Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Pela criação de um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do País e acessível a todos os alunos.
, para Ex.mo Sr Provedor de Justiça
Nome
Comentário
Vitor M.
Em todos os países da Europa, existem bancos de troca de livros escolares nas próprias escolas. Porque não em Portugal?
Ana P.
Estou de acordo com a criação do banco de partilha de livros escolares, eu própria tenho em casa livros escolares do meu filho desde o 9º ano
Claudia P.
Assino para ajudar a acabar com os lobbies das editoras e com esta vergonha nacional!
Marta C.
É simplesmente vergonhoso que as editoras alterem a matéria de página e que os alunos sejam obrigados a adquirir novos manuais.
Carlos B.
Concordo, apoio e já há muito que deveria ser feito em todas as escolas!
Jorge R.
Junta a tua à nossa voz.
Luis L.
Concordo, em absoluto, com a petição apresentada
Helga C.
Subscrevo!
catia m.
A minha filha reprovou duas vezes no 7ºano e todos os anos tive de comprar livros novos, com mais filhos a estudar, ONDE É QUE ESTÁ O INCENTIVO AO ESTUDO NESTE PAIS???????????
Cristina V.
Completamente a favor.
Olívia P.
É uma vergonha o dinheiro que se gasta na compra dos livros.
Pedro V.
Há muito que já devia estar em funcionamento.
Pedro A.
Contra a exploração do direito à educação!
Sonia A.
Eu tenho 4 filhos e os manuais nunca dão de uns para os ouros por causa de um código qu muda praticamente todos os anos os meus filhos dizem que a matéria escrita e a mesma só que está em páginas diferentes podem-me esplicar isto ? E só para os portugueses gastarem muitas vezes o que não teem sendo o ensino obrigatório
Jorge O.
Mais do que reutilizar, tem que se fazer CUMPRIR A LEI. O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e compreende três ciclos sequenciais, sendo o primeiro de quatro anos, o segundo de dois e o terceiro de três.
Luis R.
Os livros deveriam ser fornecidos pela escola sendo o aluno responsável pelo seu bom estado de forma a serem reutilizados nos anos seguintes.Se o livro for estragado pelo aluno este deveria comprar um novo. Não se percebe esta política que prejudica a maioria dos contribuintes em favor de duas ou três editoras.
Paula B.
Vamos contribuir para acabar com o lobby das editoras e livreiros. Não se admite, num país com uma enorme franja de população carênciada, os valores que todos os anos os pais são obrigados a pagar. Num país mais evoluído teriamos esta situação em atenção assim como o factor ambiental.
carla b.
Exigimos uma educação justa! e criação de nova lei que obrigue a manter os manuais escolares pelo menos por 5 anos! O estado tem de apoiar os pais não os livreiros!
Celso A.
A educação não pode ser um negocio, os livros escolar são um encargo absurdo, há países que "emprestam" como a França os livros aos alunos. Até o governo poupava, porque assim não havia a necessidade "comprar" os livros para fornecerem a alunos que têm escalões em que não pagam ou pagam parcialmente os livros. A escola é obrigatória, assim como acesso aos livros também devia de ser.
Joao C.
Uma vergonha o lobi dos manuais escolares a favor de manuais iguais em todo o pais
anterior
1
...
5
6
7
8
9
10
11
...
29
seguinte
Assinaram a petição
6 711
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas