Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Centro Histórico do Porto: pela recuperação, contra o fachadismo, para Presidente da Câmara Municipal do Porto; Directora-Geral do Património Cultural; Assembleia da República; Procuradora Geral da República

Nome Comentário
Ana N. O centro histórico, a baixa do Porto, continua a perder os seus residentes. As reabilitacoes dos prédios não são para atrair ou manter os Portuenses. Com este despovoamento, o pequeno comércio vai ficar com maiores dificuldades e os turistas, que tanto gostam dos habitantes da nossa cidade será que vão continuar a manter o interesse? Qualquer turista refere, nos seus motivos de interesse pela cidade do Porto, "as pessoas". É urgente trabalhar para fixar residentes no centro da nossa invicta cidade.
Maria M. Assino a petição mas lamentavelmente não creio que sirva de muito. Já circulou uma petição para impedir a destruição do jardim da Av. dos Aliados e não serviu de nada. O interesse público pode pouco contra a prepotência de autarcas e do poder económico.
Luís T. Desde há décadas, desde os tempos do genuíno Palácio de Cristal, que se vem destruindo um património urbano rico e insubstituível. Quando haverá sensibilidade pública suficiente para parar este empobrecimento.
Agostinho L. Ceder hoje à demagogia dos autarcas sobre o ataque à preservação do histórico é ficar sem histórias para contar ao vivo e nos identificam.
Rui C. A cidade proibida para os seu cidadãos.
ramiro r. Oportuno e necessário.
Carlos C. "Apodrece Porto, again!"
Ana S. Entendo que o património nacional deve ser protegido.
Maria G. Apoiado
Aurora M. concordo
Maria C. É deveras importante passar a palavra!
Carlota C. A cidade pode ser entendida em diversas escalas e interesses. Ficamos muito contentes quando algo da nossa cultura é evidenciado, mas corremos logo ávidos em destruir toda a beleza que o passado construir em nome do benefício mercantilista. Não seremos capazes de reverter este tipo de atitude e integrar, respeitando o que nos foi deixando, usando com inteligência no presente e lançando as sementes para as gerações futuras de uma forma mais holística?
Ana S. Pelo património histórico e coletivo da cidade do Porto que pertence a todos os cidadão residentes na cidade!
Rogério S. Sem comentários, somente contra...
maria s. nacionalidad española
Maria O. Concordo totalmente o texto e proponho que se estenda a necessidade de preservar a outras zonas da cidade , nomeadamente à minha freguesia, Foz, Nevogilde e Aldoar. Estou a assistir , nesta semana, à demolição de uma casa que não merecia tal destino.
Maria S. Sabemos perfeitamemte que o turismo de massas e' responsavel pela destruicao do patrimonio arquitetonico das grandes cidades europeias. E' urgente tomar medidas antes que seja tarde demais para o Porto.
Carolina A. Assinado com muito gosto.
Pedro O. Apoio a vossa petição de forma a evitar que o Porto nomeadamente a Baixa se transforme no futuro num grande cenário. A história, a cultura, as tradições tem que ser preservadas por serem autênticas e únicas e é isso que faz a cultura um ramo tão interessante e importante de ser preservado. Parabéns pela iniciativa e boa sorte estou a torcer por vocês! :)
Daniel M. Excelente chamada de atenção para um problema novo mas que tem que ser abordado com visão e urgência, sob pena de ser tarde demais! Aproveito a oportunidade para divulgar uma outra petição que alerta para a necessidade de integrar o património e a cultura numa política integral para as cidades, e da qual fui copromotor: «Carta aberta para sair da crise no sector do livro e da leitura» (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT89103). Com votos de políticas municipais sustentáveis, em prol da democratização da cultura e de cidades para todos, recusando o fatalismo da especulação imobiliária desenfreada e dos interesses egoístas dos mais poderosos.

Assinaram a petição
718 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição