Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo Alargamento do prazo de submissão das candidaturas ao concurso de projetos de IC&CT da FCT, para Docentes do Ensino Superior e Investigadores do Sistema Científico Nacional

NomeComentário
António O.Por ser defensor da Ciência Aplicada e fundamental para a sustentabilidade da economia do conhecimento.
Cátia S.Para além de todas as considerações da petição existem investigadores que estão a dedicar tempo a ajudar o SNS a fazer testes ao COVID-19
Maria C.Concordo
Lino M.O não alargamento do prazo significa a não submissão de imensas candidaturas ou submissão com qualidade inferior. Seria importante prolongar 1 mês após o fim do estado de emergência.
Cristiano G.Obrigado
Elsa L.Devido à situação atual, com o surgimento de candidaturas simultâneas dedicadas à COVID, assim como acompanhamento de crianças, readaptações de aulas e orientações e limitação no acesso a algumas plataformas importantes na preparação da candidatura, assim como reunião dos membros da equipa, torna-se difícil ser competitivo no presente concurso. Peço, por isso, extensão do prazo do mesmo, de modo a garantir igualdade nas condições de acesso por parte de todos os investigadores. Reforço que a questão relacionada com o apoio a filhos pequenos coloca investigadoras que são mães em clara desvantagem.
HenriqueJusto
Fernando B.Perante uma crise destas, há custos sociais, económicos e profissionais óbvios, e em particular face a estes últimos não se pode pedir que a eficiência dos investigadores se mantenha. É pois uma questão de justiça básica, perante a actual crise, o alargamento do prazo em questão.
José G.É indubitável que o estado de emergência é uma situação excecional que dificulta o acesso a materiais imprescindíveis e a ação com vista à elaboração de um projeto de investigação. Seria mais razoável e conforme ao exigido pelo estado de emergência esperar pelo fim deste estado e acrescentar pelo menos 15 dias para a entrega dos projetos.
Bruna S.Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho
Ana T.Por motivo dos constrangimentos impostos pelo período de emergência COVID-19, como professora do ensino superior e investigadora, o esforço tem sido multiplicado na adaptação num curto espaço de tempo, ao ensino à distância, leccionando, comunicando, assistindo, avaliando e orientando alunos de licenciatura e mestrado (com teses a concluir no presente ano letivo). Acresce a assistência à família e apoio aos filhos a assistirem a aulas em casa. A pressão é muito grande colocada pelo dever e responsabilidade em manter a atividade letiva bem como pela imposição do confinamento domiciliário desde 14 de março 2020. Adicionalmente, pela lei todos os prazos se encontram suspensos. Pelo exposto, reforço a minha petição pelo alargamento do prazo de submissão das candidaturas ao concurso de projectos IC&CT da FCT. Grata pela compreensão e por uma decisão favorável, Att Ana Torres
EduardaO alargamento dos prazos beneficiaria sobretudo a obtenção de documentos que são necessários às candidaturas. a situação do COVID 19 está a dificultar muito a nível internacional os contactos. Seria útil haver uma extensão do prazo.
Maria P.Inadmissível!
Maria A.É deveras inacreditável e inaceitável que a FCT não prorrogue os prazos para as candidaturas em curso. Lamentável falta de solidariedade neste contexto de pandemia.
Maria S.não se consegue terminar uma proposta de projecto sem poder aceder aos locais de trabalho onde estão muitos elementos necessários para esse objectivo
Isabel F.Concordo com todos os argumentos referidos
Mário S.embora tencione completar no prazo da FCT, sou sensível a que o Estado decretou o estado de emergência, devia agora adiar o prazo para depois levantar o estado de emergência.
João N.Professor Auxiliar da NOVA/FCSH. Fazer de conta que a pandemia não provocou, em muitos casos, situações de gestão familiar particularmente adversas à formulação de candidaturas interessantes, relevantes e fundamentadas é, ao mesmo tempo, uma prova de insensibilidade, cegueira e injustiça de que nenhuma entidade pública deveria dar mostras nesta altura. A dilação do prazo em questão é, mais do que justificável, imperativa em nome do bem público que a boa ciência constitui.
Rui C.Com tudo a ser adiado devido à pandemia não se entende o porque deste prazo não ser alargado, tanto mais que todo o processo de avaliação dos mesmos será certamente também ele adiado.
Bruno M.Concordo

Assinaram a petição
2 367 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição