Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela inclusão da Quinta da Serra no projeto da ALEB e pela sua classificação como monumento local e nacional, para Exma. Sr.ª Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça,

Nome Comentário
Rogério C. Patrimonio historico deve prevalecer em vez de qualquer ganho,devemos aprender com os erros.manter sera bom para o futura da Benedita e do Turismo,
Rodolfo F. Não á demolição do mosteiro da quinta da serra
Manuel B. Conheci e estive muitas vezes nas instalações da Quinta da Serra. Assim como no forno da cal . Achou justo preservar o passado para uma memória futura .
Sérgio C. Temos que proteger o nosso passado como os nossos pais protegeram. Mosteiro lindo com um passado de 800 anos.
Carlos F. Estude-se, recupere-se e proteja-se o patrimóni deste país. Uma vez demolido, não há como voltar atrás. Alcobaça, pela sua dimensão histórica, deveria ter muito mais respeito pelo património cultural e artístico do seu concelho.
João C. Apoio a 100 a preservação do nosso património. Não sei como é possível um decisor político deixar assim substituir edifícios de pedra com centenas de anos que fazem parte da nossa identidade coletiva por chapas... Apenas a destruição de uma levada de água em pedra me dá arrepios. Como podemos nos ter uma identidade se a transformam numa caricatura sem conteúdo. O património é conteúdo. Além disso, uma quinta bem cuidada mesmo que apenas com jardins turísticos, pode em muito ajudar a sustentabilidade do ambiente.
Simão D. ...
Maria S. Não destrua a história.Facam história
Sílvio B. Defender o Património Medieval é essencial.
João B. Os edifícios devem ser recuperados, para museu agrícola, com desenvolvimento industrial da freguesia explicar crescimento da freguesia e desenvolvimento que deu freguesias vizinhas. E a fundos da Europa 100% ou parte para recuperar património.
Maria S. As futuras gerações vão ficar gratas por cuidamos deste legado patrimonial
rui a. deixem viver para geraçoes seguintes lembrarem
maria l. incluir o que resta das centenárias instalaçoes residencias, e não só, da quinta da serra na zona agora a constrir da ALEB
Tiago S. Pela preservação do patrimônio histórico e das nossas memórias
Patricia P. O património tem de ser preservado!!!
João M. Até dói, só de imaginar que se destrua toda a nossa riqueza histórica
Verónica B. É possível!
Edgar C. Apesar de nao estar ainda estudada e documentada, tudo parece indicar que a Quinta da Serra teria sido uma Granja Cistercience pertencente ao Mosteiro de Alcobaca com todos os elementos tipicos das restantes. A topologia e' identica as que ja' foram estudadas, tal como a existencia de um patio central em quadrado ou rectangulo rodeado de edificios agricolas e lagar circundantes, e com cisterna de agua. Mas o elemento fundamental e de assinatura marcadamente Cistercience e' a existencia de uma capela adjacente, sendo que esta tinha um portico peculiar. Um estudo sobre a Granja do Vimeiro informa que as granjas foram mandadas restaurar na epoca do Marques de Pombal, ou possivelmente uns anos antes, o que poderia explicar a placa de 1730 e o portico mais elaborado. Por outro lado, tambem o estudo sobre a Quinta de Vale de Ventos refere que no seculo XVIII os monges promoveram ambiciosas reformas como a plantacao de olivais na Serra dos Candeiros e construcao de granjas, ficando a duvida se esta granja ja existiria ou se teria sido construida nesta epoca, fazendo mais sentido esta ultima hipotese por nao haverem referencias a uma granja nesta zona nos principais documentos historicos.

Assinaram a petição
453 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição