Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CHEGA de Moradas Falsas !, para Assembleia da República

NomeComentário
Zita F.Também eu há já 15 anos tive este problema.... os filhos dos professores entravam em qualquer escola... até de dava a morada do outro colega professor para que os filhos entrassem na escola preferida
Carla D.Resido, trabalho e tenho outro filho a frequentar o 8ª no agrupamento de escolas de Carcavelos nomeadamente na escola secundaria de Carcavelos e simplesmente e sem qualquer explicação o meu filho nao foi colocado em nenhuma escola com 6 anos feitos em Maio deste ano.
Carla D.Apesar de trabalhar no edificio ao lado da Escola a minha filha foi preterida em favor dos que apresentaram moradas de encarregados de educação falsos, alguns deles até a morar no estrangeiro!!!
Mónica B.Tenho 3 filhos 10, 5 e 4 anos a de 5 condicional irá ficar mais um ano no Pré escolar o de 4 entra este ano também para o pré escolar a minha revolta é terem sido colocados em escolas diferentes agora alegando a que por lei ele entra noutra escola por área de residência sendo a morada á 10 anos a mesma. Agora pergunto a lei só se aplica em alguns casos... tenho uma sobrinha que vive em frente a escola EB1 TAPADA DAS MERCES e está deslocada em Rio de Mouro.
José f.Concordo
Carlos G.O meu filho perdeu a possibilidade de entrar na referida escola pela inscrição de meninos cujas moradas não são as moradas fiscais.
Clara C.Não é da nossa área de residência, contudo sei que entraram meninos com morada falsa,caso contrário o meu filho teria entrada na primeira opção com o critério da idade.
António N.O meu filho de 4,5 anos não ficou colocado nesta escola, que fica a 200 metros de nossa casa, tendo ficado colocado na EB D. Luís da Cunha pertencente ao mesmo agrupamento. Curiosamente, esta última escola é a mais distante da nossa casa... No meu entender, tem de haver uma razão muito forte para que os pais não sejam os encarregados de educação de uma criança e sempre que tal acontecer, a morada do "novo" encarregado de educação não pode ser o critério preferencial de entrada nas escolas.
Mário C.Não tenho filhos/netos em idade escolar. Assino por que me repugna todo o tipo de manobras ilícitas para usufruir de vantagens, com prejuízo para outros que a elas tinham direito. O exemplo que estes pais dão aos filhos não é nada saudável!
Suzana G.Tenho 2 filhos que nunca puderam frequentar a escola pública que fica no extremo oposto da nossa rua pois a utilização de moradas falsas é uma actividade usada de forma corrente e permitida pelos directores da escola, explicada pelos próprios funcionários. E desta forma a escola não é utilizada por quem reside na área. Ao ponto de um encarregado de educação me dizer que foi um anjo que colocou a criança na escola acima citada.
Manuel F.Espero que seja um bom instrumento para resolução deste flagelo. Na realidade é simples de resolver: em vez da morada do encarregado de educação o que deve ser considerado é a morada do aluno.
Sandra T.Vivemos na mesma rua da Escola. Como é possível a nossa filha não ter entrado? Precisamos apenas que a lei mude e no lugar do critério da morada do encarregado de educação seja o critério a morada de residência fiscal da criança, para evitar falsos encarregados da educação. Outro problema é a definição de encarregado de educação. Qualquer pessoa pode ser encarregado de educação de uma criança? Não está correto!
Ana S.Eu ainda não tenho filhos mas concordo plenamente com a petição e espero sinceramente que quando tiver filhos este tipo de situação já não se verifique. Obrigada pela iniciativa
Célia C.Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras
Catarina s.Todo o agregado familiar reside na área da escola Filipa de Lencastre e o meu filho não teve vaga na escola. Aliás, segundo me informaram na escola, não abriram vagas sequer para o 7 ano !!!
Miguel P.Moro a 150m da escola.
Patricia P.A minha filha teria direito a entrar pelo regime articulado, contudo a escola rejeitou o documento do conservatório que assumia não ter ainda as listas. Não aceitaram que a inscrição da minha filha no Filipa ficasse suspensa, sujeita a entrega de comprovativo de matrícula no ensino articulado do Conservatório.... Parece-me de facto que algo se passa...
Cláudia R.Deve estender esta iniciativa a todo o país e que o estado seja obrigado por lei a inserir todas as crianças que nasçam no mesmo ano. Ha crianças a mais façam mais turmas, as escolas podem albergar pelo menos duas turmas uma de manha e outra a tarde.
Paula G.Acontece o mesmo na Escolas Públicas do PARQUE DAS NAÇÕES.
pedro l.Sendo Pai de 4 filhos, já me sucedeu tentar colocar um dos meus filhos numa escola publica que se situa na minha freguesia (foz do douro no Porto) e a menos de 100 metros da minha e casa e ver-me negada essa possibilidade por falta de vagas. Muito me surpreendi quando soube que filhos de amigos meus ficaram colocados nessa mesma escola (ES Francisco Torrinha) quando moram noutro concelho. Toda a gente que tem filhos no ensino publico sabe perfeitamente que esta situação é recorrente, um escândalo, de falsas moradas e falsas declarações sem qualquer tipo de fiscalização e/ou consequências.

Assinaram a petição
1 645 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição