Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Alteração da Portaria 1379/2009 de 30 de Outubro, para Assembleia da República

Nome Comentário
Luís B. As leis já são feitas pelos formandos das "Novas Oportunidades"?
Carlos O. Eu sou Eng. Electrotécnico. Eu também não acho correcto um Eng. Civil assinar projectos de ITED. Eu já vi projectos de ITED assinados por Eng. Técnicos de Civil. Um Eng. Civil percebe tanto de electricidade/ITED como um Eng. Electrotécnico de betão, ou seja, nada..
Fernando P. Quantas unidades curriculares têm os cursos de arquitectura sobre engenharia, gestão de obra, direcção de obra? Os cursos de engenharia civil têm alguma formação ou pelo menos um conhecimento geral sobre arquitectura. Como é possível os engenheiros não poderem assinar uma arquitectura, e os arquitectos fazerem direcção de obra? A formação pouco importa? Por este caminho daqui uns anos as competências apenas se adquirem com a experiencia e com os passar dos anos seremos todos doutorados...
Agostinho M. Engenheiro Electrotécnico
Nelson N. Concordo com a petição
Paulo A. Concordo em absoluto com a presente petição, no sentido da Alteração da Portaria Nº 1379/2009 de 30 de Outubro
Gonçalo C. Assim como assinei a outra petição acerca da assinatura de projectos de arquitectura poderem apenas ser efectados por arquitectos, venho aqui dar o meu contributo para que a direcção de obra seja do foro da engenharia civil, até porque em Portugal a formação de arquitectura está ligada às belas artes e não à tecnologia.
Pedro R. Igualar os acessos de Arquitectos Engenheiros e Enngenheiros Tecnicos
Paulo P. A portaria referenciada não apresenta carácter de justiça relativamente aos técnicos que possuem uma formação base de 5 anos.
Carlos A. É uma questão de importante e urgente resolução, para bem de todos e, designadamente, para o bem público.
Nuno I. Pela Engenharia.
Filipe S. Pela qualidade dos actos de engenharia em Portugal.
António C. matéria da competência das Ordens Profissionais
Paulo F. É uma vergonha o que fizeram às nossas competencias como Eng. Civis, fomos ultrapassados. Estou a pensar em tirar outro curso, talvez de Arquitectura, para continuar a desempenhar funções no que gosto. Estou muito triste, se a nossa classe não conseguir alterar esta situação, pelo menos como estáva, já não era mau. Cumprimentos e muita força.
Rui A. A irresponsabilidade política continua, a seguir à proliferação exagerada de escolas de duvidosa qualidade académica, ocorrida nos últimos anos, só falta decretar que os diplomas passem a ser atribuídos por via administrativa, o nível superior das novas oportunidades!
Nélio J. Dada a crescente falta de exigência e rigor na formação dos técnicos em geral, seria ainda mais gravosa a mistura de técnicos com diferentes (in)competências para que resulte numa ("atabalhoada") ingerência entre qualificações técnicas e os actos que lhes são permitidos.
João R. Cada macaco no seu galho.
Ana G. Engenheira Civil FEUP
JOAQUIM O. Entendo que a Ordem dos Engenheiros devia tomar uma posição muito firme sobre a revisão da Portaria, defendendo os seus associados.
maria f. obras avalizadas por falsos e não qualificados engenheiros, ou profissionais de faz de conta, põem em risco a vida de todos, principalmente em zona como a nossa com risco de sismos.

Assinaram a petição
3 605 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição