Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

NomeComentário
PEDRO B.É mais que justo. É uma profissão de um enorme desgaste.
Hugo B.Concordo plenamente com os factos e as razões da petição.
Maria L.Porque há que dar lugar aos jovens professores e deixar de pensar que é lógico que um fosso abissal de gerações produza bons resultados em educação: professores cansados e jovens cheios de vida, com todo um mundo de novíssimas tecnologias.
Maria R.os professores que atualmente tem mais de 36 anos de serviço e mais de 60 anos começaram a trabalhar muito jovens. Será uma medida de maior equidade ter em conta as duas variaveis: idade ou tempo de serviço. Deste modo está reconhecido o esforço e a dedicação de quem muito cedo começou a prestar serviços ao país e quer deixar o lugar a outros mais jovens, para que possam tambem ter acesso a uma carreira docente numa idade mais produtiva.
Ana M.Penso que está mais do que na altura de pensar no desgaste mental e físico dos professores e na sua profissão de risco. Aos 60 anos e 36 a correr o país, de início, carregados de turmas, de cargos, de burocracia e dedicação (Por ex. cargo de Diretor de turma) e outras atividades não letivas, penso que é mais do que justo dar a estes docentes algum descanso, sem uma penalização demasiado indigna, antes das doenças da velhice e da morte.
José D.Pela renovação favor da Educação e do futuro do país...
Ana S.É absolutamente justo, quer para os docentes quer para benefício dos alunos da escola pública. Os professores estão exaustos e a partir de certa idade já não reunem as condições físicas e mentais para exercerem com dignidade a docência.
Teresa M.As petições são das melhores formas de nos fazermos ouvir.
Cassiano S.Já é tempo de se proceder a uma alteração séria de fundo, em relação às políticas educativas e em particular a esta situação, para permitir o descanso merecido a docentes que já atingiram os 60 anos e trinta de serviço letivo,e igualmente o acesso e estabilização na carreira a jovens professores.
Luis D.concordo
Eugénia M.Concordo com a petição. Os docentes estão cansados!
Carla A.Concordo plenamente.
Mário M.Acho muito bem.
Manuel C.É uma iniciativa pela justiça de quem trabalha.
José B.Também porque é necessário libertar as pessoas do trabalho para diminuir o desemprego.
Maria C.Já não era sem tempo. Espero o mais depressa possível. Tenho 61 anos e 38 anos de serviço.
Jorge A.Só quem passou por essa profissão, tendo-a levado a sério, isto é, nas suas diversas dimensões desde pedagógicas a científicas, passando pelas sociais e afectivas, é que sente o desgaste a que se sujeitou ...
José N.Penso que os professores, na generalidade dos casos, exercem uma profissão de grande desgaste intelectual. Esse desgaste reflete-se, naturalmente, numa menor qualidade do desempenho da sua atividade. Não é justo que um professor depois duma carreira de entrega e de missão tenha no seu período de reforma uma reduzida qualidade de vida, nomeadamente no que diz respeito à sua saúde.
Bárbara S.Apoio totalmente.
DORA I.Concordo inteiramente.

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição