Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Sem Ciência Não Há Futuro, para Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência

Nome Comentário
Ana F. Concordo com a continuidade da ciência,... mas sou contra o uso de animais em testes laboratoriais. Por isso, gostaria que os novos cientistas começassem a utilizar as alternativas existentes, em vez de animais....
Pedro P. Cuba está no topo mundial da investigação médica e até forma mais de 20000 médicos/ano, para países pobres, DE GRAÇA!!! Cá, com capitalitas, é a vergonha que se vê!!!
Telma D. Assino esta petição como mulher de um bolseiro de pós-doutoramento (ITQB) e que só o mês passado viu respondido (felizmente uma resposta positiva) o seu recurso à atribuição da bolsa, feito em Setembro/Outubro de 2011.
Elga C. é uma vergonha...
Carlos L. Não esquecer também o regime de exclusividade que a FCT nos impõe enquanto bolseiros, tornando impossível (ou ilegal) o bolseiro subsistir financeiramente com outra actividade quando a FCT se atrasa nos pagamentos. É mais uma forte razão para a FCT regularizar os pagamentos aos seus bolseiros.
anabela s. Sr Ministro, demonstre-me que a regra 'com governos de direita não há apoio à investigação científica, com governos do partido socialista há apoio à investigação científica' está errada. AJA. JÁ.
Maria C. respeitemos o nosso melhor legado :o conhecimento! o saber! o querer descobrir o desconhecido !
Ana T. Sou bolseira de investigação desde 1998; tenho licenciatura, mestrado e doutoramento. Em Portugal continuo a ter um emprego precário!
Mateus M. Estou completamente de acordo que "Sem Ciência Não Há Futuro"
Mariana P. No ano passado candidatei-me a uma bolsa de doutoramento através da FCT. Faltaram 0.5 valores no meu CV para conseguir entrar. Submeti recurso, mas (só) há poucos dias responderam a dizer que não aceitavam os meus argumentos.Recentemente, consegui uma bolsa de PhD num projecto europeu em Viena (Áustria), com praticamente o mesmo CV do ano passado. É triste saber que as minhas capacidades e o meu CV chegaram para conseguir um doutoramento fora de Portugal. A competitividade em Portugal e as verbas disponíveis tornaram impossível realizar o meu doutoramento em Portugal. Após o doutoramento, gostaria de voltar, mas face aos actuais contratos precários da FCT provavelmente irei tentar mais outro contrato no estrangeiro.
Alexandra V. A unica maneira de seres menos dependentes da CE e de fomentarmos of futuro de Portugal e investir em ciencia e em energia alternativas. Portugal, e falo de experiencia propria, treina cientistas com visao, creatividade e dedicacao que impressiona a comunidade cientifica internacional e no entanto o governo portugues falha e lhes proporcionar o basico para poderem florescer o que leva a maioria a sair do Pais. E tempo de pensar em investir em ciencia, no futuro dos cientistas Portugueses bem como no futuro dos Portugueses que precusao de serem inspirados por um governo que trabalha para Portugal e nao para benificio proprio.
Ana R. Pela ciência e pelos que a podem impulsionar. Pelo futuro das minhas filhas ( uma delas bolseira de doutoramento ) e de muitos dos meus ex-alunos.
Hilário M. We've arranged a civilization in which most crucial elements profoundly depend on science and technology. Carl Sagan
Rui S. Ex-camarada, ex-amigo e ex-admirador de Crato
Ana G. Eu sou mais um dos "cérebros" que teve de sair do país! Estou presentemente em Madrid pois em Portugal nao me podiam pagardevio aos cortes orçamentais.
vitor m. porque há tantos cortes na educação? porque além de sem ciencia não existe futuro, a força eleitoral dos partidos politicos da esquerda á direita, reside na falta de cultura e instrução dum povo, quanta mais melhor.
Sandra T. Bolseira da FCT há 17 anos
Sofia M. bolseira desde 2000!
Americo L. Como pai,sinto-me frustrado, porque ao fim de 35 anos a trabalhar, pagando sempre os Impostos e todas as Contribuições Sociais, lamentável que nada tenha sido feito em prol dos Jovens.ss
Carla O. Fui bolseira de investigação científica em 2003-2005 durante 1,5 anos e nunca paguei a Contribuição Social Voluntária. Porquê? Exatamente porque não tinha dinheiro para avançar e ficar à espera do reembolso, visto que com a minha bolsa já tinha de avançar o dinheiro para as deslocações para trabalho de campo, cujos reembolsos vinham atrasados, e às vezes nem a bolsa chegava para isso (valham-nos os pais!). Já não sou bolseira e admiro quem persegue os seus sonhos de ciência em Portugal, apesar de tanta precariedade (e que infelizmente não afeta só bolseiros...).

Assinaram a petição
3 431 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição