Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Carta aberta de dirigentes escolares a Sua Excelência o Ministro da Educação, para Sua Excelência o Ministro da Educação

Nome Comentário
Teresa A. Justiça e respeito
Luís S. Agora, vamos unidos até ao fim, porque temos a força da razão do nosso lado.
Ana A. Sou Educadora de infância desde 1981 e estes são tempos urgentes para salvar o pouco que ainda resta da dignidade da Escola e dos Profissionais da Educação. A seriedade gera confiança. Precisamos disso para continuar a formar futuros cidadãos.
Maria M. .
Maria C. Concordo plenamente com o conteúdo da carta a enviar ao Sr.Ministro da Educação que desconhece o dia-a-dia em muitas escolas dos vários níveis de ensino até ao ensino secundário inclusive.
Paulo C. É importante o governo começar a agir de boa fé e com competência, coisa que também é constantemente exigida aos professores.
Maria M. Justiça e respeito
Jorge D. Como grande parte dos docentes estou à cerca de dois anos há espera de mudar de escalão, apesar de ter tido nota excelente na avaliação final e me ter sido atribuído Bom, por falta de cotas. Cada vez mais somos direcionados para facilitar a avaliação dos alunos através de burocracia excessiva, desnecessária e/ou inútil. A indisciplinada na escola e a falta de respeito, por parte de alunos e Encarregados de Educação para os docentes aumenta diariamente. A redução letiva dos docente pelo Art. 79° continua a ser fictícia já que são atribuídas atividades com alunos, inclusivamente em sala de aula, como coadvujação, tutorias ou clubes. Docentes à espera de entrar no quadro 20 ou mais anos, longe de casa e sem contrapartida. A obrigatoriedade de várias funções como avaliador externo e extra horário sem qualquer contrapartida e sujeito a pagar (parquimetro) junto às escolas. Aos 32 anos de serviço sinto-me cada vez mais, injustiçado, enganado, maltratado e desrespeitado. Quando estiver próximo, da merecida reforma, espero que não aumentem a idade de reforma ou reduzam a pensão, já que na política vale tudo sem escrúpulos. Quando a lei não lhes serve mudam-na em seu interesse e proveito.
Armando B. Concordo com a carta, exceptuando o ponto em que pressupõe a tutela das escolas pelas autarquias.
Emilia R. Concursos sem limtacoes de zonas geograficas;contagem correta do tempo de servico;fim das quotas de acesso aos escaloes;
Elisabete E. Concordo inteiramente com esta petição. Os diretores das escolas e elementos do Conselho Geral devem ser selecionados pelo Ministério da Educação e/ou escrutínio direto de todos os professores e demais agentes educativos. O que se verifica em algumas escolas é que são os diretores a colocarem no C. Geral apenas pessoas da sua inteira confiança, amigos do coração que vão apoiar e votar sempre nos supracitados diretores pelo que permanecem nos lugares por largos anos.
Ângela S. Por uma educação de qualidade!
Maria M. Sou professora colaborante dos estágios em geografia, da FCSH da UNL
Maria L. Pelo respeito profissional e por uma escola pública com qualidade!
Maria P. 26 anos de serviço, 4º escalão (à espera de vaga para o 5º) - o retrato de uma carreira desfeita.
Maria D. Unamos esforços.Em luto e em luta.
Helena C. Sabotaram a minha vida??
Isabel m. O que mais é necessário ver para valorizarem os professores e a educação?!
Maria C. Apelo ainda à melhor atenção ao desgaste dos docentes, alguns com 40 anos de serviço como educadores de infância, o que, em sã consciência é um notório exagero. Devolvam o tempo, aposentem os mais velhos. É um direito humano, o de ter anos de vida para gozar a família.
Joao P. Solidário com a dignificação da carreira docente e na defesa da Escola Pública.

Assinaram a petição
973 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição