Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Acordo Ortográfico - Exigimos decidir, Exigimos Referendar o Acordo Ortográfico!, para Assembleia da República

NomeComentário
José P.Estou plenamente de acordo.
Gabriel P.Não sou cidadão Português mas gostaria de associar-me ao movimento por considerar que a língua portuguesa é de todos e não tem nacionalidade. Se perder a identidade de referência da norma, a língua acabará por se desvirtuar. Experimentemos ensinar a estrangeiros a língua sem as referências dos acentos ou da evolução a partir do latim.....assim, desvirtuaremos a língua ...quer queiramos quer não!
Manuel D.Nunca aderirei a esta "aberração " a que alguns "pseud-modernistas " da nossa praça resolveram abrasileirar a nossa Língua
Daniel P.É fulcral que se faça o mencionado referendo: a diversidade é uma das leis do universo e só o enriquece.
António C.Quero continuar a escrever um português escorreito, e não ao sabor e por pressão do Brasil. Os Ingleses também não se sujeitaram a "actualizar" a escrita ao sabor dos neologismos e forma de escrever dos Norte Americanos.
Vasco A.É essencial que este acordo não vá para a frente. Não quero alterar a minha maneira de falar porque isso é o que seria se pronunciasse as palavras de acordo com a maneira como aprendi. Por exemplo um c antes de eléctrico, abre a a vogal "e" De acordo com o que eu sei ler-se-ia elêctrico. Assim como muitos outros casos.
Pedro S.A Língua Portuguesa é como se escreve e se lê em Portugal
cláudio C.Viva Portugal!
Nuno S.Além dos outros argumentos, a língua Portuguesa, como definida antes do acordo, é essencial para a nossa facilidade de compreensão de línguas estrnageiras - a origem das palavras aindá está lá o que é comum às línguas mais faladas. Isto é que é essencial para a força de Portugal, não sonhos idílicos que todos os outros falaram Português.
Bruno E.Procurem no google por ILCAO (iniciativa legislativa de cidadãos contra o acordo ortográfico) e façam a coisa como deve ser!
Rúben F.assino.
Diogo V.Nós é que somos portugueses, e somo nós que temos de escrever à maneira deles ?
Alexandre S.Referendo, não. Anulação da lei!
rita d.não vou aderir a este novo acordo ortográfico!!
Paulo S.este acordo vai acabar com a riqueza cultural das diferentes maneiras de falar portugues pelo mundo lusofono
Carlos D.Como saberemos nós no futuro a raíz das nossas palavras?
Acácio S.Espero que a língua portuguesa seja preservada perante outras que dela derivam. Que outras línguas, se assim o entenderem, se sujeitem à portuguesa e não o contrário. Haja respeito por uma língua secular espalhada por todo o Mundo e, pelo menos, seja recordado o que Portugal já foi no Mundo. Que os nossos inteligentes governantes saibam respeitar o que ainda temos de nosso, pois que, inclusivamente até já a nossa soberania está comprometida perante a UE.
Fernando F.Por favor, deixem-me ser eu próprio, aquilo que sempre fui. Ademais, não tenho qualquer intenção de respeitar um tal acordo ortográfico; seria demasiada violência.
Edson B.Faz sentido esta acção, daí terem aqui a minha assinatura pois, penso que num país Democratico como Portugal, não devemos aceitar imposições de Leis, quando temos outros recursos de aprovar ou não essas mesmas Leis, tais como os Referendos. Assim ficamos a saber a opinião de cada cidaão relativamente ao assunto em questão, mas desde que seja também muito bem explicado, porque existe por aí muitas boas pessoas que dizem estar contra ou a favor, sem terem opinião própria ou saber o que de facto está em discursão, porque assim o ouviram de outra pessoa. Acho que toda esta situação deveria ser muito bem explicada a todo o povo português, brasileiro e dos países PALOP´s e evitar mal entendidos.
José M.Estamos perante a mais incongruente reforma da língua portuguesa e da sua ortografia. Alterações tão radicais exigem mais ponderação e análise. Um referendo seria um decisão séria e democrática.

Assinaram a petição
7 237 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição