Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da decoração interior oitocentista do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto, para Câmara Municipal do Porto. Direcção Regional de Cultura do Norte. Direcção Geral do Património Cultural. Assembleia da República

Nome Comentário
Isabel S. Sem palavras ao atentado feito. Ideias novas, locais novos. Desejo ardentemente o regresso do peculiar museu romântico, por onde passaram tantos portuenses. Só faltava vir um galo armado em pavão alterar o património da cidade sem consulta.
João T. Antes de haver Sr. Rui Moreira já havia Museu Romântico… Respeite a cidade que diz que ama…
JOSE S. Criem mais museus , não destruam o que esta feito.
Maria S. As várias realidades históricas devem ser dadas a conhecer ao público que em liberdade fará o seu próprio juízo da história e não devem ser apagadas porque essa é uma forma de condicionar o pensamento.
Angelina C. Conheço bem e não sabia... como é possível??? muita falta de sensibilidade para com o nosso Património....muito mau mesmo.
Francisco M. Já são habituais as agresões feitas àquele espaço, tais como a demolição do Palácio de Cristal, agora a alteraçao do nome do pavilhão (Rosa Mota), associando-o ao nome duma marca de cervejas.
Maria M. Definição de museu pelo Conselho Internacional de Museus de Portugal em 2015: "Instituição PERMANENTE sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que adquire, CONSERVA, investiga, comunica e EXPÕE O PATRIMÓNIO material e imaterial da Humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e DELEITE".
Maria L. Para fazer contemporâneo não é necessário destruir símbolos raros da vivência histórica. Não faltam espaços para o fazer.
Stela K. O Museu só Romantismo é um museu-casa e não um museu de arte contemporânea. O aspecto histórico foi substituído por uma interpretação pessoal da história.
Orlando C. Por favor, não rejeitem a nossa História nem a reescrevam
Maria S. Que se acrescente e não se destrua.
Vera R. O que agora fizeram é completamente incompreensível e injustificado. Poder mostrar um ambiente romântico nesta cidade é ilustrar um aspecto particularmente interessante da sua identidade.
Nuno C. Absolutamente aterrador. Em Portugal, comparado por exemplo com o Reino Unido (UK), este tipo de museus são muito raros, pelo que importa preservá-los com máximo de atenção, rigor e profissionalismo.
Belmiro C. É impensável numa cidade como o Porto um Presidente de Câmara responsável pela Cultura permitir a destruição de um museu que para além de ser o mais visitado (como confirmou) era único em todo o País.Foi para isto que gastou mais de meio milhão de euros? Deve ser reposto de imediato todo o mobiliário e recheio para voltar a ter o verdadeiro museu do romantismo que o Porto se orgulha de ter. Mais uma vez Rui Moreira mostra como quer "fazer" cidade á sua maneira. Os portuenses podem andar distraídos mas não permitirão que lhes apaguem a História/Memória.
José S. Haja dó dessa vergonha de intervenção pública de desqualificação dos valores históricos. Que se faça urgentemente a reposição da situação anterior e afastamento dos responsáveis
Adelina F. Repor a decoração de interior oitocentista do museu não deixem esse espolio desaparecer
Maria L. Absolutamente chocante e inaceitável esta decisão unilateral da Câmara, em completo desprezo pela tradição cultural da cidade e pela diversidade (já tão parca) da sua oferta museológica.
Maria F. Deplorável...
Maria G. Preservar a História
jose c. uma imbecil intervenção num estilo que como todos os outros nao tem que ser revisionado mas respeitado em tua a sua plenitude.Estragaram o Museu, os "pseudos",

Assinaram a petição
4 128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição