Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela criação de um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do País e acessível a todos os alunos., para Ex.mo Sr Provedor de Justiça

NomeComentário
Maria B.É essencial apostar no reaproveitamento dos manuais escolares. Boa iniciativa
Mário A.Uma das medidas do programa de Paulo de Morais!
Beatriz R.Há muitas crianças carenciadas que não têm acesso a livros para estudar e sair da pobreza a que estão condenadas.
Eduarda C.Pergunto... estamos em crise ou não? e porque razão gastar cada vez mais papel que são recursos naturais que são limitados, acabam, como todos sabemos.
Fátima A.Preciso de livros do 5°,7°ano
Maria d.e que não sejam permitidas pequenas alterações de currículos com o consequente pretexto para a mudança de livros
Andrea D.Porque faz todo o sentido, porque tenho uma familia numerosa e que nem de um ano para o outro consigo passar os livros dos meus filhos. Vejam como funciona nas escolas nos EUA, os livros são das escolas e emprestados aos alunos que ficam com a responsabilidade de os conservarem, caso contrário têm que pagar pelo estrago. Há anos que me debato sobre isto.
Luis M.Para que seja obrigatório em todas as escolas do Pais
Pedro S.Excelente iniciativa. Parabéns!
Nuno N.É absolutamente essencial a partilha de livros escolares em cada escola. É uma forma de diminuir as contínuas assimetrias entre litoral e interior, entre cidades e outros lugares. Acresce que se trata de Educação, do maior interesse para o desenvolvimento integrado dos jovens e do mercado de trabalho. Acentua o carácter universal do direito à Educação. Obrigado
Fernando T.uma boa solução....
Fatima C.Concordo plenamente pois é um gasto de dinheiro, qd poderia passar de uns anos para os outros.
Emerson G.É de louvar estas iniciativas. Votos de sucesso neste empreendimento para o bem de todos.
Ana R.Os livros escolares do ensino público deveriam ser facultados gratuitamente pelas bibliotecas das escolas aos seus alunos sob o compromisso de devolução em condições intactas para garantir a sua utilização nos anos escolares vindouros. É esse o conceito e a educação democrática instaurada em países evoluídos pelo bem da educação das suas populações e não em prol de interesses económicos individuais. Os educandos aprendem desde tenra idade o conceito de ter que cuidar de um bem comum que lhes é confiado e as consequências (custos e repreensões) que advêm se não o fizerem.
Sonia O.Já está na altura de todos os alunos terem direito aos livros.
maria m.Sou contra uma escola pública paga e sou contra a escola privada, pelo que sou contra o pagamento de livros em anos de escolaridade obrigatória. Vamos construir uma Rede contra o pagamento de livros até aos 18 anos de idade dos alunos.
paulo t.Ser sempre obrigatório durante 6 anos.
Xana S.Acho vergonhosa a situação escolar do.ensino especial em Portugal
maria f.E para quê, esse excesso de livros novos todos os anos???? No final, aprendem o mesmo.....
Idalete G.O negócio dos Manuais escolares é um negócio milionário. A quem serve? - Aos estudantes? À cultura? A uma Educação que dê oportunidades iguais a todos os portugueses? - Não(!) LOnge disso. É um negócio sujo, escandaloso alimentado pelo Ministério da desEducação(!)

Assinaram a petição
6 711 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição