Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

NomeComentário
Maria B.lamentável
MARIA M.Os casos estão a aumentar exponencialmente e é urgente que haja um Estaturodo/a Cuidadro/a.
Eugenia E.Mais que justo!
Elisabete a.Feito
Florêncio V.Uma dependência com interesse publico e, que na minha análise já devia de existir.
Maria G.Acho que esta petição faz todo o sentido, já basta aos cuidadores informais a doença do familiar, eles precisam de quem os ajude a eles, merecem muito ser ouvidos.
Isabel R.As doenças em causa são altamente incapacitantes. Para tratar este grupo social são necessárias qualificadas e especiais,É justo. Por isso assinei.
Sara P.Subscrevo e condidero que é um direito urgente e uma obrigaçao indispensavel.
sergio M.Correto
Lúcia N.Sou filha única e a partir momento em que o meu pai ficou impossibilitado (doente com cirrose hepática) de tratar da minha mãe (doente psiquiátrica desde os 24 anos), fui obrigada a deixar de trabalhar para tratar dos dois. Posteriormente o meu pai faleceu e tudo se complicou ainda mais.Já lá vão mais de 5 anos que vivo como que numa "prisão", pois a minha mãe depende de mim para tudo desde higiene diária, vestir/despir, alimentação, medicação, etc. perdeu a noção de tudo, do tempo; só não está acamada, graças a Deus. É muito complicado 24 sob 24 horas, dia após dia; todos os dias do ano, sem um dia de "folga".E depois ainda tem a parte monetária, deixei de trabalhar , deixei de ter ordenado, muito complicado. Por isto tudo assino, pois sei bem o que é cuidador 24 horas por dia 365 dias por ano sem um dia, uma hora que seja para mim, sem pensar nela; isto para não falar nas dificuldades monetárias de não ter ordenado e ela com uma reforma de invalidez de trezentos e poucos euros, que não dão para nada. E depois quando ela se for o vazio que fica de estes anos todos; em todos os sentidos; como regressar ao mercado de trabalho???? Enfim... Apoio.
Damasceno R.Pela dignidade do ser humano e porquê nem todas as pessoas têm recursos para poderem cuidar quem um dia cuidou das mesmas, e pelo acompanhamento e apoio psicológico.
ana f.Concordo plenamente
Vitor v.Penso ser de inteira justiça. A minha mulher tem Parkinson em estado avançado (93% de incapacidade), e eu passo os dias em casa cuidando dela pelo que perdi a minha vida própria...
Marisa M.Apoio esta iniciativa.
Patrícia V.Urgente deliberar!!!
joaquina m.Sou cuidadora. Meu marido esta com alzaymer.
Valentina P.Conheço uma pessoa que está a cuidar do marido que tem Alzheimer...ela própria precisa de uma juda constante!!
Ana R.Concordo perfeitamente
Maria O.Estou totalmente de acordo .
Paula N.Também passei por essa experiência. Há dias em que se está no limite, principalmente quando não se dormiu quase nada por causa do doente e suas "teimosias".

Assinaram a petição
11 442 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição