Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Exames Nacionais apenas como Prova de Ingresso para entrada no Ensino Superior em 2021/2022, para Excelentíssimos Presidente da Assembleia da República, Primeiro Ministro, membros da Direção-Geral da Educação, da Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar,

Nome Comentário
Carlos P. Concordo em pleno
Ivone R. Será coerente e justo que se realizem apenas os exames que tenham que ser realizados para acesso ao ensino superior, como ocorreu neste último ano letivo de 2020/2021, porque os alunos que estão, este ano, no 12º ano, tiveram também dois anos letivos de pandemia no secundário, tal como os alunos do ano passado que frequentavam o 12º ano, a única diferença é que os primeiros passaram pela pandemia no10º e 11º ano, e os últimos no 11º e 12º ano. Faz por isso todo o sentido que as regras para finalização do secundário neste ano letivo de 2021/2022, sejam exatamente as mesmas do ano letivo 2020 / 2021.
Inês T. Exames nacionais apenas como provas de ingresso para entrada no ensino superior
Johnny C. Só quero acabar o secundário por amor de Deus
Ana A. Com a ausência de aulas online perdemos demasiada matéria e como aluna do 12° sinto me muito preocupada com os exames finais sendo que não aprendi todas as matérias devidamente pelas aulas online então agradeceria que a petição fosse Aceite e nem todos os exames fossem obrigatórios.
Kyrylo S. Eu gostaria que o exame apenas contasse como prova de ingresso pois, poderia ter mais chances de entrar na universidade que eu quero.
Rodrigo B. Ñ concordo que os exames sejam obrigatórios devido em ter sido afetado logo no início da pandemia 10ano.
Maria S. Vistos que desde o 10 ano que foi quando chegou a pandemia , nos foi possível só realizar os exames que fossem necessários para o curso/profissão futura,não faz sentindo agora no 12 termos que realizar exames obrigatórios onde nunca iremos precisar dos mesmos, posto isto peço que os exames sejam apenas opcionais pelo menos este ano,devido ao referido.
Érica s. Espero profundamente que os exames não sejam obrigatórios. Com a pandemia que vivemos estamos todos saturados.
Patrícia S. Eu acho que os exames não deviam ser obrigatórios, pois os alunos são crescidos o suficiente para saberem o que querem fazer e seguir no seu futuro.
Tomás D. Ter exames no secundário vai causar mais pressão ao longo dos anos para os alunos
Catarina S. Os alunos que farão este ano os exames foram notoriamente afetados ao longo destes 2/3anos. Ou seja, foram os alunos mais afetados com a pandemia e, não é justo tentaram mudar a realização dos exames como se fosse uma situação normal, sendo que, não tem nada a ver. Tem que haver justiça e humanidade. O futuro dos estudantes está em jogo! Além disso, o modo de aprendizagem deste ano, está muito difícil. No decorrer do ano letivo, muitos destes alunos foram para casa por estarem contaminados com a Covid-19 e, portanto o modo de aprendizagem destes teve bastantes obstáculos. Assim, concluo que, o mais sensato a fazer é, optarem pela realização de exames nacionais que sejam apenas como prova de ingresso para entrada no ensino superior em 2021/2022.
Leonor L. Acho que é ridículo serem obrigatórios os exames de 11 ano quando estamos numa situação em que muitos alunos faltaram semanas consecutivas por isolamentos por infeções de membros da família, sem acompanhamento escolar em casa durante os 7 dias de isolamento, as vezes acontecia ficaram 7 dias por causa de um membro familiar infetado e ficaram mais 7 por outro membro familiar ficar contagiado, faltando 3,4 semanas sem aulas em casa. Exames que apenas servem para alguns alunos entrarem em cursos com aquela disciplina, os que não precisam de realizar nenhum exame para o curso que quer seguir é obrigado no entanto pelo serviço nacional da educação a realizar um exame do qual não necessita e que só serve muitas vezes para reduzir a nota de conclusão da disciplina
Mariana D. Não concordo, com os exames serem obrigatórios, visto que nós também fomos prejudicados com o covid e com as aulas on-line, tal como os anos anteriores.
Tomás M. Eu acredito que não deveria haver exames nacionais obrigatórios pois a muitos alunos que ficaram em casa devido à pandemia que está a ocorrer no mundo, fazendo com que os alunos percam matéria e não se sintam confortáveis para realizar os exames
Rui L. As provas de acesso servem apenas para um segundo filtro, discutível, sem classificação nacional, feitos apenas pelas instituições que ficam v um instrumento autónomo para poderem manipular e escolher os seus candidatos. Logo não é transparente e universal podendo dar origem ao tendencioso e á escolha seletiva .
Martim B. Deixem os exames como opção
Sara N. Acredito que qualquer aluno tenha a mesma opinião pois foi um ano conturbado relativamente a isolamentos, este ano pode não ter acontecido quarentena devido à melhora notável na luta contra o Covid-19 porém nós alunos acabamos por sair muito prejudicados por a maioria não ter 18 e não ter a dose de reforço. Logo qualquer contato de risco ficávamos em casa. Gostaríamos imenso da compreensão pois os exames são algo muito importante que não estamos preparados devido ao imenso tempo que alguns de nós tivemos que ficar em casa. Obrigada pela atenção!
Bruno B. Na minha opinião, os alunos é que devem escolher se querem ou não fazer os exames, não faz sentido nenhum os alunos serem obrigados a fazer uma coisa que não vão precisar.
Rodrigo L. Viva a liberdade de escolha

Assinaram a petição
4.829 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição