Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CONTRA O RETROCESSO NA ARQUITETURA, para Ex.mo Senhor Presidente da República Portuguesa; Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Exmo. Senhor Presidente da Comissão Permanente de Trabalho, Segurança Social e Inclusão; Ex.mos Senhores Deputados da Assembleia da República

NomeComentário
Margarida C.Diplomas como este são discriminação contra os Arquitetos, para além de impedirem o livre direito ao exercício da profissão.
Sónia S.Estas novas leis e diretrizes integram um pacote vergonhoso para terminar com o urbanismo e arquitetura. A fatura virá mais tarde e será bem paga, não pelos políticos que agora enchem os bolsos e vivem alheios à realidade urbana, mas sim pelo cidadão comum.
Maria D.Concordo
Isabel M.Pelo reconhecimento dos arquitetos
Carlos A.Uma vergonha
Angelo P.Pela defesa dos atos próprios dos arquitetos! Chega de dois pesos e duas medidas em relação a outras Ordens profissionais!
Eduardo P.O Arquitecto é o único profissional habilitado para elaborar ou analisar projectos de arquitectura.
João A.A proposta de lei 96/XV/1 é mais um atentado à diginidade da classe profissional dos Arquitectos, e como tal à qualidade da ARQUITECTURA no nosso País.
António N.A maior reversão imaginável num dos únicos campos onde Portugal tem projecção internacional...
Paulo A.Totalmente de acordo
Pedro G.Um país pequeno, reconhecido internecionalmente pela qualidade dos seus Arquitectos, mas que repetidamente atenta à dignidade da profissão.
Filipe C."Correr a trás do prejuízo" é a prática corrente no nosso pais há décadas e infelizmente uma das características mais marcadas da nossa cultura. Esta alteração que querem implementar pressupunha uma alteração do sistema de ensino a qual deveria ter sido já implementada há 10 anos a trás para que fosse agora possível reduzir a necessidade da imposição das Ordens profissionais de serem elas a regular quem é que pode ou não exercer a sua profissão. Neste momento e desta forma é só mais uma trapalhada às custas de mais uma vez nós sermos prejudicados e a qualidade do que se produz neste pais reduzir e ficarmos cada vez mais ignorantes e medíocres... O que é certo é que há anos que o ensino em Portugal é cada pior e que estão a sair muitos arquitetos(as) por ano que são técnicos muito pouco qualificados para fazer um trabalho com o nível de responsabilidade e de influência direta nas vidas das pessoas como a nossa. Por isso, para além desta guerra, deveria estar a ser travada também essa de como se poderá aferir a qualidade de ensino.
João C.Arquitectura é feita pelos Arquitectos. O contrário não existe.
José B.Contra o retrocesso civilizacional que está implícito na Proposta de Lei 96/XV/1 (GOV).
Sandra L.Tempos houve, não extintos, em que os Engenheiros de Minas faziam concorrência aos Arquitetos, Desenhadores da construção civil, Engenheiros civis... Mas de todos, para mim, a concorrência mais desleal sempre a encontrei nos meus colegas funcionários dos municípios. Não pagam quotas como nós, não estão abrangidos pela responsabilidade civil e pela deontologia própria de quem pertence a uma Ordem, e apesar de não poderem legalmente assinar projetos na sua autarquia, há sempre um amigo com quem trocar favores na Câmara ao lado. Infelizmente tantas vezes vi isto acontecer, principalmente em projetos com volume. Basta um cliente ir a uma reunião de câmara pedir informações antes de contratar Arquiteto que muitas vezes já fica um Arquiteto liberal sem trabalho, e regra geral o cliente fica mal servido porque os prazos agora são aqueles que o Arquiteto quiser dentro das regras que ele ditar pois ninguém quer "comprar" guerra com um Arquiteto de Câmara. Apoio incondicionalmente que todos os arquitetos estejam inscritos na Ordem e que todos obedeçamos às mesmas regras mas ainda assim não vai ser suficiente para acabar com a corrupção.
Luísa R.Contra o retrocesso da profissão. Inaceitável!
Duarte N.Por uma profissão sustentável
Vitor R.SC
Joaquim G.Era o que faltava! Depois de tanta luta para se reconhecer a Arquitectura pelos Arquitectos! Era o que faltava, um taxista, à pressa, a emitir pareceres de arquitectura, enquanto dá à língua na coscuvilhice sobre a história do momento.
Pedro G.É no mínimo patético, que pessoas não qualificadas e habilitadas possam ser responsáveis por estudos, projectos, planos de arquitectura e demais competências! ...Por outras palavras, pôe-se em causa um curso universitário de 5 anos, passando-se um atestado de inutilidade a instituições, docentes, formandos e formaturas ou doutoramentos!

Assinaram a petição
5 042 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição