernando D. Não à municipalização do museu
Albertino N. Com um ministro pervertido, que é um simples comentador de futebol,ou seja de tudo e mais alguma coisa, menos cultura!Coadjuvado pelo Sr.Antonio Costa, que, não faz mais do que destruir o sector público! Está é mais uma machadada na destruição do património público. A todos os que se intitulam de socialistas, já é tempo de abrirem os olhos e alertar em o Antonio Costa para a destruição do país, aplicando as políticas neoliberais que o PSD também aplicaria!
José C. Em defesa do património e da memória.
Ricardo M. O museu D. Diogo de Sousa tem uma importancia bastante superior de valor histórico e arqueológico a nivel nacional e até internacional devido ao espólio e tema que trata: Um importante contexto arqueológico de uma zona histórica, importante para o conpreendimento do passado de relevância significante. Como tal, deve ser valorizado a nível central com especial atenção a divulgação, dinamização e investimento, para fumento da sua importância cultural e científica, tão importantes para Portugal. A sua municipalização representa uma passagem deste importante museu para um "segundo plano" não parecendo representar uma melhoria das condições que este museu tem para continuar a trabalhar e a representar o setor da arqueologia, que não convém olvidar. Valorizemos a cultura e o conhecimento, acessível a todos.
Marisol F. Continuar a ser a referência que tem vindo a ser nestes últimos anos.
Fernando C. O museu deve abarcar a arqueologia de toda a região do Minho.
José B. Concordo que ao ser municipalizado a ação fique mais restrita.
Charles M. The Archeology Museum D. Diogo de Sousa is of national and pan European importance, with cultural and historical ties across the continent. This is a vitally important institution.
Sandra A. A cultura é para se manter viva.
Joaquim G. É de extrema importância existirem locais que possibilitem o conhecer a nossa história
Maria V. Senti uma profunda indignação quando li a notícia no D.Minho. Frequento e colaboro, há décadas, com um dos museus mais prestigiados do País e da Europa : O Museu D. Diogo de Sousa.Incrível injustiça.

Assinaram a petição
1 971 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição