Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Sem Ciência Não Há Futuro, para Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência

Nome Comentário
Andreia C. 15 anos de I&D sem contrato de trabalho
José B. Reforço com veemência o sentido objetivo da presente petição
Jorge T. O nosso jovem potencial humano,presentemente forçado a emigrar, é aproveitado pelos países que sabem valorizar o SER.
Carlos S. Sempre que este país embarca num projecto como embarcou investindo na ciência e na investigação, parece sempre surgir almas luminosas que gastam dinheiro público em acabar com o que com dinheiro público e esforço foi feito; parece haver uma tendência de cada uma dessas iluminárias achar que o seu pensamento, o seu ideário é o melhor. Por que parece que este país não consegue manter projectos de longo prazo.
João F. Os bolseiros da FCT não serem reconhecidos como trabalhadores é uma situação que não faz sentido, até porque tal condição na prática apenas gera menos riqueza (por exemplo, ao não serem reconhecidos como trabalhadores, os bolseiros da FCT deixam de poder contrair créditos bancários - só para dar um exemplo - e isso só pode ser nocivo para a economia nacional). Além do mais, os bolseiros têm (mais uma vez) à semelhança dos outros trabalhadores, encargos e despesas fixas, mensais, que não podem evitar ou adiar. Tendo isto em conta, não são admíssiveis os atrasos que se têm verificado no pagamento quer das próprias bolsas, quer no ressarcimento do Seguro Social Voluntário.
Maria R. Sem ciência não há futuro
Alberto B. Parabens!
Maria C. Se "Sem ciência não há futuro", sem bolseiros com carreira digna não haverá ciência de qualidade
Rita M. Preciso de condicoes para voltar a Portugal
Jose L. Acredito piamente que só pela educação e cultura uma sociedade pode evoluir.
Manuel V. Concordo a cem por cento com o teor e finalidade desta petição.
Ana C. Antiga bolseira da FCT; devido precaridade
Sofia A. A ciência é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do nosso país e é um contributo para combater a crise económico-social. As medidas economicistas não podem ser "atrofiantes"! Sem ciência, Portugal morre dentro duma concha e temos que relembrar sempre, que somos um povo conquistador.
Carla R. Estive 6 meses à espera que me fosse paga a bolsa da FCT. Saí do meu emprego no final de Outubro, contando já com 2 meses sem ordenado (Novembro e Dezembro) e só acabei por receber no dia 28 de Junho. Estive 8 meses sem qualquer tipo de rendimento. Como consegue o Sr. Ministro dizer que não há atrasos no pagamento de bolsas?!
Hugo G. Após conseguir bolsa de doutoramento em Setembro de 2011 e terminar o processo de entrega de documentos no inicio de Dezembro de 2011. Apenas recebi bolsa no mês de Maio de 2012 (5 meses de atraso)
João c. A ciência, e o seu financiamento, devem ser prioridades nacionais.
Rui N. Bolseiro com menos 25% de bolsa para o próximo ano letivo
Emanuel R. SEM CIÊNCIA NÂO HÀ FUTURO
Paula C. Metrado em sociologia
manuel n. sem ciência o nosso futuro fica nas mãos dos comerciantes

Assinaram a petição
3.427 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição