Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Plataforma Geral da Cultura - Teatro Maria Matos (Lisboa) - 5 de Julho de 2010, para Primeiro-Ministro; Ministra da Cultura; Ministro das Finanças

Nome Comentário
dora g. concordo com a petiçao para manter o teatro marai matos vivo
Susete E. Átá quando e para onde nos leva este (des)governo?
Ana B. A cultura não é só para ser mostrada, também é para ser incentivada. A classe artística portuguesa merece e tem direito a ser reconhecida e tratada como uma profissão como todas as outras!!
Maria C. Assino como cidadã revoltada
Gonçalo A. uma vergonha
Pedro C. Companhia Visões Úteis/Porto
Carlos M. nem merece comentário sequer
Joana S. Quando não houver cultura no nosso país, talvez já não haja Portugal!!!!
Sílvia C. permitam-me acreditar que o Estado é pessoa de bem cumprindo, pelo menos, os seus contratos
Marlon C. concordo com a petição
pedro b. parabéns pela competente iniciativa
Francisco A. Um país com quase 900 anos de História independente e uma língua e cultura a defender no plano global tem obrigatoriamente que ter a cultura como prioridade e não pode continuar a tratar esta área fulcral e estratégica como uma excrescência, sob pena de hipotecar o seu futuro e se desintegrar. Mais cortes?!... Pois que cortem nos tachos e nas mordomias e na pesada máquina burocrática do ministério, cheia de assessores, conselheiros e demais burocratas que, na prática, para nada servem!
Frederico A. Façam cortes no sector militar! Isto anda ao contrário, medievais!!!!
GABRIELA R. O PAIS PRECISA DE MAIOR INTERVENÇAO NA CULTURA PROMETEU O 1º MINISTRO E QUE FOI FEITO NADA
rui t. É urgente que a criação, produção e acesso ao bem imaterial, fundamental para o desenvolvimento e posicionamento estratégico de Portugal no complexo mundo contemporãneo, seja encarado com seriedade e rigor por parte da elite governante. A produção cultural contemporãnea não se compadece mais com a mediocre situação instalada. A miséria mental das populações em Portugal é em muito consequência da constante demissão do Estado na sua função de regulação e desenvolvimento estratégico. Como exemplo concreto, ver o canal 1 da televisão pública, em 90% das suas emissões é não só penoso, como profundamente negativo para Portugal. A sociedade da Informação e do conhecimento faz-se com matéria crítica e não com cidadões a que se nega os instrumentos que possibilitam cosmovisões críticas e actuantes sobre o real.
Maria M. Assino para acabar com a hipocrisia, e defender dando a cara a cultura Nacional, tomando assim a força dessa causa.
Antonieta P. Por isto é que me vi obrigada a vir viver para Londres.
Vasco M. Mais do que tentar minimizar os efeitos deste decreteo lei, o que temos de procurar atingir é uma plataforma de entendimento e pressão para uma futura lei do financiamento e apoio às artes em Portugal. Mais importante que resolver os problemas imediatos é pensar o futuro da nossa profissão!
Nelson M. Mais do que verbas cativadas ou cortadas queremos do Estado Português uma atitude séria (fim às falsas promessas circunstanciais) e construtiva com os agentes do cinema para uma reformulação legislativa que prepare o país e esta "industria" para o futuro.
João M. Não será fácil contrariar a demagogia e o populismo que este ataque aos "subsidio-dependentes" representa para a opinião pública. Não será fácil esclarecer sobre a ineficácia destas medidas do ponto de vista das contas públicas, inversamente proporcional ao esmagador impacto que tem no tecido criativo. Mas, unidos, temos algumas hipóteses de, pelo menos, tentar.

Assinaram a petição
3 422 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição