Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim da precariedade no Ensino Superior e Ciência, para Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Deputados da Assembleia da República

NomeComentário
Joaquim M.Eu que fui presidente da AEGIST (Associação de Estudantes Graduados do IST) entre 2001 e 2004 e um dos sócios fundadores da ABIC nunca pensei chegar a 2016 e ter que assinar uma petição destas.... 2.678
João P.Ser Cientista é como ser água do Rio Jordão de então...
Teresa M.Não faz sentido um docente do ensino superior há mais de dez anos, doutorado, sem qq vínculo estável, a ser impedido de optar pela exclusividade (mas sendo, na prática, obrigado a trabalhar como se a ela estivesse submetido) e a ganhar como se estivesse a começar agora a sua carreira (1º triénio a valer 10 e mais anos...), sendo-lhe exigidas todas as obrigações relacionadas com tarefas ligadas à organização e funcionamento (científico, pedagógico, direcção de cursos...), à docência (regularmente com horas a mais não pagas...), investigação e actualização (ambas sem qq apoio financeiro)... Depois de tudo isto leva todos os meses para casa uns desrespeitosos 650 a 700 euros. Há pessoas a trabalhar a dias que ganham mais à hora e não pagam impostos! Uma vergonha!!!
Graham P.Ex-prof universitária (aposentado). Como estrangeiro, o número é do Cartão de Residência.
José F.A sociedade tem vindo a regredir com os efeitos da globalização (da escravidão, etc.).
Joaquim D.É uma vergonha nacional.
Pedro G.Assinao
Maria M.Sou docente de nomeação definitiva. Não estou em situação de precariedade. Mas confronto-me todos os dias com inúmeros "bolseiros de investigação" (os pós doc) que estão há anos e anos a fazer investigação e a dar aulas, sempre dependentes de terem ou não projectos aprovados e sem terem quaisquer benefícios sociais pelo valioso trabalho que realizam. As instituições universitárias precisam deles!
Ines M.a precariedade deve ser sempre temporária e constituir uma excepção à regra
Ana R.Por uma carreira mais digna!
Cristina L.Concordo totalmente.
Cristina A.Para a qualidade e exigência do ensino superior
Mariana M.Prof Adjunta Politécnico do Porto
Alberto P.Não se pode com a precariedade exigir produtividade e desenvolvimento.
António C.Defesa da ciência
Alfredo A.Com precariedade não há excelência no trabalho. Lutemos pela excelência, por isso, defendamos a estabilidade de quem trabalha.
manuel a.Por uma questão de justiça e por um ensino superior de maior qualidade.
Dina T.Sou contratada como equiparada a Assistente do 1º triénio desde 2006.
Raquel A.sou doutorada e professora do ensino superior (público e privado) à 9 anos e vivo numa situação precária desde então.
Sérgio R.A precaridade desestrutura as actividades humanas. E o Ensino Superior e a Investigação são actividades com efeitos de longo prazo na evolução da sociedade, Essa não deve ser uma razão para a sua menorização.

Assinaram a petição
6 067 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição