Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: A BARRACA NÃO PODE SER EXTINTA, para Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República Drª Maria da Assunção Andrade Esteves

Nome Comentário
Benjamim F. Um povo sem cultura e como o governo que temos!!
Joaquim P. Um país onde abunda a ignorânçia, abunda a injustiça, atrazo e exploração.
António T. ao grupo A BARRACA.
Anabela F. Só nos faltava agora que nos tirassem o alimento do espírito!
manuel m. A Barraca para alem do que vem na introdução, o seu espaço sem sido dispensado a instituições sem fins lucrativos, para atuações de crianças, de atores amadores, de grupos de teatro que doutra forma não poderiam apresentar os seus trabalhos, e onde eu já realizei esse sonho, viva o nosso teatro A Barraca
Daniel C. Mais cultura e menos corrupção!
Januário I. Tive o privilégio de assistir o grupo teatral "A Barraca", quando esta companhia se apresentou na cidade de São Paulo, Brasil, no teatro Ruth Escobar, na década de oitenta. Fiquei maravilhado. Teatro de vanguarda de primeira grandeza.
Henriqueta V. A Barraca com apresentação de seu trabalho, em temporada no Rio de Janeiro, em 1988, mostrou peças montadas com qualidades artísticas dos atores, do diretor, dos textos que faziam o público pensar criticamente. Ainda hoje lembro de trechos que ficaram inscritos em mim. Por isso, a Barraca deve continuar, para presentear ainda outros públicos com a sua maneira nova, criativa, crítica de ver o mundo, para além das fronteiras de tempo e de espaço.
Arnaldo F. Se assim acontecer, morrerá, em todos nós, um pedaço da nossa identidade cultural.
Maurício V. Conheci o grupo da Barraca por volta do ano de 1979, ano em que assisti a diversos espetáculos, encenados pelo grupo, tais como: "É menino ou Menina", "D. João VI", "Morte acidental de um anarquista", "Fernão, mentes?". Esta última peça citada se deu quando estive em Portugal, por um longo tempo, tendo oportunidade de assisti-la inúmeras vezes, tal a força que o grupo exercia nas pessoas em suas formações intelectuais. É inadmissível imaginar o fim de tão especial trabalho. Espero que este lastimável acontecimento não ocorra.
Valdemar A. Que não extigam os veiculos da nobre arte de distribuir a Cultura...........
Mara R. Já é mau o suficiente que se extinga um ministério tão importante para a sociedade, como o da cultura. Pior ainda que não haja apoios aos criativos, que não se leve cultura às aldeias e cidades mais pequenas. Pior que tudo se concentre em Lisboa, como se a capital fosse um país. Mas o cúmulo dos cúmulos é que até mesmo o que se tem de melhor na capital - até isso - seja eliminado, O teatro A Barraca? Uma referência cultura para gerações e gerações? Não há justificações para esta intenção.
Carla P. deixem a Barraca de pé!
Carlos C. que este espaço cultural seja apagado
Joana T. Honrada por estar ao lado de gente de valor, lutando contra a vaga de ignorantes e " idiotas" com mais ou menos poder
Antonio G. A BARRACA tem que continuar viver e fazer viver.
Rui A. PSD+CDS+PS = Regressão cultural
João L. LONGA VIDA À BARRACA! A Barraca presenteou-me sempre com algumas das melhores peças que vi até à data. Só "Um dia na Capital do Império", tive o grato prazer de assistir por 5 vezes. Se ficarmos inertes, a ver navios, e assistirmos de fato domingueiro ao desaparecimento de A Barraca, a Cornucópia, O Bando, Artistas Unidos, etc, não é só o TEATRO que se fina, mas sim um país que se encontra moribundo.
Paulo F. A BARRACA não pode acabar! Esta Companhia de Teatro tem proporcionado aos portugueses o que de melhor se faz em Portugal neste campo da Cultura.
António C. A BARRACA não pode ser extinta pois isso seria uma gravíssima machadada na vida cultural deste pequeno e pobre país, que ainda não há muito tempo se singularizava na Europa por ter a mais alta taxa de analfabetismo do continente. O Teatro entre outras funções tem a de nós sermos mais cidadãos e cidadãs. Apagar a luz do Teatro é ficarmos todos às escuras, pois nada substitui a Poesia que ele transmite, e que nos faz gente de corpo inteiro. Esta tem sido a postura da BARRACA. Esta a postura que não pode ser apagada, sob pena de perdermos a nossa identidade e ficarmos um pouco tontos no percurso a percorrer nos caminhos da História.

Assinaram a petição
8 325 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição