Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela criação de um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do País e acessível a todos os alunos., para Ex.mo Sr Provedor de Justiça

NomeComentário
Rogerio S.vamos acabar com os interesses instalados e exigir mudanças radicais neste país de gulosos....
Sandra D.Com 3 filhas em idade escolar e não conseguir reaproveitar livros é duro e não se entende !
Manuel O.É o segundo ano consecutivo que tenho que comprar novos livros por alterações insignificantes mas propositadas.
JOÃO S.falam de crise, mas só se revêem nos interesses económicos ..... os governantes
José V.Em minha opinião o banco de livros devia fornecer os luvros aos alunos e no final do ano teriam que ser devolvidos em bom estado para serem usados no ano seguinte por outros alunos. Os livros devolvidos em mau estado deveriam ser pagos pelos pais.
Ana M.Acho ridículo o que de faz em Portugal com os negócio dos livros escolares!
Miguel L.Quando frequentei a primária os meu livros eram iguais aos que o meu pai tinha usado, eles serviram para o meu irmão dois anos depois, hoje gastam-se fortunas que não se tem para comprar os livros que ninguém quer
Ana P.Apoio a 1000...0%!!!
Manuel E.Ao defender esta causa justa,estou também a lutar contra os interesses das editoras.
Joaquim R.Correcto
Antonio L.Prazo mínimo de 5 anos para os livros escolares
José B.Para além de ser um acto de racionalização de utilização de recursos é também uma forma de consciencializaçãoda ccriança para o respeito pelo património colectivo.
Ana M.Este país realmente vive de contradições, por um lado focam-se forças na defesa da natureza, por outro lado a natureza é continuamente destruída, neste caso as árvores para a obtenção de folhas de papel, para o fabrico dos livros. Está na altura de repensar políticas e esta é uma excelente alternativa. Além do mais vivemos num país empobrecido, onde todos os anos os pais fazem um esforço abismal para adquirirem os livros escolares. Vamos pensar nas pessoas. Por um país melhor e mais justo
José S.Uma petição a favor dos mais desfavorecidos. Espero que o meu contributo contribua para a rápida regulamentação de esta petição.
maria c.já não tenho filhos em idade escolar e lamento só ter sabido agora desta plataforma que apoio incondicionalmente. sempre me revoltou que neste país a única maneira de fomentar a venda de livros fosse forçar os educadores a comprarem livros escolares novos.
Diana A.Assino porque acho um absurdo mandar todos os anos livros fora só porque as ilustrações mudam, a matéria não, sendo carenciadas as familias ou não, gasta se mto papel (arvores), tinta e muito muito dinheiro entre outros, sendo que assim não se ajuda em nada o meio ambiente e as famílias... deixem de der otários e reutilizem os livros, basta pedirem para não escrever neles e no fim do ano serem todos entregues na escola para ser utilizado pelos próximos no ano a seguir.
Nuno S.É preciso, urgentemente, uni formalizar os livros escolares, viabilizando a reutilização dos mesmo pelo maior tempo possível. Tratasse não só de uma questão ambiental, mas sobretudo de uma questão ética .
Ângela R.Esta estratégia de venda das editoras é imoral, é criminosa, e o Ministério da Educação e os senhores legisladores ao compactuar com isto incorrem no mesmo crime de "roubo". Ângela Ribeiro
Rui M.Pelo direito constitucionalmente instituído de uma educação universal e gratuita durante os anos da escolaridade obrigatória. Contra a inercia e o consentimento com a situação actual por parte dos responsáveis políticos.
Eunice C.Tenho dois filhos com diferença de idades de dois anos (um com 14 e outro com doze) tem frequentado a mesma escola e há cerca de dois anos para cá que nenhum livro transita do mais velho para a mais nova. A referência é a mesma, contudo os livros estão a ser alterados anualmente pelas editoras. Presentemente, a despesas com a escola dobraram, sem haver necessidade, dado os conteúdos serem iguais em ambos os manuais (salvo raras excepções). É um encargo difícil de suportar, tendo em conta os momentos que estamos a passar e que financeiramente é um esforço quase sobre humano! Grata pela atenção!

Assinaram a petição
6 711 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição