Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Plataforma Geral da Cultura - Teatro Maria Matos (Lisboa) - 5 de Julho de 2010, para Primeiro-Ministro; Ministra da Cultura; Ministro das Finanças

Nome Comentário
GASPAR C. LA CULTURE EST INDISPENSABLE POUR L'ÉVOLUTION DES MENTALITÉS D'UN PAYS!!!!!
vera m. parece-me importante realçar que do que se trata aqui é mesmo dos trabalhadores das artes. trabalhadores da cultura também o são por exemplo aqueles que trabalham na área do património ou noutras áreas culturais, mas os trabalhadores que se encontram aqui verdadeiramente fragilizados são mesmo os das artes.
João V. Acrescento: Que o governo deixe de perseguir músicos e actores e outros profissionais das artes performativas, utilizando abusivamente as finanças e a segurança social, como armas de perseguição.
Helena B. A cultura é a riqueza de uma nação, de um povo...não podemos permitir que seja extinta por incompetência.
José R. è urgente reagir em todas as àreas artisticas e mostrar aos governantes desete país e a nós proprios que é possivel um futuro melhor e acima de tudo mais organizado.
PAULO E. Membro da direcção da Associação José Afonso (AJA)
Victor G. A Cultura nunca poderá ser totalmente auto-suficiente financeiramente. Apenas o aspecto mais "pop" poderá sobreviver de receitas de bilheteira. E o resto? Elimina-se?
Igor M. Não só os artistas, como os consumidores de arte, tal como eu existem muitas mais, ficam a perder com estes cortes, menos recursos originam a menos qualidade. E, menos cultura, cria ainda um maior fosso entre esta e um povo de Portugal já inculto por si só, aliciando ainda mais um acesso restrito e elitista ao mundo das artes.
Ana A. subscrevo!
constantino d. Como é que a Sr. Mistra diz que os artistas -artes -diz serem dependendes, quando ela esteve vários anos dependente e a cumprir bem tantos anos na Orquestra...
Maria D. ...um dia alguém irá entender que a cultura de um povo é a sua maior valia...que conta a sua história...e...faz a sua memória perdurar no tempo...
Maria J. Estou de acordo com o defendido nesta petição
Michele M. cultura é preciso mas do que economia
Luis G. Concordo em absoluto com o teor da carta
Miguel C. Trata-se de um sector que não chega sequer a 1% do PIB. Que efeito terão cortes de 10% no orçamento de Estado? Muito pouco. Que efeito terão estes cortes na actividade económica das indústrias culturais do país e no tecido social? Muitos e severos. Além disso, parece claramente uma medida populista, baseada no preconceito, ainda arreigado na sociedade portuguesa, que vê os artistas, agentes culturais e criadores como "parasitas" ou "preguiçosos", porque não têm uma "profissão a sério". Um pouco como uns saltimbancos. E no entanto, é noutros sectores, como a construção civil ou o sector financeiro, sempre hiper-alimentados e apoiados pelo Estado, que vemos a maior derrapagem, sobreorçamentação e delapidação de recursos. E aí falamos de valores bem acima de 1% do PIB. Quer cortar-se 10% da despesa do Estado? Muito bem, seja - mas que seja para todos, sem excepção. E sobretudo, que seja para os sectores que menos produzem e mais parasitam as contas públicas.
Maria P. A cultura é um bem precioso e como tal deve ser acarinhada e alimentada.
Sofia M. Sou estudante de piano no Conservatório de Música do Porto
João F. Apoio total esta petição, quer dizer passou-se da promessa de aumentar no OE para 1% e agora com os PECS é menos 10% ou mais.
Rafael F. Não menosprezem o contributo que a cultura tem em Portugal!
Marta M. sou estudante de piano no Conservatório de Música do Porto

Assinaram a petição
3 422 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição