Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da decoração interior oitocentista do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto, para Câmara Municipal do Porto. Direcção Regional de Cultura do Norte. Direcção Geral do Património Cultural. Assembleia da República

Nome Comentário
Maria R. Vamos preservar a nossa história.
DAVID M. O Museu Romântico era um espaço único, singular na museologia portuguesa. Não apenas da cidade do Porto. Uma viagem no tempo inesquecível que não se pode apagar.
Maria M. Inacreditável como foi tão secretamente elaborada esta transformação! !!!
Jorge P. Acima de tudo, que haja transparência no processo.
Paulo F. Mas o que estão a fazer à minha cidade? Exijo o museu de volta tal como era.
Maria S. Os portuenses assistiram, estupefactos e desolados, à devastação do seu Museu Romântico, exemplar único no País e que rivalizava com os mais prestigiados congéneres europeus. Se alguém ousasse vandalizar desta forma o "Musée de la Vie Romantique", os parisienses invadiriam as ruas da capital francesa para exigir a reposição de um dos seus "joyaux". O Museu Romântico era, antes de mais, a "casa do Rei", um símbolo da liberdade, refúgio de um monarca que elegeu o Porto como última morada e nele deixou uma marca indelével que perdurou até hoje na toponímia da cidade e no imaginário colectivo das suas gentes. A primorosa requalificação operada em 2018 (de que existe um excelente "Guia de Coleções") foi levada criteriosamente a cabo a partir dos inventários do rei Carlos Alberto em Turim e das aguarelas feitas aquando das suas exéquias, com recurso a protótipos executados pelos mais conceituados fornecedores: papéis de parede Zoffany, tapetes artesanais Ferreira de Sá, cortinados estampados à mão pela pintora Teresa Almeida e Silva. Urge devolver à nossa cidade um dos seus mais charmosos, emblemáticos e visitados espaços museológicos!
Helena M. Estava tão bem. A integridade e a integralidade, a respiração daquele local .
Maria M. Haverá com certeza outros espaços para arte contemporânea!
Luis C. O que era uma boa "Casa-Museu" passou a um banal e algo pretencioso "Museu de província".
Maria C. Absolutamente inacreditável!
Paulo J. A função mais importante e essencial de um museu é precisamente preservar algo do passado, algo que existiu num determinado tempo e espaço, e dá-lo a conhecer às novas gerações que virão depois, e não em exibir modas de pensamento atuais que, depois também serão ultrapassadas com o tempo. Tem de haver respeito pela cultura e isso inclui aquilo que o passado nos legou. O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha tem de continuar a função para a qual existe, que inclui servir a população na área da cultura, por isso, a decoração interior, que dá sentido ao espaço da casa, tem de ser reposta. Não há identidade sem memória!
Pedro F. Destruir a alma de um local é algo inequalificável.
João C. Há mínimos de respeito, informação e consideração pela história e cultura que devem ser mantidos.
Maria T. É inconcebível acabar com o Museu mais visitado da cidade e único Museu Romântico do País. O Porto merece ficar com o seu património.
Ana Z. Ridiculo o que fizeram lá. Com tanta arte contemporânea em Serralves, em exposições em Miguel Bombarda e outros locais no Porto,vão estragareste exemplo único no Porto, que se fosse noutro país teria semore em tempo de turismo, filas à porta...
José K. Basta de atentados ao patrimônio e a história de Portugal
Maria S. Um atentado.... É urgente preservar a História.
Maria R. Respeitar o passado
Ana C. Inacreditável a pequenez de espírito. Para onde foi o património único deste espaço?
Maria M. Intervenção/destruição inaceitável! A maneira "silenciosa" e a política de facto consumado é um abuso e uma falta d3 respeito pelos municipes ! Reponha-se o museu romântico como ele era e apure-se como se tomou a decisão .

Assinaram a petição
4 128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição