Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição As Artes e a Cultura para além da crise, para Assembleia da República

Nome Comentário
Manuel P. Um país sem cutura perde a sua identidade e independência!
João C. O que é a vida sem Cultura, de que a Arte é um elemento fundamental?
Susana C. Sem Cultura , perdemos a nossa Identidade!!!!
Samuel R. A prosperidade europeia deu-se na Renascença quando o poder visionário das artes se ligou à prática das ciências. Pensar que a arte é um mero adorno da vida é jogar para o lixo séculos e séculos de cultura humanista.
Henry N. Por uma actividade cultural mais activa no sentido de divulgar com qualidade e condições de produção e emissão a cultura Portuguesa em Portugal e estrangeiro.
Maria F. As artes e a cultura são motor de desenvolvimento, indubitavelmente
Isabel T. Este País tem de perceber que a cultura é determinante para a evolução dos povos. Sem cultura não há passado, e sem ele, o presente é incerto e o futuro não existe.
JOSÉ R. [...] pela manutenção de um ESTADO CULTURAL VIVO E ACTIVO. Pela dignidade legítima e imperativa da Língua-Pátria Portuguesa.
Cristina B. "Como o tempo, também a arte é nascente. Só a obra de arte existe e nasce. Produto directo do fogo da insubmissão, uma vez alojado no anónimo do paleolítico, fez nascer o acto que produziu e, segundo dizem, engendrou: arte, religião, ciência, política, fábulas, mitos, etc... até ao último modelo de vai-e-vem espacial." Manuel Zimbro
João N. We need Culture for Life!
Manuela P. Eu estou nas Artes e na Cultura para além da crise, com 3 projectos para já! e vou continuar... sou uma Mendiga das Artes e continuarei a pedir...
Elliot M. Podem cair a zona euro. Pode desaparecer a moeda única. Pode-se desintegrar a UE, mas os povos continuam, se os povos continuam quer dizer que as suas culturas também continuarão. Um povo nunca morre e, logicamente, a cultura também nunca morre. Feita esta anélise quero simplesmente dizer que com crise não se deve olvidar a cultura e muito menos os seus fazedores, os que vivem dela. para tal junto-me a essa força, a esse grupo de pressão afim de lograrmos nessa luta resultados palpáveis e concrectos para a recuperação daquilo que sempre foram os nossos direitos de cidadania, obtendo financiamenos tal como os outros sectores o têm. Bem haja a todos e A LUTA CONTINUA!
Augusto C. Temos que apostar mais na cultura coisa que este governo se estas esquecer entre outras
Rita M. O acesso à cultura e às artes é um "antidepressivo" natural...
Chazeau D. Arte tem direito a existir...
Jorge G. Sem a Arte e a Cultura ou com a sua abordagem meramente economicista, perdemos a face de cidadania e a nossa própria identidade como seres humanos!
António R. O serviço público de rádio e televisão é um veículo de primordial importância na difusão cultural e na defesa de uma Democracia efectiva. O Governo pretende privatizar um canal da RTP, sem qualquer fundamentação, à excepção da lamúria sobre uma inexistente crise, que só existe para banqueiros, especuladores financeiros e seus lacaios ideológicos. Formou uma "comissão" pretensamente independente que só servirá como caução das decisões gravíssimas e lesivas do interesse da "polis", que já estão tomadas por um feixe de ignorantes. A televisão pública deveria retomar o papel, que há muito abandonou, de divulgação cultural, nomeadamente do que, nessa área, acontece no País; bem como cumprir cabalmente a missão que lhe cabe na defesa da Democracia e liberdade de expressão da multiplicidade de ideias que, no seu confronto e acumulação, constroem uma cultura nacional capaz de se impôr universalmente. Para tal, é indispensável a existência de dois canais nacionais.O que falta nesta petição é chamar o Governo a uma discussão séria sobre decisões cuja nebulosa origem justifica a suspeita de corrupção ou imposição ditatorial de uma ideologia.
Maria C. BASTA
lbp http://www.youtube.com/watch?v=rEIujp1k2ik http://www.youtube.com/watch?v=7CuObReluHM
Jose M. É espantoso como os governos descobrem maneiras de afastar o Povo da Cultura e de silenciar os agentes culturais! Nem precisam de levar a mão à pistola, basta-lhes carregar no IVA!

Assinaram a petição
5 132 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição