Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição A Cultura não pode deixar de ter Ministério no próximo governo, para Todos os Portugueses

Nome Comentário
Rui V. Vão buscar o dinheiro aos grandes grupos económicos (subsídio-dependentes) e à Banca onde "injectam" milhões! Parem de tirar a áreas fundamentais. Os Governantes ignoram o país real que têm, mas nós, os contribuintes, devemos exigir que o nosso dinheiro seja gasto em áreas fundamentais ao desenvolvimento do país: saúde, educação, cultura e justiça.
Rui M. Está na hora de mostrar que não admitimos viver única e exclusivamente sob a lógica dos lucros e das estatísticas. O ser humano não é um robô. A cultura é uma pedra preciosa que não pode ser extinguida!
Carlos F. Sou escritor e letrista luso-angolano. Vivo desde sempre em Angola, mas acompanhando sempre a situação portuguesa. Sou membro da SPA. Até aqui, com todos os problemas de desorganização e sem estratégia de desenvolvimento nenhuma, há um Ministério da Cultura. É uma questão de bom senso! De inteligência!
Álvaro G. absolutamente necessário a existência do Ministério da Cultura com o máximo de apoios a todas as espécies de artes, o que não se tem verificado!! Acultura é uma das imagens mais fortes dum país.
Adelaíde T. COMO PODEMOS TER UM PAÍS COM MORAL...SE NÃO QUEREMOS DIVULGAR A CULTURA DO POVO PORTUGUES ??
João C. O que é INCONCEBÍVEL nem se comenta!! O fascismo vive ainda em pleno por dentro das pessoas!!!
Luis G. tenho orgulho em assinar esta petição. Os artistas, criadores e todos os homens de cultura, têm que ter orgulho no facto de sermos... pessoas cultas, caramba!
Maria V. A cultura tem sido tão pouco valorizada, que sem Ministério será ainda pior...
Elza C. A Cultura é das componentes mais nobres e preciosas de um país...não podemos permitir que lhe seja retirado esse Valor!
Idalete G. Se o Sr. Passos Coelho tem já na cartola a sinistra ideia de substituir o M. da Cultura por uma Sec. de Estado, comete um crime contra a criatividade nacional, contra a inteligência dos portugueses. Se não fossem todos aqueles que, com enormes sacrifícios , alimentam e mantêm a nossa cultura ( a genuina, não a empacotada em papel celofane), o povo português estaria mergulhado na mais hedionda ignorância, alimentado por doses maciças de futebol e telenovelas baratas que aTV vomita a toda a hora! Basta! Onde estão os programas culturais para educar o povo? A TV (serviço público, pago por todos nós) não apresenta uma única peça de teatro! Concertos de Música erudita, onde estão? Só há músicos Rock no nosso País? Portugal é um grande País! Quem nos tem (des)governado tem de ser julgado e punido!!!
vitor c. Com ministério é o que é...sem ministério..vou ali já venho.....
Rui A. Até as crises(sobretudo o sentimento de revolta e injustiça, que as actuais políticas - nacionais e internacionais- causam a qualquer pessoa sensata) podem potenciar a criatividade, em qualquer área artistíca. A sociedade não se pode resumir a "bilhetes" com a palavra euro/dólar, impressa e a jogos preversos feitos por "rapazolas com rápidos computadores", ao serviço de políticos insensíveis e vendidos a interesses económicos e financeiros...quem devia governar, eram os poetas, os artistas, os filósofos e os sábios. Acredito que prestariam melhor serviço, mesmo em "part-time", do que esses profissionais da retórica, do embuste, da batota, que se dizem políticos profissionais!Obrigado, força. "Português que é Português, nalguma coisa é artista, a não ser que seja banqueiro, financeiro ou economista!" Olha, rimou!...
Fernando D. Absolutamente de acordo
Joaquim A. A Cultura tem que possuir um Ministério próprio
Luis M. A Cultura tem que ter Ministério Próprio.
AMÍLCAR C. A CULTURA É MAIS IMPORTANTE QUE AS ARMAS!!
Tiago A. passos coelho vai p crl
António S. A cultura é patrimônio social logo tem direito a um Ministério
José R. Cultura é Vida!
Isabel P. A extinção tratar-se-á de mera demagogia, uma vez que as estruturas do Ministério existem e extingui-las tornar-se-á tão dispendiosa ou mais do que a respectiva manutenção. Por outro lado, retrata a imagem de um país em que a cultura continua ainda a ser encarada como uma coisa de menor valor, que apenas gera despesa. Que pena não possuirem cultura suficiente para se aperceberem que apenas com a através da afirmação da nossa própria identidade - que se adquire com a defesa da nossa cultura - poderemos enfrentar as instâncias internacionais em pé de igualdade.

Assinaram a petição
4 579 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição