Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: EM DEFESA DA PESCA LÚDICA NOS AÇORES!, para : Exmo. Sr. Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

NomeComentário
Vitor M.Este é mais um caso de leis que se sobrepoêm , é mais fácil produzi-las do que sutenta-las com conhecimento . A pesca em geral está bem regulamentada , o quem não existe é o hábito de cumprir leis nesta cultura latina , as regras são para os fracos , dos quais não reza a história . Neste caso da pesca , quer profissional quer lúdica , e a quem como no meu caso estou relacionado , quantas são as vezes que de ambos os lados vemos os atropelos á lei ? O problema não está na regulamentação , mas sim no seu cumprimento por todos os que se escontram sob a sua alçada , mesmo com uma eficaz fiscalização os atropelos vão continuar . A meu ver só com mais conhecimento e envolvimento útil da comunidade científica nas comunidades onde estas atividades são desenvolvidas , se poderá mudar mentalidades . Quanto às pessoas que tomam decisões políticas ( muitas vezes politicopartidárias) por regra também são latinos..... .
José S.Não concordo mínima,ente com o pretendido pelo governo, não só porque acho que quem acaba com os stocks marinhos são os próprios pescadores profissinoais, que usqam e abusam da pesca ilegal e ainda fogem ao controlo da lota, mas também porque acho que esta medida a ser tomada, fará com que muitos pescadores turisticos deixem de vir aos Açores, o comercio em geral e o de venda de artigos de e para a pesca em particular, marinas atc,etc, perderão os seus clientes habituais o que quase de certeza levará a que alguns sejam forçados a encerrar. Está nas mão do governo travar uma medida destas. Se o fizer, em nada prejudicará o stock de pesca açoriano, uma vez que o pescado ludicamente apesar da legislação o permitir diáriamente, é feito 99% das vezes aos fins de semana. Espero que haja bom senso da parte dos governantes.
Rodrigo F.Acho injusto quem pratica pesca lúdica sofra as consequências de uma má fiscalização, perante a pesca profissional. Uma pessoa com barco que vá à pesca deixa de poder apanhar peixe suficiente para meter à mesa ao jantar!
antonio g.parece-me uma aberração completa ao ouvir nas noticias certos presidentes da associação de pescadores contra os pescadores lúdicos,será que estes senhores estão com a memória curta que fartaram-se de pescar com trol com redes e aibnda hoje certos pescadores deitam redes tanto na ilha do pico como na ilha do Faial que conheço bem , que por noite capturam mais de 200 kg de vejas outros tantos de bicudas e ainda por cima deitam-nas nas entradas de portos de pesca e será que as autoridades isto não vêêm sou os pescadores lúdicos é que dão cabo da pesca, pelo amor da Santa não queiram fazer todos de parvos.
João B.Como tenho vindo a afirmar desde há décadas é fundamental e mais que na altura de mudar os paradigmas e preconceitos contra a pesca lúdica e pesca submarina. Não somos nós que colocamos os recursos em perigo mas sim a má gestão dos mesmo, o excesso de políticas avulso e inconsequentes para agradar a grupos e sem visão de futuro, a criação de mitos e o amontoar de afirmações sem qualquer tipo de sustentação científica. Note-se que, a pesca submarina p.ex., é já reconhecida na Lei da República como a única forma de pesca "ecológica, selectiva e amiga do ambiente". Retroceder nos Açores e legislar em contraciclo com o que já é reconhecido no resto do País apenas "porque sim" ou para satisfazer os pedidos da recém eleita Presidência da Federação das Pescas é um inaceitável absurdo. Espero que, de uma vez por todas, o bom senso e a inteligência imperem.
Wilson V. Só vejo profissionais lançarem quilómetros de redes perto da costa e não só, aparelhos com milhares e milhares de anzóis. Na minha ancora quase todas as vezes vem aparelhos com centenas de anzóis já podres, bocados de redes de nylon e por vezes gaiolas. Como é que querem que haja peixe? E depois é os amadores que esgotam o pescado, indo poucas vezes em relação aos profissionais para a pesca e não usando os aparelhos que eles abusivamente usam.
Mario s.Sejamos coerentes.
Estanislau A.Concordo inteiramente com esta petição..
Pedro R.Esta nova lei é um absurdo, feita por quem não tem a minima ideia do que é a pesca desportiva nem do que se passa nos mares dos Açores.
Alcides S.A pesca lúdica é essencial para estas ilhas. Mais penalizações para além das que já existem é completamente descabido e irracional.
Marcelo S.Temos que compreender que a pesca lúdica tem muito menos impacto na vida marinha.
Pedro B.Acabem com os palangreiros na região. Só ai melhora em muito o nosso stock de peixe.
Mário C. Exmos. Senhores Concordo e apoio a presente petição, por achar de todo desapropositadas e descabidas as intenções que estão a ser levadas a cabo contra a pesca lúdica nos Açores. Mário Caetano
João S.Concordo inteiramente com os argumentos que justificam a petição. Não é a pesca lúdica que contribui para a redução de stocks de peixe nos Açores.
Miguel C.O favorecimento de empresas de mergulho de escafandro, em detrimento de outros desportos como pesca lúdica, caça submarina, apenas favorece uma elite. É uma tremenda injustiça. Neste momento em Santa Maria, os bons spots de caça submarina, que é a pesca mais seletiva de todas, estão todos proibidos, como a baixa da Pedrinha, Ambrósio etc. Em São Miguel digo não. Os artigos de jornal de iluminados com lérias de proteção das espécies, apenas para camuflar o interesse económico das suas empresas e eliminar os caçadores submarinos que tanto os atrapalham. Miguel Gago da Câmara
Filipe S.Isto nem tem a mínima lógica. São os pescadores profissionais que limpam o peixe dos nossos fundos e deixam lá inúmeras linhas de pesca e outro aparelhos dedicados à sua arte. Não esquecer também todo o outro lixo que deitam para a água.
Jorge C.A proposta de alteração da legislação em vigor, que já é extremamente limitadora, é um suicidio à pesca ludica. Numa região como a nossa quando não deixar de ser permitido praticar pesca ludica, o que é que nos resta?
manuel n.concordo e subscrevo
Afonso B.Quantas toneladas de peixe são pescadas nas gaiolas e atiradas ao mar, sem qq aproveitamento, por falta de dimensão legal? quantas gaiolas ficam no mar abandonadas/perdidas, continuando a pescar/matar peixe? quantos barcos estrangeiros, profissionais pescam nas águas regionais, sem licença, sem fiscalização das artes que utilizam?
Rúben M.Não sou pescador, mas sou solidário na defesa contra o uso da falta de inteligência.

Assinaram a petição
1 101 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição