Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição As Artes e a Cultura para além da crise, para Assembleia da República

Nome Comentário
Jose C. Não podemos resignarmo-nos a deixar que o "economês" indigente substitua a língua e o pensamento nacional
Rosa P. Tenho Esperança que, como canta o Chico Buarque, "... ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se um imenso Portugal!!!". Mas vai ter que ser dada uma grande reviravolta nos conceitos. Antes que Portugal SE cumpra, terão de cumprir-se valores na cabeça de cada um. Mais equilíbrio, menos ganância, mais equidade... Menos olhos no umbigo próprio, e mais olhos num espaço, em que todos somos estrelas, planetas, nebulosas, corpos celestes, e nenhum é mais importante que o outro. e com beleza igual. Tenho esperança de ver esse dia
Maria M. Não há democracia sem Cultura e sem Artes.Acivilização é também o crescer em artes e na cultura,mas,como há ainda "restias"de gente que governa melhor em tempos de ignorância,aí os temos na luta contra aquilo que é fundamental o direito ao crescimento cultural.Boa sorte e um grande Bem Haja a todos quantos se empenham nestas iniciativas.
Carlos F. tenham vergonha governantes; sem cultura um povo não creche não se educa não evolui!!!
ANTONIO D. A CULTURA É O ALIMENTO DA HISTÓRIA
Emilio O. A promoção da cultura contribuirá para a resolução da crise
Silvia M. As artes têm uma funcão psico-social fundamental - indispensavel. A nação não é apenas uma realidade économica ( por muito importante que este factor seja). Precisa de ser também uma realidade cultural - é a singularidade cultural que farà a diferença, num mundo cada vez mais homogeneizado .
Fernando Cultura não devia pagar impostos
maria c. Boa ideia!
ana l. força!!
domingos d. a cultura é enfadonha/diz o faschista agastado/se o povo se torna culto/não consente ser roubado
Rita R. Pela cultura, parte fulcral de um país e da formação dos seres humanos, pelo futuro de todos nós.
Paula V. nas artes já não há nada a cortar e ainda há quase tudo por fazer. um gestor ganha em três tempos o que uma companhia de dança esmiúça todo o ano.
Maria G. è uma vergonha para um País Ocidental que não pertence ao 3º Mundo tenha que se pedir por favor 1%.
Pedro P. É pelo 'cultivo' da criação e da expressividade (um dever de todos, não só de artistas) que cada individuo se conhece e se reconhece como parte do 'colectivo' (não só de humanos, mas de tudo o que o rodeia). É preciso identificar o fenómeno da subestimação das artes experimentais, presente em todas as tiranias, que inibe o direito expressivo que nos assiste. É ainda fundamental reconhecer que existe um 'medo' entre as grandes potencias financeiras, que se manifesta em necessidade de soberania e controle, por consciente ou inconscientemente, saberem que um individuo de expressão liberta, pensa, tem opinião e sensibilidade, para além de outras mais faculdades subtis que advém da auto-descoberta através da criatividade artística. Portanto, urge as Artes serem devidamente reconhecidas e cultivadas e, antes de tudo, fomentadas como base da educação, para que as crianças e jovens venham a Ser Humanos conscientes, livres e fraternos. A dança, o canto, o tocar um instrumento musical, a leitura, a expressão plástica e o estimulo do 'pensamento abstracto' terão de ser a base sobre a qual todos os mais domínios do conhecimento humano se alicerçam.
Rita S. Que comecem a ouvir os nossos apelos. É urgente!!!
Margarida M. Acho que toda a gente devia assinar esta petição. Pois sem cultura deixa-se de viver.
Octavio S. Povo sem cultura é um povo escravizado.....
Isabel R. Ministrar o ensino da Arte é o cultivo, o estudo das faculdades que compreende as técnicas, as considerações práticas e teóricas. A Arte e a Cultura é o compilar dos conhecimentos fundamentais como formação Superior, Académica. A notação das Artes e da Cultura no contexto global e individual abrange a Matemática, a Astrologia, a Dança, a Música, as Humanidades, determinando o carácter futuro na sua expressão máxima, uns compulsivamente, outros suavemente. As Artes e a Cultura são o bom condutor ardente e existencial onde reside o caminho possuidor duma carreira e vida profissional.
Carlos L. Sempre, na História, as crises e os regimes se sucederam. A sobrevivência surgiu porque não se deixou morrer a Cultura!

Assinaram a petição
5.132 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição