Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pais e cidadãos unidos contra a proposta da CONFAP para anos letivos de 11 meses de aulas e a favor de uma mudança do sistema de ensino primário e secundário que beneficie os nossos filhos, para Ex.mº Senhor Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues; Ex.mº Senhor Primeiro Ministro de Portugal António Luís Santos da Costa; Ex.mº Senhor Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

NomeComentário
Sofia R.Sou mãe e professora e concordo integralmente com o conteúdo desta petição. Todos os dias assisto à angústia e infelicidade dos meus alunos, sem tempo para serem crianças, devido à enorme complexidade dos programas, desajustados ao seu desenvolvimento cognitivo; e à exigência (inatingível para a grande maioria) introduzida pelas metas curriculares. A minha filha sempre foi e é uma boa aluna, é um ser humano muito equilibrado, porque cresceu num tempo anterior onde a escola não ocupava todos os tempos livres das crianças e teve teve para desenvolver todas as facetas da sua personalidade e adquirir hábitos de lazer recreio imprescindíveis à saúde mental de todos nós. Atualmente as crianças, estão doentes: evidenciam problemas do foro emocional e da personalidade (apatia, depressão, instabilidade ou euforia, agitação e agressividade). Não conseguem concentrar-se e não se interessam pelas matérias escolares, dando origem a situações de mau comportamento e violência escolar. É preciso diminuir a carga horária em trabalho curricular, (re)ajustar os programas e dar tempo aos professores para poderem conversar com os alunos, perceber e conhecer os problemas que os afligem.
Paulo V.Os ministros e deputados é que deviam ver aumentada a carga horária.
CRISTINA B.E fazem os exames no mês de férias...
MARIA M.A escola não é um depósito de alunos. Os encarregados de educação, em colaboração com as Câmaras Municipais, têm de arranjar outras alternativas ao problema de não saberem onde colocar os seus educandos no período de férias escolares, porque é disto que se trata.
Manuel M.... Já é abuso e... querem mais!!!?
Isabel V.Amo as crianças! Amo os meus filhos... amo os meus alunos! Lutarei com todas as forças para que "atentados" como este não aconteçam. O que mais preservo é a integridade, o desenvolvimento harmonioso e a FELICIDADE dos meus filhos e de todas as crianças/ alunos, do meu país. Serão estes seres, ainda "SÃOS", que irão construir o que ainda falta para que possamos viver dignamente.
Pedro R.... subscrevo, por ser pai.
Maria C.Nas escolas desenvolvem-se e transmitem-se conhecimentos académicos mas, em família e na família é que se constrói a educação e os laços afetivos que irão proporcionar o crescimento harmonioso das crianças e dos jovens, futuros cidadãos deste País! É preciso que os Pais e Encarregados de Educação deixem de pensar a escola como "o depósito onde os filhos estão guardados"!
Alexandrina F.Espero que a nossa vós seja ouvida e que surta efeito.
Maria L.O que os pais pedem é absolutamente contra os seus filhos/nossas crianças e uma total submissão à sociedade capitalista que visa a completa escravização do ser humano - sem tempo para o ócio; tudo em prol do negócio!
Maria R.Mais familia menos escola! A escola não é e não se deve ser uma substituta da família! Não deve ser um armazem de crianças!
Teresa R.Concordo integralmente com esta petição!
Maria M.Santa ignorância!
Maria B.Concordo totalmente com o teor desta petição. As crianças necessitam das férias de verão habituais e de mais tempo para brincarem durante o ano letivo.
Andre G.Enquanto professor, considero que o maior tempo com a familia, o contacto com a natureza e as relacoes em sociedade, beneficiariam os alunos e seriam favoraveis ao seu desempenho na aprendizagem.
Jorge B.Devolvam a Infância às crianças.
Luísa S.deixem as crianças serem crianças
António M.O que a Confap pretende é que a Escola assuma funções que competem exclusivamente aos Pais. Absolutamente vergonhoso!
Luísa F.Um absurdo inenarrável. A escola é um local de ensino/ aprendizagem, não um depósito de crianças. Se se trata de desresponsabilização parental ou um problema social, compete às Famílias e ao Estado trabalharem no sentido de se encontrarem soluções que beneficiem as crianças/ jovens. Não é "aprisionando-as" em sala de aula com um professor ( que não se formou para ser carcereiro, com certeza), que se formam futuros adultos saudáveis e equilibrados!! O Estado e MEC, andam" a tapar o sol com a peneira" e Nós não vemos, ou não queremos ver.
Maria M.Parece anedota! Custa a acreditar que se possa desejar tal crueldade para os seus próprios filhos!

Assinaram a petição
4 308 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição