Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição contra a proposta de Estágios Profissionais para Admissão á Ordem dos Psicólogos
, para Professor Doutor Telmo Mourinho Baptista
Nome
Comentário
Ana M.
Há 5 anos que estou a procura de estágio profissional e não consigo, por isso, tirei um curso que de nada me serve neste momento.
luis a.
Isto é NEGOCIO PURO !!! Isto até apareceu com efeitos retroactivos para quem ja tinha o curso.
alvaro g.
Contra obrigações sem saída p os nossos jovens
Tania B.
Infelizmente ainda não sou membro efetivo da ordem por falta de local de estágio
Selma S.
O meu voto vai, principalmente, para que se arranje uma solução que não dificulte a entrada no mercado de trabalho aos novos psicólogos, numa sociedade que até necessita muito dos mesmos, mas que, por si só, já dificulta que cresçam postos de trabalho. Agilizar a entrada de novos psicólogos no mercado também é afirmar a Psicologia!
Vanda M.
Desde 2009 à procura de um estágio profissional para poder obter cédula e para poder trabalhar!!!
Paula V.
Licenciatura pré-Bolonha (2004). Até quando a discriminação ?
Rúben F.
É de facto uma situação completamente castradora, especialmente quando se tem em conta a situação actual do mercado de trabalho.
Sara N.
Aproveitarem-se dos estudantes para terem 3 ou 4 pessoas nas clínicas/instituições a trabalhar de graça durante 12 meses, num estágio profissional não remunerado é impensável e desadequado aos tempos actuais. Muitos desses estudantes não têm pais que os sustentem e acabam por trabalhar o dobro do tempo por semana noutros part-times depreciantes para conseguir sobreviver os 12 meses de estágio. Com isto tudo, arriscando a um burnout ao qual não se poderão tratar porque nem sequer têm dinheiro para pagar uma consulta de psicologia para eles próprios.
Rute E.
Gostaria de saber como é possível fazer um estágio profissional para quem é trabalhador estudante???Vistro que a maior parte das instituições funcionam das 9h-17h. Se se trata de trabalhadores estudantes, é porque têm mesmo que trabalhar, para para que possa garantir a sua subsistência e a de outros.Como arranjar locais de estágio que permitam esta conciliação de horários?
Sofia F.
Concordo inteiramente com a causa da petição, os psicólogos devem trabalhar e serem remunerados, pois muito já se investiu na educação, e todos temos o direito de iniciarmos as nossas vidas profissionais e pessoais e não é com trabalho voluntário que isso se consegue.
jose s.
Eu acho que a ordem so se serve a eles mesmo e nao aos psicologos era melhor quando nao havia ordem .com as dificuldades de trabalho eles so vao fazer com que as empresas utilizem os psicologos como trabalho barato e escravo. mas a culpa e nossa nos e que fizemos a ordem .
Joana M.
Acho um absurdo ter que realizar mais um estágio profissional tendo em conta que o curso já incluía um estágio académico realizado a full time. Acho ainda mais absurdo não terem sido preparadas estruturas para "albergar" todos os psicólogos que necessitariam de o realizar. Desta forma, querem obrigar as pessoas a realizar estágios voluntários. Quem é que consegue fazer um estágio voluntário a full time e durante 12 meses e sustentar-se? Com tantos mestres em Psicologia a surgir todos os anos, vamos ter estágios voluntários gratuitos durante anos e vão fechar-se a porta aos empregos remunerados. Acho triste, muito triste. Pensar que me dediquei 5 anos ao meu curso para não poder exercer no meu país nem noutro (que me parece ainda mais greve) é revoltante. Estar preso a uma Ordem que me dificulta arranjar emprego no meu país e noutro qualquer país e ver-me a ter que arranjar trabalho (e não emprego porque isso hoje em dia está impossível) para poder sustentar-me deixa-me desolada. Andei 5 anos a estudar e questiono: porquê?
Halley P.
A ordem parece ter sido criada para os Psicólogos que já estão no mercado, alguns deles.
Sofia C.
Estes estágios devem ser apenas para quem não teve estágio curricular. Caso se mantenham a ordem deve obrigar as entidades de estágio a pagar aos psicólogos estagiários e fiscalizá-las quanto a este ponto pois conheço situações em que as entidades não pagam 1 centimo aos estagiários aproveitando-se deles!
Rute R.
Manifesto-me contra a proposta de estágios profissionais para admissão à ordem dos psicológos pois isso é estar a "desprezar" o estágio curricular realizado aquando do Mestrado.
Anália C.
Mais um estágio poderá significar a perda de um emprego no 1º local de estagio o que hoje em dia é algo que não nos podemos dar ao luxo de perder de forma alguma, poderia existir mas deveria ser algo facultativo e não obrigatorio
Marta B.
Não sou contra o estágio profissional para entrar na Ordem, sou contra a impossibilidade vista e provada de arranjar o dito estágio. Eu tenho estágio e mesmo assim não estou na Ordem. Arranjem alternativas e soluções porque há psicólogos competentes no desemprego e psicólogos incompetentes com tachos sem desempenharem a profissão com seriedade.
Ana G.
Não sou contra os estágios profissionais, no entanto acho que neste momento a situação dos recém-formados não é a melhor, uma vez que já é complicado encontrar um emprego, quanto mais um estágio em que nos aceitem. É muito díficil encontrar estágios profissionais por conta própria, uma vez que a Ordem não tem possibilidade de ajudar na procura de um estágio.
Lídia F.
É inadmissível, principalmente, para os profissionais pré-bolonha, que já são injustiçados com o mestrado.
1
2
seguinte
Assinaram a petição
674
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas