Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Centro Histórico do Porto: pela recuperação, contra o fachadismo
, para Presidente da Câmara Municipal do Porto; Directora-Geral do Património Cultural; Assembleia da República; Procuradora Geral da República
Nome
Comentário
Agostinho L.
Ceder hoje à demagogia dos autarcas sobre o ataque à preservação do histórico é ficar sem histórias para contar ao vivo e nos identificam.
Rui C.
A cidade proibida para os seu cidadãos.
ramiro r.
Oportuno e necessário.
Carlos C.
"Apodrece Porto, again!"
Ana S.
Entendo que o património nacional deve ser protegido.
Maria G.
Apoiado
Aurora M.
concordo
Carlota C.
A cidade pode ser entendida em diversas escalas e interesses. Ficamos muito contentes quando algo da nossa cultura é evidenciado, mas corremos logo ávidos em destruir toda a beleza que o passado construir em nome do benefício mercantilista. Não seremos capazes de reverter este tipo de atitude e integrar, respeitando o que nos foi deixando, usando com inteligência no presente e lançando as sementes para as gerações futuras de uma forma mais holística?
Rogério S.
Sem comentários, somente contra...
Maria O.
Concordo totalmente o texto e proponho que se estenda a necessidade de preservar a outras zonas da cidade , nomeadamente à minha freguesia, Foz, Nevogilde e Aldoar. Estou a assistir , nesta semana, à demolição de uma casa que não merecia tal destino.
Pedro O.
Apoio a vossa petição de forma a evitar que o Porto nomeadamente a Baixa se transforme no futuro num grande cenário. A história, a cultura, as tradições tem que ser preservadas por serem autênticas e únicas e é isso que faz a cultura um ramo tão interessante e importante de ser preservado. Parabéns pela iniciativa e boa sorte estou a torcer por vocês! :)
Daniel M.
Excelente chamada de atenção para um problema novo mas que tem que ser abordado com visão e urgência, sob pena de ser tarde demais! Aproveito a oportunidade para divulgar uma outra petição que alerta para a necessidade de integrar o património e a cultura numa política integral para as cidades, e da qual fui copromotor: «Carta aberta para sair da crise no sector do livro e da leitura» (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT89103). Com votos de políticas municipais sustentáveis, em prol da democratização da cultura e de cidades para todos, recusando o fatalismo da especulação imobiliária desenfreada e dos interesses egoístas dos mais poderosos.
Altino M.
Para além do disposto na petição não devem ser esquecidos os habitantes do centro histórico, na sua maioria idosos e, por isso, mais fragilizados, que têm sido expulsos dos seus lares devido aos interesses económicos, mas não sociais que têm vindo a desertificar o centro, assim como a descaracteriza-lo. Mais do que o património físico deve-se considerar o património humano, esse sim, o melhor e mais valioso da minha cidade!
COMMES J.
Também incentivar pequenos comerciantes, artesãos e artistas tradicionais
Margarida V.
É muito importante que o Porto continue a ser dos portuenses. É preciso regular o turismo que tem sido e será útil, para nos relacionarmos com o Outro e melhorarmos a cidade do ponto de vista habitacional
António A.
A preservação e desenvolvimento dos CENTROS HISTÓRICOS do "NORTE DE PORTUGAL" é essencial para dotar este espaço único no mumdo em espaço de excelência. O Porto - como centralidade de um Norte subdividido em dois espaços com identidade: "o Douro Vinhateiro" e o "Norte Geresiano"! - detém responsabilidades maiores e a ter que dar o exemplo. Se o Douro Vinhateiro está já em velocidade de cruzeiro naquilo que parece essencial e dada a oferta e a procura nacional/internacional, a verdade é que o que designo por "Norte Geresiano" detém um enorme potencial que é preciso acautelar e desnvolver. A Invicta, pois, a ter que enveredar pelas melhores práticas de conservação do Património e seu desenvolvimento.
Inês S.
Não somos contra o turismo, apenas apelamos a um turismo regulado, que não obrigue a despejos de pessoas que se vêem sem saber para onde ir ao final de tantos anos.
Maria c.
Contra o tacharíamos!
Inmaculada P.
Soy española pero adoro Portugal. Quiero conservar su historia y salvarla del turismo depredador.
Maria L.
O Centro Histórico do Porto é o cerne desta deslumbrante cidade, portanto a sua conservação é imprescindível.
anterior
1
2
3
4
seguinte
Assinaram a petição
719
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas