Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Plataforma Geral da Cultura - Teatro Maria Matos (Lisboa) - 5 de Julho de 2010, para Primeiro-Ministro; Ministra da Cultura; Ministro das Finanças

NomeComentário
Victor G.A Cultura nunca poderá ser totalmente auto-suficiente financeiramente. Apenas o aspecto mais "pop" poderá sobreviver de receitas de bilheteira. E o resto? Elimina-se?
Igor M.Não só os artistas, como os consumidores de arte, tal como eu existem muitas mais, ficam a perder com estes cortes, menos recursos originam a menos qualidade. E, menos cultura, cria ainda um maior fosso entre esta e um povo de Portugal já inculto por si só, aliciando ainda mais um acesso restrito e elitista ao mundo das artes.
Ana A.subscrevo!
Maria D....um dia alguém irá entender que a cultura de um povo é a sua maior valia...que conta a sua história...e...faz a sua memória perdurar no tempo...
Maria J.Estou de acordo com o defendido nesta petição
Michele M.cultura é preciso mas do que economia
Luis G.Concordo em absoluto com o teor da carta
Miguel C.Trata-se de um sector que não chega sequer a 1% do PIB. Que efeito terão cortes de 10% no orçamento de Estado? Muito pouco. Que efeito terão estes cortes na actividade económica das indústrias culturais do país e no tecido social? Muitos e severos. Além disso, parece claramente uma medida populista, baseada no preconceito, ainda arreigado na sociedade portuguesa, que vê os artistas, agentes culturais e criadores como "parasitas" ou "preguiçosos", porque não têm uma "profissão a sério". Um pouco como uns saltimbancos. E no entanto, é noutros sectores, como a construção civil ou o sector financeiro, sempre hiper-alimentados e apoiados pelo Estado, que vemos a maior derrapagem, sobreorçamentação e delapidação de recursos. E aí falamos de valores bem acima de 1% do PIB. Quer cortar-se 10% da despesa do Estado? Muito bem, seja - mas que seja para todos, sem excepção. E sobretudo, que seja para os sectores que menos produzem e mais parasitam as contas públicas.
Sofia M.Sou estudante de piano no Conservatório de Música do Porto
João F.Apoio total esta petição, quer dizer passou-se da promessa de aumentar no OE para 1% e agora com os PECS é menos 10% ou mais.
Rafael F.Não menosprezem o contributo que a cultura tem em Portugal!
Marta M.sou estudante de piano no Conservatório de Música do Porto
Maria C.Participo, por entender que a cultura é o apoio e o motor da sociedade
PATRÍCIA S.nós merecemos respeito!
Olinda S.Onde não falta vontade existe sempre um caminho.
PEDRO N.Esta é mais uma situação assustadora! Situação que nos deixa perplexos e claramente revoltados! O tempo passa e esta forma de desinvestir na área cultural produz nos mais variados agentes um profundo desgosto. Sem esquecer que todos ajudaram a estragar este país ao longo dos últimos anos, pouco fazem para alterar esta situação.
Alexandre M.Esta petição podia incluir a exigência de que o MC e as entidades tuteladas cupram com os prazos e regras por si estabelecidas nos concursos e financiamentos de projectos.
Luís S.A Cultura é a chave que despoleta a insubmissão cívica, e esta é o motor de desenvolvimento e progresso das sociedades. Parabéns por esta Plataforma!
Maria B.Subscrevo na totalidade
Francisco G.SEM COMENTÁRIOS

Assinaram a petição
3 422 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição