Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
CHEGA de Moradas Falsas !
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
José L.
Moramos praticamente em frente à escola e não conseguimos vaga para nosso filho de 8 anos.
Ana B.
O Externato de Penafirme serve 2 freguesias marítimas e rurais do concelho de Torres Vedras (União de A-dos-Cunhados e Maceira, e Silveira. Propriedade do Patriarcado de Lisboa, o ensino é gratuito. É financiada por contrato de associação.
Maria S.
A minha filha frequentou o 5º e o 6º ano no Agrupamento de Escolas Rainha D Leonor. Transitou para o 7º ano e agora não tem vaga no mesmo Agrupamento... houve 9 turmas de 6º ano no passado ano letivo e no próximo ano letivo 2017/2018 haverá 9 turmas de 7º ano. Como não há vagas?????
Catarina L.
Nos anos 80-90 andei no Filipa de Lencastre porque era a escola da minha área de residência. Sempre morei na mesma casa. Qual o meu espanto quando os meus filhos chegaram à idade escolar, verifiquei que a minha casa já não pertencia à área dessa escola pois a mesma tinha diminuído significativamente. Esta situação dá que pensar, numa época em que a taxa de natalidade é muito mais baixa, e a zona é cheia de serviços e escritórios, só se explicando esta redução significativa da área de influência com a concentração de FALSOS MORADORES nas ruas junto à escola... A cidade perdeu habitantes e a população envelheceu, basta olhar para os resultados dos censos. A morada a ser considerada nas matrículas tem que passar a ser a do Cartão do Cidadão e só se considerar outra em situações excepcionais, devidamente justificadas e aprovadas.
Marco J.
A minha filha está abrangida pelo decreto lei 3/2008 que prevê 1a prioridade de inscrição por deficiência e ainda assim não entrou. Tenho uns emails interessantes a respeito
João G.
Bem hajam pela atitude tomada. Vamos tentar por este País como deve ser, em ordem.
Ana P.
2º Ano do 1º ciclo por mudança de morada
João N.
Tenho conhecimento de pessoas que, simplesmente, deram como encarregado de educação a morada de um amigo ( preenchendo uma simples declaração em como delegam as funções de encarregados de educação), garantindo assim a colocação nessa escola, e deixando de fora muitos outros alunos. É inadmissível a forma leviana com que os critérios são estabelecidos sabendo-se que essas pessoas que deram o nome nunca irão desempenhar qualquer função de encarregado de Educação. Além do mencionado no vosso ponto 3 da petição, qualquer declaração deveria carecer de ser atestada em notário e, consequentemente, no ponto 4 deveria ser obrigatório que o encarregado de educação incluísse a criança no seu IRS do ano imediato.
Nuno S.
O meu filho completou 6 anos de idade em 15Jun2017 e fui literalmente obrigado a aceitar vaga para uma escola que dista 4/5 kms da residência, tendo uma a 100 metros da mesma. Algumas das vagas foram ocupadas por crianças não residentes na área de influência da escola! Inadmissível..!!!!
Teresa R.
Entraram crianças não residentes quando o meu neto reside no Bairro dos Capuchos e foi colocado a 8 Km, como poderemos incentivar a deslocação a pé dando autonomia à criança . . .
Rui R.
Sendo o meu neto residente nos Capuchos foi aceite noutra escola a 8 Km, quando existem alunos não residentes nos Capuchos nem em Leiria que foram aceites.
Carlos D.
Vivo junto à escola e temo passar pela mesma dificuldade quando for a altura do meu filho se matricular.
Vera R.
Problema recorrente há anos na Escola Básica Vasco da Gama (Lisboa).
José S.
É inadmissivel o que se está a passar com a conivência das autoridades competetentes . Crianças das mais diversas zonas do pais e da capital, que nâo tendo direito usurparam o lugar de alunos que vivem a metros da escola,, e que agora nâo têm para onde ir aprender, ou se o há é a distâncias incomportáveis para os encarregados de educação. responsabilizar a Escola o Ministério da Educaçâo e outros responsáveis que sâo cumplices numa situaçâo de nitida injustiça social... haverá mais a dizer sobre o assunto mas espera-se das autoridades mencionadas uma tomada de posiçâo musculada até para dirrimir mais casos e mais escolas que estãa branquear os mesmos procedimentos noutras escolas do país.....
Sonia g.
Apesar de pertencer a agrupamento Camões (por escassos metros) inscrevi a minha filha de 5 anos no filipa pq e a escola mais próxima com pre escolar. Não entrou claro!reclamamos e ficou lista de espera havendo desistências.. .. Uma vergonha o q se vem passando ao longo dos anos nesta escola! Agora ou mantenho no Colégio privado ou vai para pre escolar distante de casa. Ao dispor para o q precisarem. Obrigada. Cumprimentos.
Carlos G.
Não foi colocada e é apenas na área de domicilio profissional. Contudo o uso das moradas falsas é mais do que conhecido. Há alunos que entraram com E.E. fantasma, que na realidade nem nem residência nem domicilo profissional!
Milu T.
Pedi transferência para a escola acima mencionada pois vivemos a 10 metros da mesma, ou seja, demora apenas 2 minutos a entrar na escola, e não os 4 km a que está de distância da escola onde a minha filha foi colocada.
jose a.
Haja respeito por criterios justos e responsabilidade de todos os intervenientes no processo de colocaçao dos filhos nas escolas publicas!
Maria R.
Isto acontece um pouco por todo o país e ninguém denúncia.
Afonso R.
Apesar de residir a 40m da escola Filipa de Lencastre, nao consegui que os meus filhos de 5 anos e 8 anos entrassem na escola. Os criterios de admissao têm de ser alterados e nao deve servir de criterio a morada do encarregado de educacao e sim a morada do aluno que se candidata à escola, comprovada pelo cartao do cidadao.
anterior
1
2
3
4
5
6
7
8
9
seguinte
Assinaram a petição
1 645
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas