Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Exames Nacionais apenas como Prova de Ingresso para entrada no Ensino Superior em 2021/2022, para Excelentíssimos Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro, membros da Direção-Geral da Educação, da Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar,

Nome Comentário
Mariana C. Não é justo para os alunos que se encontram no 12º ano terem exames obrigatórios, pois apanharam precisamente os dois anos de confinamento , sendo assim prejudicados na entrada para o ensino superior.
Simão P. Por Favor
Margarida . É injusto para alunos sujeitos a dois anos de pandemia com dois períodos de ensino online (que para além de injusto para alguns estudantes nao é tao eficaz ) fazerem todos os exames de modo a prejudicarem se a si e às suas notas, que também foram prejudicadas pela pandemia
Cátia P. Exames nacionais como prova de ingresso
Maria . A avaliação é feita ao longo dos 3 últimos anos, não faz sentido juntar a nota do exame nacional
Jacinto . Dores no rego
Narcis C. Concordo com o proposto , porque nao tem qualquer objetivo fazer os exames sem querer seguir o ensino superior.
Bernardo L. Concordo, e na minha opinião a obrigatoriedade dos exames nacionais não se devia sequer voltar a impor.
Maria m. Estes alunos frequentaram todo o ensino secundário num contexto de pandemia, sujeitos aos constrangimentos do ensino não presencial e às desigualdades por isso geradas.
Carolina L. Exames nacionais apenas como Prova de Ingresso para entrada no Ensino Superior em 2021/2022
Inês S. Totalmente de acordo.
Carina . Os exames nacionais deveriam de funcionar apenas como prova de ingresso para entrada no ensino superior dado que o efeito desta pandemia veio alterar os nossos costumes nomeadamente ,a eficácia da aprendizagem no ensino à distância (para as pessoas que estão em isolamento profilático e não têm a possibilidade de aprenderem como se fosse presencial). No meu caso , como tenho que repetir exames , torna-se mais difícil arranjar estratégias adequadas ao meu estudo.
Marta M. Concordo plenamente com a petição, tendo em conta que seria incoerente se a medida que nos permitiu utilizar os exames de décimo primeiro ano apenas como prova de ingresso não se mantivesse ao longo do nosso percurso no ensino secundário.
Rodrigo . Por favor
Iuliana B. Petição para que os exames não sejam obrigatórios, apenas para prova de ingresso para o ensino, visto que estes 3 anos fomos prejudicados pelo covid-19 não faz sentido estado o vírus presente e nos ter prejudicado, tendo nos aulas online e muitos de nós ficaram em casa de isolamento.
Rodrigo P. Sou a favor de que os exmes nacionais não sejam obrigatórios e sirvam apenas como provas de ingresso para o ensino superior.
Duarte M. É estúpido sermos obrigados a fazer todos os exames.
Rui M. Primeiramente não sinto que os alunos, após tanto tempo em casa se sintam capazes de realizar este tipo de provas. Alunos onde estiveram um mês ou mais em casa sem ser possivel ter aulas por falta de meios da escola, alunos onde estiveram um período em casa a ter aulas por um ecrã e com o minimo de coordenação dos professores(que nem eles sabiam o que haviam de fazer), acabaram por perder matéria com todos estes problemas. Por isto apoio que o exames não deveriam ser realizados uma vez que a matéria não é de um ano mas dos três(onde dois deles foram em condições minimas de aprendizagem)
Filipa C. Os alunos que estão neste momento a frequentar o 12°Ano são os alunos que foram mais prejudicados pela pandemia, e por isso mesmo deviam de ter o mesmo direito que os alunos dos 2 anos anteriores tiveram, pois ao competirmos com eles para vagas nas faculdades (obviamente alguns devem tentar de novo este ano) eles conseguem entrar mais facilmente pois a sua média interna não foi afetada pelos exames, e só tiverem a gastar o seu tempo a estudar para os exames que precisavam em vez de estarem a perder tempo a estudar para exames dos quais nem precisam
Ricardo . Acabar com os exames obrigatórios.

Assinaram a petição
2.691 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição