Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição para a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), para Presidente da República Portuguesa, Presidente da Assembleia da República e Primeiro Ministro

Nome Comentário
Anna K. gostava de receber o link se e quando a Biblioteca do Conheicmento on-line for disponibilizada aos utentes
Jan C. Têm vergonha!
Catarina G. É triste que se esforcem por manter as pessoas ignorantes e por acabar com ferramentas que nos permitem abrir os horizontes
Ana P. a b-on é um produto que promove a investigação em Portugal
Jaime S. O acesso à B-on torna-se imprescíndivel para a realização do meu doutoramento, bem como para o apoio nas actividades lectivas das disciplinas que lecciono.
João M. Trabalhador/estudante
Maria L. O cancelamento do acesso à b-on, que para muitas instituições seria inevitável, significaria um retrocesso para a ciência que se quer fazer em Portugal de, pelo menos, 30 anos!
Teresa P. Sem investigação não se avança!
Gonçalo C. acho mt importante que este forma de conhecimento online seja mantida, pois e um importante motor de conhecimento académico e como tal deve ser mantida de forma gratuita
Joaquim C. Esta petição é tão séria que até pode ser assinada por personagens fictícios... tão fictícios quanto a informação que veicula!
Alberto D. Concordo em pleno que a perda desta ferramenta seria 1 sério revés na ciência que fazemos; não sei quanto custa, mas que cortem em fotocópias p.ex, ... além disso não sei de traria poupança, pois passaríamos a gastar mais cópias e não PDFs que ficam no PC, a gastar deslocações às várias bibliotecas, enfim voltaríamos às trevas!
Vitali T. Acho o B-on muito pouco eficáz porque é complexo, lento e principalmente porque o conjunto das assinaturas é muito limitado. De cada 10 tentativas de chegar ao que pretendo 9 falham. No entanto, concordo com o espirito da petição embora acho demasiado suaves os termos. As prioridades desta sociedade, que cada vez mais parecem ser as da idade de pedra, é que estão em casua. Declínio é uma palavra mais que certa.
Joana L. Sendo eu uma futura investigadora, acho uma estupidez ter de se pagar por conhecimento deste género
David P. Não há investigação científica sem acesso às publicações científicas.
ANTÓNIO M. Tudo tem limites e cortar despesas desta natureza não demonstra bom senso nem estar de acordo com o desenvolvimento do país. Portugal precisa de caminhos para o desenvolvimento e não para o retrocesso. O Estado deve suportar este tipo de custos que são investimento no Povo que tão abestializado é pelos que detentores do poder. São decisões desta natureza que definem bem quem governa !
Ana L. É de extrema importânica que este portal, e o acesso às publicações científicas se mantenha para os investigadores portugueses. Só assim conseguimos manter a competitividade numa área onde o acesso rápido e fácil aos dados publicados internacionalmente é de suma importância. Deixar o acesso passar para a responsabilidade de instituições que hoje lutam com grandes dificuldades de financiamento será um graev retrocesso no meio científico e tecnológico.
João B. De Grande importância para o Futuro do Pais!
Maria M. Sou professora universitária e curadora da maior colecção biológica do país, o Herbário de Coimbra, e utlizo regularmente a b-on, bem como todos os alunos que oriento.
Rui T. sem comentários. Faça-se.
João M. O fim da b-on é uma machadada não só na ciência mas na democracia. A partilha do conhecimento é fundamental em sociedades civilizadas.

Assinaram a petição
4 910 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição