Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, para Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Exmo. Sr. Ministro da Educação e Ciência, Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Presidente da República

NomeComentário
Gonçalo C.Não faz sentido sobrecarregarem os estudantes desta maneira. Uma licenciatura já tem a dificuldade bastante elevada no campo da saúde principalmente, e fazendo isto esperam atingir o que? Mais estudantes a mudarem de curso, ou os que por acaso conseguem fazê-lo têm tantas qualificações que mais vale sair do país e ganhar 10 ou 20x o que ganhariam em portugal? E o que torna tudo isto melhor é quererem fazer isto com porque no estrangeiro pedem isso? Já desistiram do vosso próprio país pelos vistos. Pensem um pouco nas vossas ações porque mais tarde ou mais cedo tudo o que "semearam" irão colher. Apelo mais uma vez à vossa consciência e não cometam este erro, tanto estudo, tanta hora, não faz sentido e não irá apresentar resultados!
Sandrine C.Terapeuta da Fala
Maria C.Sou enfermeira e sei que o actual governo quer iniciar novos cursos de auxiliares de enfermagem muito menos qualificados que os actuais enfermeiros. É triste que numa época em que os enfermeiros portugueses são mundialmente reconhecidos pela sua formação e qualidade profissional este governo queira brincar com a saúde humana disponibilizando profissionais que nem de perto chegam ao profissionalismo dos actuais enfermeiros! E tudo por uma questão de dinheiro! Claro que fica muito mais barato pagar a um auxiliar de enfermagem do que a um enfermeiro pelas mesmas horas de trabalho! Mas... E O RESTO? Onde está a importância da qualidade dos cuidados prestados, a capacidade de tomada de decisão em situações críticas e a segurança dos utentes?
Francisco R.Este tipo de impulso governamental de indiferença só tem sucesso se houver uma indiferença de resposta
Pedro G.Todo o processo está mal elaborado e foi feito à revelia das instituições de ensino, alunos e profissionais. Um projecto que é iniciado assim só pode ter um mau final. A democracia ficou em casa. De modo nenhum apoiaria está fusão, tendo somente em conta a sua etiologia.
Ana F.Contra a fusão de cursos que só prejudica os profissionais e a sociedade.
Susana G.Não concordo com a fusão destes cursos
Tiago F.Sou contra a fusão/agregação de Cursos das Áreas de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. Para que haja mais competência na prestação de cuidados de saúde e para que esta medida não sirva para financiar terceiros.
Milene S.Nao faz sentido existir a fusão das terapias, existem especializações por alguma razão
Luís O.Mais uma tentativa de extermínio das profissões das tecnologias da saúde.
MANUEL R.N/ESTOU DE ACORDO C/A JUNÇÃO DOS CURSOS
LISETE O.Assino esta petição porque acho que o ensino nedsta àrea está muito bem e a prova está que os nossos profissionais são procurados pelos outros países o que demonstra a qualidade dos nossos profissionais
Ana C.Tem todo o meu apoio. Obrigada por criarem este movimento, em prol dos nossos cursos.
Marta A.Esta fusão não tem qualquer cabimento.
Mário P.Como utente do serviço de Medecina Nuclear (já fiz 4 PET) portanto quanto mais especializados forem os tecnicos melhores garantias tenho no diagnostico
Raquel C.Como futura TDT estou contra a fusão dos cursos, pois no futuro teremos profissionais de saúde menos especializados e competentes, tal como acontece nos países onde os cursos estão agregados. Por algum motivo nós portugueses somos procurados a nível mundial: a nossa especialização e competência são sobrevalorizadas.
Fábio S.sta proposta peca pelo fraco conteúdo ao nível das unidades curriculares relacionadas com a radioterapia, nomeadamente: *Matemática Aplicada; *Oncologia, Radioterapia Clínica: como é possível um aluno estagiar em radioterapia sem ter conhecimentos básicos nestas áreas? Fará sentido um aluno com este curso chegar ao estágio e não ter uma noção das doses terapêuticas em determinado patologia major ou não perceber porque tem que se irradiar a axila em mama? *Psico-Oncologia e comunicação e relação terapêutica: A psicologia é omissa neste plano! Posso considerar a utilidade relativa em radiologia ou medic nuclear de diagnóstico, mas a nível terapêutico é imprescindível!; *Braquiterapia: apesar de ser uma técnica pouco difundida, a sua omissão irá levar a um desconhecimento destes novos profissionais com esta técnica, à qual os técnicos de radioterapia estão associados e com papel laboral importante; *Dosimetria Clínica: Por um lado, os técnicos de radioterapia na física médica têm um papel importante sendo uma "ponte" entre as áreas médicas e físicas. Por outro lado, a omissão deste tema levará à formação de técnicos meramente executantes, sem espírito critico.
Maria f.Assino devido á falta de conteudo curricular no que diz respeito á radioterapia no programa apresentado
Cristina L.A qualidade de ensino e profissionalismo dos técnicos de diagnóstico e terapêutica resulta de 4anos de formação especializada e competente.Se a fusão ocorrer,que serviços receberão os doentes/utentes deste país....
Miguel O.Os utentes tem direito a serem atendidos por técnicos competentes.

Assinaram a petição
5 473 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição