Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo Alargamento do prazo de submissão das candidaturas ao concurso de projetos de IC&CT da FCT, para Docentes do Ensino Superior e Investigadores do Sistema Científico Nacional

Nome Comentário
Pedro S. Pelo Alargamento do prazo de submissão das candidaturas ao concurso de projetos e IC&CT da FCT
Denis S. The will to return to normality is all well and good, but it will be far from normal for those who might not manage to submit in time, through no fault of their own, thanks to the refusal to prolong. Return to normality should precisely mean trying to take into account the difficulties experienced by some (let alone those who might have been directly affected by the virus), rather than pretend it did not happen and that we can go back to normal in doing so. That said, I think a prolongation of 2 weeks should be enough and would be fair, since the state of emergency started 2 weeks before the old deadline. And I really don't see why those two weeks would significantly delay the evaluation by the FCT. Also, the FCT wants to be able to open a new concourse before the end of the year, but this is not for reasons that matter to scientists, for whom it will not make a difference whether it's opened on the 31 of December or the 15th of January. For some political or budgetary reason, the FCT just want to be able to say it was opened in 2020, like the time when they opened it just at the end of December, even though the deadline was way into in the year after.
Maria M. Para além do aumento do trabalho pelo facto de as aulas serem lecionadas online, com maior exigência de preparação de materiais, acrescem razões específicas na preparação da candidatura, desde logo a impossibilidade de a equipa reunir para preparar a candidatura torna o processo mais lento e, ainda, a consulta com colegas estrangeiros para serem consultores tem sido um processo complicado pois estão estão ocupados com as suas aulas e a cuidar dos filhos em casa e, ainda, inclusive um dos colegas que aceitou ser consultor, entretanto faleceu.
Silja F. Estou sozinho em casa com um filho que anda no primero ciclo. E impossivel trabalhar assim
Maria R. Sou favorável ao adiamento do prazo
Hugo R. Trabalhar out of officce atrasou todo o processo
Albino C. O meu muito obrigado!
RUI F. Prorrogação até 31 de maio
Zach H. The rationale for the 1st delay hasn't changed and is still correct so it should be extended.
Maria M. Participo nesta iniciativa, por ser uma reivindicação justa e mais do que legítima, no contexto atípico e muito exigente em que trabalhamos.
Elisiário M. Porque não é possível programar um triénio de investigação ignorando a pandemia, o confinamento e a crise económica que se seguirá.
Ana D. Não alargar o prazo é violar a lei.
Miguel A. A dificiuldade de assegurar todos os requisitos neste momento de emergência nacional.
Francisco M. A situação de pais com crianças pequenas, por exemplo no no 1º ciclo, sem autonomia, a terem escola virtual o dia todo (nos colégios e algumas públicas) implicando atenção dos pais o dia todo, situação que já vai na há 7ª semana (desde dia 11/Março 2020), ao mesmo tempo a darem aulas online universitárias, é uma situação de enormíssima desigualdade de oportunidades para quem não se encontra nessa situação por o primeiros estarem privados de praticamente qualquer concentração intelectual dia após dia.
Paulo R. Seria justo que a FCT tivesse em consideração as nossas dificuldades e o esforço que estamos a realizar.
manuele m. Para uma resposta adequada, clara e bem divulgada da FCT a uma questão que lhe foi colocada de forma argumentada pelo SNESUP e pela ABIC e FENPROF. A FCT continua a manter uma posição inaceitável, para além de responder negativamente com argumentos fraquíssimose delirantes e não aceitar o confronto real com as partes. Queremos respostas adequadas e clareza! Dr. Manuele Masini IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - FCSH/NOVA Av. de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa | Portugal Tel: + 351 217908300 | Ext.: 1241 http://ww.fcsh.unl.pt
Marco C. Penso que num período em estamos limitados no acesso ao local de trabalho, assim como ter que passar maior parte do dia ajudar os filhos com as aulas online e posteriormente com os trabalhos de casa, que retira um pouco a viabilidade de se ser produtivo, de dar feedback aos colaboradores no projeto e de receber feedback dos mesmos em tempo útil.
Hiren C. Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos
Maria M. Concordo
Mário V. Venho por este meio comunicar a situação em que muitos docentes-investigadores se encontram nas universidades. Há mais de 4 semanas que a minha vida é totamente preenchida em reformular programas curriculares universitários (1,2,3 ciclo) que por estarem enraizados tanto em termos de estratégia educativa como em termos logísticos no regime presencial. Em diversas UCs grande parte dos programas baseados em trabalho laboratórial tiveram de ser substituídos, implicando nova bibliografia, guiões, aulas etc. O processo de ajustamento e adequação dos cursos foi particularmente moroso, com muitas reuniões por videoconferência envolvendo alunos e professores, planos de contigência, adequação de platformas e novas formas de comunicação.Finalmente, nesta úlitma semana, comecei a ter tempo para, finalmente, me poder dedicar à proposta que estou a coordenar, e o prazo termina daqui a 8 dias.... enfim, Agradeço a paciência em ouvir este desabafo.

Assinaram a petição
2 367 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição