Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Exames Nacionais apenas como Prova de Ingresso para entrada no Ensino Superior em 2021/2022, para Excelentíssimos Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro, membros da Direção-Geral da Educação, da Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar,

Nome Comentário
Soraya R. Perante a situação intensa que vivemos e ainda estamos a passar por ela não sou de acordo haver exame nacional pois a preparação para o mesmos exige dos aluno algo que não conseguiram ter pois aulas online não é a mesma coisa que aulas presenciais. Existem mais dúvidas e mais dificuldades e dessa forma prejudica a aprendizagem dos alunos.
Inês C. Não deveria ser obrigatório fazer os dois exames, sendo que só um deles será necessário pra a prova de ingresso para a entrada no ensino superio, é além de que a matéria vem desde o 10° ano, que foi quando a pandemia começou, é tem influência na aprendizagem
Gabriel P. Mf got a point
Íris S. completamente contra
Inês S. É completamente desnecessário fazer exames de disciplinas que não precisamos no futuro. Além do mais deve ser uma decisão dos estudantes os exames que querem realizar. Ainda para mais na situação que nos encontramos deveria haver mais compreensão. Exames não deveriam existir quanto mais obrigatórios. Avaliar todo um ano de trabalho em 2 horas…
Tiago N. Devido à situação pandémica em que vivemos e em que muita gente ainda está a passar e devido às situações críticas relacionadas com a pandemia não deveria existir exames nacionais pois houve e ainda há pessoas com bastantes dificuldades em relação a certas matérias em que não tivemos a oportunidade de as aprofundar e em ficarem nitidamente esclarecidas.
Martim P. Na minha opinião exames é algo que em circunstâncias normais não deveria existir pois existe pessoas que se dão melhor na prática do que na teorica, e além disso com a pandemia muitos aluno perderam matéria.
Tiago P. acho que os exames deviam ser feitos como no ano passado devido a muitos l aluno ainda serem prejudicados pelo covid, apesar de tudo vamos ser às gerações futuras e deviam pensar bem nisto, no país futuramente não só presentemente, obrigado
Inês F. Não acho justo os alunos que saíram afetados durante mais tempo pelo covid serem os que tenham exames obrigatórios
Catarina A. Como fomos prejudicados no 10 ano e 11 ano (fomos o ano mais prejudicado) graças à pandemia (passamos por duas quarentenas com aulas on-line) os exames deviam - se manter apenas necessários como prova de ingresso.
Bebiana L. *
Ana S. Os exames deverão ser exclusivamente só os que darão acesso ao ensino superior assim como tem sido nos últimos anos atípicos caso contrário será injusto para quem tem que fazer um exame mesmo que não vá precisar desse exame.
André S. Os exames obrigatórios só prejudicaram os alunos que passaram pela pandemia.
Lidia R. Não se justifica fazer um exame a uma disciplina que não nos beneficia na entrada na faculdade, e ainda prejudica a nossa média. Além disso, os alunos que irão realizar exames este ano letivo também foram igualmente afetados pela pandemia como os alunos do ano passado, nao sendo justa esta desigualdade e esta constante mudança de métodos de exame. O aluno deveria poder escolher o exame que quer fazer, de modo a obter mais sucesso na área que desejar futuramente.
Luís B. Devido à pandemia a maior parte dos alunos, não teve toda a aprendizagem feita da forma correta
Gonçalo O. Para além de não ser racional por si só a obrigatoriedade dos exames, especialmente afetando 30% da nota interna dos alunos, estes alunos que realizarão exames no ano letivo 21/22 foram, tal como os outros dos dois anos anteriores, afetados pela crise pandémica ocorrente, não sendo assim justo serem obrigados a diminuir a sua média por meio de exames para os quais claramente não vão preparados sendo que não precisarão dos mesmos para o ingresso no ensino superior.
Miriam N. Quero ter a possibilidade de escolher o que quero fazer
beatriz m. Exames opcionais.
Ana S. Os Exames Nacionais devem servir apenas como Prova de Ingresso para a Entrada no Ensino Superior, uma vez que os alunos do 12° ano que vão realizar exames nacionais este ano letivo, foram provavelmente os mais prejudicados pelo ensino online nos dois últimos anos escolares (10° e 11°). Para além disso, e não dando apenas valor aos do 12° ano, acho que cada aluno deve ter o direito de escolha, e dedicar-se aos exames que lhe realmente são necessários para o estudo universitário.
António S. Apes together strong

Assinaram a petição
4 829 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição