Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Contra a extinção do feriado do 1º de Dezembro, para Assembleia da República; Primeiro Ministro, Governo de Portugal

Nome Comentário
António R. viva portugal
Maria C. Para os povos há datas que são bilhete de identidade. Da mesma maneira que não gostaríamos que nos eliminassem a nossa identidade, também não é legítimo fazê-lo aos povos. Uma luta aguerrida pela independência nacional foi talvez o traço mais identitário do povo português. Pelo menos noutros tempos, sempre que a independência esteve em causa, o país, o seu povo, lutou com unhas e dentes. Os tempos não são de apagar essas " marcas de água ". Bem pelo contrário, ´pode-se que as gerações actuais têm um dever de lembrar e relembrar quem somos e como chegamos aqui. Um povo com amnésia não é nada, da mesma forma que uma pessoa que perdeu a memória e as suas referências não é ninguém.
Alex P. o dia 1 de dezembro, é o feriado mais importante de todos!!!!
João O. Há intenções tão, mas tão más, que dispensam comentários. Basta a sua existência.
Deodato B. Seria muito bom que fizessem lembrar a esta "gente" que pretende extinguir este feriado qual o seu significado...
CÉSAR G. Nem todos somos herdeiros do mesmo Passado nem portadores de um mesmo Futuro comum. O Português que uns são não se confunde com o portugalense acidental dos que detêm o poder e são incapazes de entender o texto desta petição, incomportável pelas suas calculadoras...
José R. Tudo que tem directamente a ver com a Portugalidade, Nacionalidade, Origem de um Povo, entre perdas de vidas, direitos re(conqusitados) e lutas travadas, deverá ser (re)lembrado sempre, e não silenciado.Não é pelo dia, enquanto feriado, mas pelo simbolismo que representa para a nação portuguesa.
Olga R. Tudo que tem directamente a ver com a Portugalidade, Nacionalidade, Origem de um Povo, entre perdas de vidas, direitos re(conqusitados) e lutas travadas, deverá ser (re)lembrado sempre, e não silenciado.
Nuno f. Não é pelo dia, enquanto feriado, mas pelo simbolismo que representa para a nação portuguesa.
Tiago D. Portugal, Nação Valente, Imortal e Independente
Miguel C. É mais um passo dado pelo regime infame que nasceu da mais infame traição da História de Portugal - a Abrilada - no sentido da perda da Indpendência Nacional. Penso que as Forças Armadas de Portugal devem estar atentas: é sua Missão Suprema a preservação da Independência Nacional.
Rui B. Não se brinca com coisas sérias. Há séculos que se comemora a nossa independencia de Espanha, e agora os senhores vêm avbolir as comemorações?
António G. Um país sem História não é um país independente. Este dia marca a nossa diferença em relação a Espanha. Nada tenho contra o 25 de Abril, pelo contrário, mas o 1º Dezembro tem a ver com o Povo Português e não com politica.
Nuno R. Nos feriados civis, ficava com o 10 de Junho e o 1º de Dezembro, que são superiores a regimes, geraç~
Luis C. O 28 de Maio nunca foi feriado durante o Estado Novo, mas este regime, à boa maneira comuista ou terceiro-mundista precisa de impôr o seu 25 de Abril a todos. O 5 de Outubro e outro feriado sectário dispensável. O 1º de Dezembro, sim, é um feiado de toda a Nação!
João A. Acabem antes com as datas da vergonha 0 5 de outubro e 25 de abril
Hugo T. Portugal não é negociável !!
José M. Acabem antes com o 25 de Abril
Maria V. Não retirem o feriado 1º de Dezembro,data em Portugal saíu do domínio Espanhol.
Pedro M. Façam-se merecedores da confiança de quem em vós votou, não motivo de arrependimento e vergonha.

Assinaram a petição
1 654 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição