Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: EM DEFESA DO JARDIM DE SOPHIA E DE 503 SOBREIROS: alerta para o incumprimento da Declaração de Impacte Ambiental pela Metro do Porto, para Agência Portuguesa do Ambiente, Metro do Porto, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Direção-Geral do Património Cultural, Câmara Municipal do Porto e Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

NomeComentário
Ana A.O centro do Porto precisa de mais árvores e jardins. A Rua de Barros Lima deveria ter árvores de um lado. Junto da Av.Fernão de Magalhães, na parte intervencionada da Rua de Barros Lima, o passeio largo devia ter árvores. Assim, serve de estacionamento em cima do passeio, obstruindo a passagem dos peões.
Valter C.Vergonhoso meus governantes
Marilia M.Nâo hipotequemos mais o nosso futuro. Sigamos o exemplo da natureza nas relações de interdependência e cooperação, respeitamos o ser árvore e todos os serviços ambientais que nos providenciam.
Edmundo B.Com Rui Moreira as plantas só se for.de.cimento
Gracinda P.É um crime matar arvores que levaram pelo menos 25 anos a fazerem-se. Trata-se de um jardim belíssimo.Nao me parece que o projectado jardim assinado por Souto Moura seja melhor do que aquele que existe. Substituir relvado por empedrado não é boa opção. Isso já se vê na Praça da Liberdade. Facam experiencias onde ainda nada existe. O Porto tem tão poucos espaços verdes no centro da cidade
António S.Não destruam as áreas verdes que ainda existem. Arranjem alternativas. Não faltam arquitectos com ideias para o local que a Metro do Porto quer destruir.
Tiago A.Replantar outras árvores não é equivalente, um ser vivo é destruido e não substituivel.
Maria R.Inadmissível que em tempode tanta preocupação com a educação ambiental se dê exemplos destes, de completo desrespeito pelo ambiente.
José B.Sendo que o Metro é um meio de transporte necessário aos residentes na área, devem ser estudadas alternativas para evitar o sacrifício do espaço verde, que se encontra bem tratado e preservado.
Jorge C.Os espaços verdes deverão sobrepor-se a todos os interesses.
Pedro C.Um jardim aparentemente simple mas uma autêntica aula de arquitectura paisagista. Um dos melhores jardins da cidade, um local único que deveria ser salvaguardado na integra. O dever da autarquia deveria ser o de salvaguardar o património de todos os portuenses. Um bem haja a todas as associações que tiveram a iniciativa de criar esta petição e de lutar pelo nosso património cultural e floristico.
Maria L.Em tempo de pandemia, causada pela forma como tratamos o ambiente, ainda se derrubam jardins? Não se aprende nada?
Luis C.É um crime destruir este belo conjunto. Não esquecer que foi dedicado a rsta grande escritora e poeta, cujos restos mortais tiveram a honrra de serem depositados no Panteao Nacional.
Romeu N.É nestas situações em que a indignação do cidadão não pode ficar sem voz.
Vitor T....por não ser tão só, desperdício de dinheiros públicos, seremos forçados a viver com contrasensos? como sempre!
Maria F.Em nome do progresso haja ética e limites
Ana s.este é um jardim que deve ser preservado, pelo seu traçado belissimo, porque a sua construção trouxe biodiversidade ao local, e porque é um local completo e apraziel para descansar e mesmo para atravessar , permitindo criar pequenas " bolhas de natureza", numa cidade que se quer mais verde.
Graça P.O que se faz de novo não pode destruir a memória colectiva. Precisamos da espessura do passado para sabermos quem somos. O poder político, sempre incoerente e preguiçoso, esquece-se sempre disto. Valha-nos os cidadãos atentos e zelosos na protecção do que é nosso e dos que hão-de vir.
Maria P.Vamos salvar o Jardim de Sophia das mãos de um arquitecto que já destrui a avenida dos Aliados
Laurinda F.É sempre possível desenvolver o presente, perspectivando o futura sem destruir o passado!.

Assinaram a petição
2 370 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição